Dia: 4 de setembro de 2024

JUSTIÇA: Município de Panambi é condenado por cobrança indevida de IPTU a pessoa com deficiência

Poder Judiciário de Panambi concede segurança e condena Município por cobrança indevida de IPTU a pessoa com deficiência

Em sentença exarada nesta semana pela 2ª Vara Judicial da Comarca de Panambi/RS o Poder Judiciário concedeu a segurança pleiteada e condenou a administração municipal ao pagamento de custas e despesas processuais, após a Secretaria da Fazenda negar isenção de Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), a uma pessoa portadora poliomielite.

O caso ocorreu, após, indevidamente, uma pessoa com deficiência residente no lado norte do município, solicitar regularmente sua isenção e tê-la negada pela municipalidade, mesmo estando inclusa no rol previsto pela Lei Ordinária Municipal nº 3.330/2011 (Código Tributário do Município) dispõe sobre a isenção do pagamento de Imposto Predial e Territorial Urbano em seu artigo 135. Irresignado, o cidadão até tentou interpelar administrativamente o Setor de Cadastro, mantendo-se a decisão contrária a legalidade, o que motivou a procura por seus direitos na via judicial, através do Advogado Alex Manchini.

Assim, uma decisão liminar foi concedida ainda no mês de fevereiro deste ano, impedindo a cobrança do tributo e suspendendo-se o mesmo, até a decisão do mérito interposto ao Mandado de Segurança impetrado. Por fim, em sentença exarada pela Magistrada Nathalia Alonso E Alonso Barreiros, Juíza Substituta na Titularidade Plena na Comarca de Panambi, a decisão fora confirmada, garantindo-se o direito do portador de necessidade especial.

“[…] Merece ser acolhido o pleito do impetrante, eis que fora diagnosticado com Poliomielite, CID B91, com o devido laudo médico, que atesta a dificuldade de deambular, com perda da força do lado direito. Além disso, ordinariamente, a Poliomielite é conhecida por se tratar de doença irreversível e incapacitante em razão das sequelas, em especial nos membros inferiores. Outrossim, a isenção era concedida anteriormente, a cada ano, não havendo notícia da mudança do quadro de saúde a partir dos anos anteriores, com eventual regressão da doença, assim, não pode o Ente Municipal, contrariando seus próprios atos pretéritos, surpreender o contribuinte com uma interpretação diversa do caso e sem justificativa plausível. […] Ante o exposto confirmando a liminar concedida, julgo procedente o pedido formulado na inicial para conceder a segurança impetrada, para determinar a imediata suspensão da exigibilidade dos créditos tributários da inscrição de IPTU em relação ao imóvel, declarando a nulidade do lançamento do IPTU respectivo, relativo ao ano de 2024”.

O Advogado Alex Manchini

Para o Advogado Alex Manchini (foto), procurador jurídico da parte impetrante, a decisão é a inequívoca garantia do cumprimento irrestrito da legalidade, em sua forma e materialidade. O jurista panambiense alerta que o texto legal  da Lei Ordinária Municipal nº 3.330/2011, define em seu artigo 135 que imóveis pertencentes a pessoas físicas portadoras de doenças graves, tais como, Neoplasia maligna (câncer), durante o tratamento, Paralisia irreversível e incapacitante, Estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante), Doença de Parkinson, Fibrose cística (quando incapacitante), Alzheimer, Insuficiência renal crônica (que inviabilize o exercício de atividade laborativa), Esquizofrenia, Pneumopatias (com insuficiência respiratória grave), Esclerose Múltipla, Visão Monocular, Cegueira, Espondiloartrose Anquilosante (quando Incapacitante), Hanseníase(quando Incapacitante), Hepatopatias Graves(quando Incapacitante), e Cardiopatia Grave(quando Incapacitante), tem direito a isenção do IPTU, desde que apresente requerimento formal no Cadastro Imobiliário, podendo ser protocolado a qualquer tempo, devendo ser renovado, anualmente, mediante a reapresentação dos documentos comprobatórios, até o dia 30 de novembro.

Neste sentido, conforme o jurista, não pode a administração municipal, a seu “bel prazer” ou escolha, modificar o texto da Lei ou realizar interpretatividade dúbia para “escolher” quem é merecedor de garantia legal. Ainda, é imperioso que as garantias constitucionais e legais sejam cumpridas, em especial, no caso de portadores de deficiência ou necessidades especiais, uma vez que, é nosso papel como sociedade, garantir a inclusão e a igualdade de oportunidades para pessoas com deficiência, transformando a realidade e promovendo uma sociedade mais justa e inclusiva.

Por fim, reitera que, a acertada decisão da justiça panambiense, deve servir de paradigma para todo aquele cidadão que tenham seus direitos tolhidos, procurarem as vias administrativas e judiciais para sua garantia e efetividade plena, objetivando-se a satisfação plena do Direito e o cumprimento da atividade legal e jurisdicional. A decisão cabe recurso de apelação e as partes foram notificadas formalmente da sentença, com a abertura de prazo para tal.

