Dia: 28 de setembro de 2024

Infectologista explica o que é botulismo, infecção que vem fazendo vítimas na Bahia

Infectologista explica o que é botulismo, infecção que vem fazendo vítimas na Bahia
O infectologista Augusto Anibal – Foto: Reprodução/Instagram

O infectologista Augusto Anibal, que atua no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) e no Samur em Vitória da Conquista, falou sobre botulismo. Seis casos da doença foram registrados na Bahia – duas pessoas tiveram complicações e morreram. Anibal explicou que o botulismo é uma doença neurológica associada a algumas paralisias corporais.

“É uma doença extremamente rara no mundo. Não tem nenhuma perspectiva de grandes disseminações. Não é transmitida de uma pessoa para outra, podendo ser adquirida, muito frequentemente, pelo contato humano com a bactéria clostridium botulinum, que produz uma toxina muito complexa”, relatou.

Essa substância tóxica pode entrar no organismo humano por meio de ferimentos ou pela ingestão de alimentos contaminados, como enlatados, afetando o controle motor e levando a diversas complicações, inclusive insuficiência respiratória. Segundo o infectologista, o Governo do Estado emitiu uma nota informando que está realizando uma investigação epidemiológica a fim de identificar a origem das contaminações e conter a sua disseminação.

A principal suspeita é que os pacientes tenham comido mortadela de frango contaminada. Nesse ponto, Anibal ressaltou que, ao consumir um alimento enlatado, os consumidores devem checar a validade, se tem o selo da vigilância e se a lata está estufada ou com alguma condição diferente do habitual.

Além disso, é importante ter cuidado com o armazenamento desse alimento em casa. O último caso da doença na Bahia havia sido registrado em 2007. O infectologista Augusto Anibal pode ser encontrado na Infecto Clin, no (77) 98116-5801, e no @draugustoanibal para mais informações sobre doenças infecciosas.

Bahia apresenta maiores reduções de mortes violentas em 12 anos

Bahia apresenta maiores reduções de mortes violentas em 12 anos

Os meses de maio, junho, julho e agosto de 2024 tiveram os menores índices de mortes violentas na Bahia de toda a série histórica das estatísticas. Comparando os dados que são consolidados mensalmente, desde o ano de 2012, o estado apresenta reduções expressivas e chegou ao menor patamar de cada um dos meses em mais de uma década.

Em relação ao mesmo período de 2023 (janeiro a agosto), a diminuição de mortes violentas no estado é de 15,6%. Para o secretário de Segurança Pública do Estado, Marcelo Werner, os números são resultado do trabalho ininterrupto das forças de segurança do estado, que atuam de forma sistemática no combate às organizações criminosas.

“O nosso trabalho é pautado na integração das Forças Estaduais e Federais, no fortalecimento das ações de inteligência e no investimento, com a contratação de novos policiais e aquisição de equipamentos”, enfatizou. Somente este ano, já foram encontrados 80 líderes de facções e 55 fuzis apreendidos.

O total de armas retiradas de circulação pelas polícias é de quase quatro mil, com uma média de 16 armas apreendidas por dia. Além das armas, até o final de agosto a SSP contabilizou a apreensão de 6,8 toneladas de drogas, desarticulando ainda 15 laboratórios de produção de entorpecentes.

STF reconhece direito de testemunhas de Jeová recusar transfusão

STF reconhece direito de testemunhas de Jeová recusar transfusão Foto: Freepik

Por unanimidade, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceram o direito das Testemunhas de Jeová recusarem transfusão de sangue em procedimento na rede pública de saúde. Essa regra, no entanto, não valerá para menores de 18 amos.

Os adultos terão direito a tratamento alternativo disponível no Sistema Único de Saúde, na mesma localidade de residência ou outra. Todos os custos devem ser pagos pelo Estado. Os ministros do STF entenderam que a recusa à transfusão de sangue está fundamentada nos princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana e da liberdade religiosa.

