Dia: 21 de setembro de 2024

CONDEÚBA NO DIA MUNDIAL DA LIMPEZA

Por: Antônio Santana, escritor e poeta.

Neste sábado, 21 de setembro de 2024, pela manhã, na Sede do Município de Condeúba – Bahia, foi realizada uma ação importante em prol do “Dia Mundial da Limpeza”, que contou com a participação de adolescentes, jovens e moradores de diferentes bairros da cidade.
Vale lembrar que, da mesma forma que cuidamos, zelamos e limpamos as nossas casas, assim também, devemos ter para com o meio ambiente. Com isso, todos têm a ganhar, inclusive, as nossas escolas, os nossos colégios, as nossas ruas, as nossas cidades e o próprio meio ambiente.
Nessa perspectiva, gostaria de dizer que limpeza é saúde, e saúde é limpeza. Portanto, vamos todos educar, ensinar e orientar as nossas crianças que devemos conservar e preservar os nossos rios, nascentes e manter o ambiente sempre limpo em qualquer situação. Então, seja educado (a), não jogue lixo no chão porque amanhã, teremos sérias conseqüências para a vida do nosso Planeta Terra.

Fotos: Org. grupo

Comunidade de Olho d’Água realiza segunda noite do Ciclo Bíblico 2024 na Capela Senhor dos Passos

Segundo encontro do Círculo Bíblico foi realizado na Capela Senhor dos Passos, Comunidade de Olho d’Água

Na noite desta sexta-feira, 20 de setembro de 2024, a comunidade de Olho d’Água celebrou a segunda noite do Ciclo Bíblico 2024 na Capela Senhor dos Passos. O evento, que trouxe como tema central as profecias do livro de Ezequiel, contou com a participação ativa dos fiéis em momentos de reflexão e partilha.

A celebração foi conduzida por Angelina, que atuou como animadora, enquanto Geisa foi responsável pela leitura do Evangelho. As leituras foram realizadas por Vanessa (Leitora 1) e Neusa (Leitora 2), com momentos marcantes como a apresentação de Maria Clara, que entoou “Pelas Estradas da Vida”. Zezinho também contribuiu com uma reflexão importante, fazendo uma leitura sobre a relação entre a terra e o meio ambiente, um tema de grande relevância nos dias de hoje. Na oportunidade Zezinho fez a contextualização sobre o extrativismo da mangaba em Aracajú X o setor imobiliário.

Durante o encontro, houve uma expressiva interação entre os participantes, que se engajaram nas discussões sobre os textos apresentados. A noite foi considerada de suma importância pela comunidade, levantando questões profundas e indagações sobre as maiores expectativas da atualidade, principalmente em relação ao cuidado com a criação e o papel do homem na preservação ambiental.

O Ciclo Bíblico 2024 segue como uma oportunidade para a comunidade aprofundar seu conhecimento nas Sagradas Escrituras e refletir sobre os desafios contemporâneos, iluminados pela fé cristã.

O encontro se encerrou com a reza do Santo Terço da Comunidade, que foi conduzido pelo irmão Hélio Carlos, o qual é um dos lideres do grupo.

Fotos: Oclides/JFC

Conquista: Rui Costa anuncia que ViaBahia vai deixar concessão da BR-116

O Ministro da Casa Civil, Rui Costa, anunciou que a Via Bahia vai deixar a concessão das BR’s 116 e 324.

A empresa administra as rodovias desde 2014 e é alvo críticas por conta do não cumprimento do contrato que prevê, por exemplo, a duplicação das estradas baianas.

A declaração de Rui foi dada na manhã deste sábado, 21, em uma coletiva de imprensa no Hotel Livramento, em Vitória da Conquista.

“Na quinta-feira, 19, foi o último dia dado para a Via Bahia entrar em acordo com o Governo e não se chegou ao acordo. Não tendo o acordo, nós solicitamos então que a Via Bahia saísse, deixasse o contrato. Está encaminhada essa saída. Ou seja, o Governo vai retirar a Via Bahia da concessão. Isso era homologado ainda, será submetido ao pleno do Tribunal de Contas. Se o pelo do TCU entender justo e acertado o encaminhamento de retirada da Via Bahia nas condições que estão escritas na negociação, a Via Bahia sai em dezembro”, disse o ex-governador da Bahia.