Em nota, a Associação Testemunhas de Jeová Brasil disse que a decisão dá segurança jurídica a pacientes e médicos. Para eles, agora o Brasil está em sintonia com outros países que também já reconhecem esse direito, como Estados Unidos, Canadá e Chile.

Caraíbas: Vereador denuncia prefeito por agressão ao filmar raio-x inoperante no hospital

Caraíbas: Vereador denuncia prefeito por agressão ao filmar raio-x inoperante no hospital
O vereador Gilberto Dias (PT), o Gilberto de João D’ângelo PT

;Na cidade de Caraíbas, o vereador Gilberto Dias (PT), o Gilberto de João D’ângelo, denunciou que foi agredido pelo prefeito enquanto exercia o seu papel de fiscal do povo. Dias relatou que ele e o presidente do PT no município faziam uma fiscalização de rotina no hospital quando foram surpreendidos pelo prefeito Jones Coelho Dias (PSD).

Ele encontrou na unidade uma máquina de raio-x que está inoperante há cerca de 7 anos. O equipamento estava debaixo de uma lona na unidade de saúde e o vereador queria autorização da direção do hospital para gravar a situação da máquina.

“Nessa visita, nos deparamos com o prefeito e ele saiu do hospital me agredindo. Estava na recepção quando o prefeito apareceu dizendo que eu não ia filmar. Ele deu um murro no presidente do meu partido (PT), Francisco Carlos, e jogou meu celular no chão, partindo pra cima de mim”, contou.

Segundo Gilberto, irado, o gestor o empurrou para fora da unidade e o motorista de uma ambulância lhe agrediu com um soco. “Acabei caindo e levei cinco pontos no supercílio. Foi muito grave, muito profundo o corte”, apontou.

O parlamentar alega que estava apenas exercendo a sua função, cobrando o por que de a máquina de raio-x não se encontrar em benefício da comunidade. Mesmo agredido e sangrando, Dias conseguiu filmar o equipamento. Depois disso, um boletim de ocorrência foi registrado na delegacia e o caso está sendo investigado.

Encerramento do Círculo Bíblico Mobilizou Comunidade de Olho d’Água

 

Homero fez leitor um, João Pedro leitor dois e Zezinho (sentado) foi o dirigente

Na noite desta sexta-feira, 27 de setembro de 2024, a comunidade católica de Olho d’Água celebrou o encerramento do Círculo Bíblico na Capela Senhor dos Passos. A cerimônia marcou a conclusão de mais uma etapa religiosa, reunindo nos 4 encontros um grande número de fiéis e promovendo intensas reflexões espirituais e sociais.

Durante a celebração, que contou com a participação ativa dos membros da comunidade, foi discutido o papel da responsabilidade social e espiritual das gerações presentes para com as futuras. A reflexão foi inspirada pelo profeta Ezequiel e trouxe à tona um tema de grande relevância: “Que tipo de mundo nós, adultos, pretendemos deixar para os nossos filhos, netos e bisnetos?”

O encontro desta noite foi presidido pelo irmão “Zezinho” e teve como leitores Homero, o jovem João Pedro e pelas estradas da vida feita por Oclides da Silveira. A liturgia foi animada pelas Sras. Dinalva e Dona Fia, que trouxeram momentos de cânticos e orações, elevando o espírito dos presentes. Ao final do evento, foi feita a tradicional reza do Santo Terço, realizada todas as sextas-feiras, a qual foi presidida pelo jovem irmão João Pedro, mantendo a tradição e o fervor da comunidade.

O encerramento do Círculo Bíblico em Olho d’Água reforça o compromisso da Igreja Católica em promover não apenas a fé, mas também o diálogo e a reflexão sobre questões contemporâneas. Foi um momento de união e fortalecimento para todos os presentes, que saíram renovados e motivados a continuar construindo um futuro melhor para as novas gerações.

Fotos: Oclides/JFC