Na conversa, Rui Costa também afirmou que com a saída da Via Bahia, a Governo Federal vai assumir obras importantes na estrada, que começarão a ser executado nos primeiros meses de 2025.

“Vamos preparar uma outra concessão, mas enquanto prepara, nós vamos fazer os investimentos na 116 e na BR-324. Falta o julgamento final do Tribunal de Contas, mas está encaminhada a retirada da Via Bahia. Tanto na 116, quando na 324 porque ela não vem executando plenamente o contrato e não sinalizou nenhuma proposta dentro dos parâmetros legais”, finalizou.

A duplicação da BR-116 é uma das obras mais esperadas pela população de Vitória da Conquista e região sudoeste.

Sheila Lemos realiza carreata na Zona Sul com a presença de ACM Neto. “O que vai valer é a vontade do povo nas urnas”, diz líder do União Brasil

O ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, retornou a Vitória da Conquista para participar da segunda carreata de Sheila Lemos (União Brasil), candidata à reeleição, nesta sexta-feira (20). A carreata começou por volta das 17h e seguiu até o final da noite.

Desta vez, a carreata está sendo realizada na Zona Sul da cidade, começando pelo bairro Urbis VI e seguindo por diversas ruas de diferentes bairros. No início do mês, o líder do União Brasil na Bahia, participou da carreata que aconteceu na Zona Oeste.

A carreata conta ainda com a participação do presidente estadual do União Brasil, o deputado federal Paulo Azi e do deputado estadual Tiago Correia. Além disso, o evento político reuniu vários vereadores com mandatos e candidatos à reeleição, candidatos a vereador dos partidos da base, correligionários, comissionados, secretários e coordenadores municipais, além de militantes e apoiadores. Com bandeiras, adesivos, camisas e gritos de guerra, a carreata está divulgando a campanha da candidata pelos bairros.

Em entrevista ao Blog do Sena, ACM Neto mostrou confiança na campanha de Sheila Lemos. “Eu desejo que Sheila continue mais quatro anos trabalhando pela cidade. E não adianta, os adversários podem tentar o que quiserem, mas o que vai valer é a vontade do povo de Conquista nas urnas, no dia 6 de outubro, que vai reeleger Sheila, 44, se Deus quiser já no primeiro turno”, disse Neto.

Nesta sexta-feira (20), o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) adiou o julgamento sobre a candidatura da prefeita Sheila Lemos. A decisão foi suspensa após a desembargadora Maízia Seal Carvalho pedir vista do processo, adiando o desfecho para a próxima segunda-feira (23).

Durante a sessão de hoje, os desembargadores Moacyr Pitta e Abelardo Paulo da Motta votaram a favor da candidatura de Sheila, acompanhando o relator, que já havia se posicionado contra a tese de inelegibilidade. Com esses dois votos, o placar do julgamento ficou em 4 a 3 pelo indeferimento da candidatura. Sobre esse cenário, ACM Neto não quis comentar, mas afirmou que confia na justiça e na reeleição de Sheila Lemos.

“Não posso fazer comentários sobre um processo que ainda está em julgamento. O que eu estou é muito confiante está coberta de razão, que o direito está do lado e ao fim a justiça vai prevalecer. A justiça do judiciário e a justiça das pessoas também nas urnas, no dia 6 de outubro”, disparou Neto.

Conquista: Desembargadora que havia votado por impugnação pede vista e TRE adia decisão sobre candidatura de Sheila Lemos

A prefeita Sheila Lemos (União Brasil) de Vitória da Conquista.

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) adiou, nesta sexta-feira (20), o julgamento sobre a candidatura da prefeita Sheila Lemos (União Brasil) à reeleição em Vitória da Conquista. A decisão foi suspensa após a desembargadora Maízia Seal Carvalho pedir vista do processo, adiando o desfecho para a próxima segunda-feira (23).

Durante a sessão de hoje, os desembargadores Moacyr Pitta e Abelardo Paulo da Motta votaram a favor da candidatura de Sheila, acompanhando o relator, que já havia se posicionado contra a tese de inelegibilidade. Com esses dois votos, o placar do julgamento ficou em 4 a 3 pelo indeferimento da candidatura.

O recurso que questiona a elegibilidade de Sheila Lemos foi apresentado pelos candidatos Waldenor Pereira (PT) e Marcos Adriano (Avante). A desembargadora Maízia, que votou inicialmente contra a candidatura, pediu mais tempo para analisar o caso.

O pedido de vista deixou o julgamento em suspenso, e a decisão final do TRE-BA poderá ser definida na sessão da próxima segunda. A desembargadora Maízia poderá manter seu voto contrário ou alterar sua posição, o que poderia modificar o resultado do julgamento.

Até o momento, votaram a favor da candidatura os desembargadores Pedro Godinho, Moacyr Pitta e Abelardo Paulo. Votaram contra Maurício Kertzman, Ricardo Maracajá, Danilo Costa e Maízia Seal, que ainda deve confirmar seu posicionamento.

Eleições 2024: Candidatos não poderão ser presos a partir deste sábado (21)

Eleições 2024: Candidatos não poderão ser presos a partir deste sábado (21)
 Foto: Divulgação/TRE-BA

A partir deste sábado (21) e até o dia 8 de outubro, candidatas e candidatos nas Eleições Municipais de 2024 não poderão ser presas(os) ou detidas(os), exceto em casos de flagrante delito. Essa regra está prevista no Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965) e é válida nos 15 dias que antecedem o primeiro turno, que será realizado em 6 de outubro.

Nos municípios com mais de 200 mil eleitores, onde pode haver um segundo turno em 27 de outubro, a restrição à prisão começa a valer a partir de 12 de outubro. De acordo com Jaime Barreiros, analista judiciário do TRE-BA, a regra visa a preservação da própria democracia, garantindo que o(a) candidato(a) não seja preso(a) sem justo motivo e, dessa forma, possa exercer a sua campanha.

A única exceção à regra é em caso de flagrante delito, ou seja, se o(a) candidato(a) for detido(a) no momento exato da prática de um crime. Nesses casos, a pessoa será imediatamente apresentada a um juiz, que avaliará a legalidade da prisão.

Justiça suspende divulgação de pesquisa sob pena de multa de R$ 100 mil em Brumado

Justiça suspende divulgação de pesquisa sob pena de multa de R$ 100 mil em Brumado
A Coligação “Renovar para transformar” protocolou uma representação de impugnação à divulgação de pesquisa eleitoral para o cargo de prefeito do município de Brumado, em face da Publicom Publicidade Legal e Produção de Eventos Ltda e Rádio e Televisão Bandeirantes da Bahia Ltda.
Em síntese, a impugnante alegou erro no procedimento científico de obtenção de dados amostrais, pois teria sido utilizada amostragem aleatória simples quando deveria ser estratificada; erro no cálculo do tamanho da amostra, que seria de 404 entrevistas e não 760 como realizado; uso de fonte de dados públicos desatualizada (Censo IBGE 2010); Divergência entre os dados indicados no plano amostral e os efetivamente colhidos no formulário de pesquisa quanto ao nível de instrução dos entrevistados; Ausência de informação sobre os percentuais de regiões ou setores censitários onde as entrevistas foram realizadas e Falta de delimitação e descrição dos setores censitários.
Por essas razões, requer, liminarmente, a suspensão da divulgação dos resultados da pesquisa até o julgamento final da impugnação. A sondagem registrada sob o nº BA-04220/2024, tinha previsão de divulgação no último domingo (15). O Ministério Público Eleitoral (MPE) opinou pela procedência do pedido.
De acordo com a sentença, a partir dos dados apresentados pelos Representados, em especial os documentos juntados pelas empresas requeridas, o juízo observou a ocorrência dos vícios ou irregularidades que maculam a pesquisa eleitoral, consoante exposição do E.TRE/BA (ID 124485693), além das inconsistências de informações quanto ao registro no sistema PESQele, como enaltecido pelo Parquet Eleitoral (ID 124834177), o que restou amainado pela ausência de divulgação.
“Posto isso, julgo procedente o pedido, sem imposição de multa na senda do entendimento exarado pelo TSE no AgRg-REspe n. 61849/ES, determinando-se, contudo, a abstenção de divulgação da pesquisa, em caráter inibitório, sob pena de multa no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais) para cada.
Por consectário, resta prejudicado o acesso ao sistema interno”, sentenciou o juiz Tadeu Santos Cardoso, da 90ª Zona Eleitoral, nesta sexta-feira (20). Na última sexta-feira (13), o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) suspendeu a divulgação da pesquisa.