Prefeito de Criciúma é preso em investigação por suspeita de fraude

Prefeito de Criciúma é preso em investigação por suspeita de fraude
O prefeito de Criciúma (SC), Clésio Salvaro (PSD) – Foto: Reprodução/G1

O prefeito de Criciúma (SC), Clésio Salvaro (PSD), e outras nove pessoas, incluindo agentes públicos e empresários, foram presos nesta terça-feira (3) em uma operação que apura crimes relacionados à concessão de serviço funerário no município do Sul de Santa Catarina. As informações são do G1.

Salvaro está em seu segundo mandato e, portanto, não pode concorrer à reeleição. Conforme a decisão que autorizou a operação, assinada pela desembargadora Cinthia Bittencourt Schaefer, a investigação teve início após denúncias de possível fraude em um processo licitatório para a contratação de empresas de serviços funerários na cidade.

A apuração aponta que houve alteração na legislação municipal que resultou na redução do número de funerárias habilitadas a operar na cidade. “As investigações revelaram um complexo e permanente esquema de supostos crimes contra a administração pública e consumidores em Criciúma, sobretudo no controle do serviço funerário”, cita o documento. O prefeito Clésio Salvaro negou participação no crime e afirmou que não há nada que possa incriminá-lo.

De acordo com o despacho, foram encontrados indícios da prática dos seguintes crimes: corrupção ativa, fraudes de licitação, organização criminosa e crime contra a ordem econômica. A ação foi a segunda fase da Operação Caronte, iniciada em 5 de agosto deste ano, quando buscas foram feitas na sede da prefeitura de Criciúma e na casa do prefeito. Na época, foram cumpridos sete mandados de prisão pelo suposto esquema no serviço funerário.

Advogada e influenciadora Deolane Bezerra é presa em operação da Polícia Civil por suspeita de lavagem de dinheiro

A advogada e influenciadora digital Deolane Bezerra foi presa na manhã desta quarta-feira (4) durante uma operação da Polícia Civil de Pernambuco contra uma organização criminosa envolvida em lavagem de dinheiro e jogos ilegais. A prisão ocorreu no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. As informações são do G1 e da TV Globo.

De acordo com a Polícia Civil, Deolane foi levada ao Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri), em Afogados, na Zona Oeste do Recife. Além da prisão da influenciadora, foram expedidos outros 18 mandados de prisão e 24 mandados de busca e apreensão em Recife, Campina Grande (PB), Barueri (SP), Cascavel (PR), Curitiba e Goiânia.

As autoridades também decretaram o sequestro de bens, incluindo carros de luxo, imóveis, aeronaves e embarcações, além do bloqueio de ativos financeiros que superam R$ 2,1 bilhões. Outras medidas incluem a entrega de passaportes, suspensão e cancelamento de registros de armas de fogo.

As investigações começaram em abril de 2023 e contaram com o apoio da Interpol e das polícias civis de São Paulo, Paraná, Paraíba e Goiás. A operação mobiliza cerca de 170 policiais.

Justiça Federal anula eleição para presidência da OAB em Conquista

A Justiça Federal confirmou, na última segunda-feira (2), a liminar para anular a eleição para a presidência da OAB-BA (Ordem dos Advogados do Brasil na Bahia) em Vitória da Conquista, realizada em junho, que elegeu Wendel Silveira. Segundo decisão da 4ª Vara Federal Cível, não houve um prazo razoável para que advogados pudessem registrar suas candidaturas.

As eleições da seção foram organizadas após a então presidente, Luciana Silva, renunciar ao cargo em 6 de junho para ser anunciada como pré-candidata a vice-prefeita do município. Após a decisão, os advogados Gutemberg Macedo Junior e Gilberto Dias Lima contestaram o resultado, alegando que a autoridade “deixou de conceder prazo, nem exíguo e nem razoável para que todos ou qualquer advogado, que atenda aos requisitos normativos relacionados às condições de elegibilidade, eventualmente interessado em disputar a indigitada eleição relâmpago, pudesse registrar candidatura”, diz o advogado Gabriel de Oliveira Carvalho no documento.

Argumentaram ainda que não houve “tempo plausível para que os impetrantes, ou qualquer outro eventual postulante local, pudessem se deslocar de Vitória da Conquista para a capital, com vistas a registrar a candidatura junto à Secretaria do Conselho Pleno, acessarem ou conversarem com os Conselheiros Seccionais, se manifestarem na referida Sessão a fim de submeterem seus nomes a sufrágio ou simplesmente obter as necessárias certidões junto à própria OAB”, explicou o advogado Gabriel de Oliveira Carvalho no documento.

Diante dos argumentos, a juíza Cláudia da Costa Tourinho Scarpa confirmou a liminar e concedeu, em parte, a segurança para suspender o resultado da eleição. Com isso, o vice-presidente Frederico Silveira seguirá na função até a realização de uma nova eleição, “na qual sejam garantidos aos interessados prazos razoáveis e suficientes para apresentação da candidatura e dos documentos necessários.”

Governos de Brasil e Colômbia manifestam ‘profunda preocupação’ com ordem de prisão de opositor na Venezuela

Os governos de Brasil e Colômbia expressaram “profunda preocupação” com a recente ordem de prisão da Justiça venezuelana contra o candidato presidencial da oposição, Edmundo González.

“Os governos de Brasil e Colômbia manifestam profunda preocupação com a ordem de apreensão emitida pela Justiça venezuelana contra o candidato presidencial Edmundo González Urrutia, no dia de ontem, 2 de setembro”, dizem os dois governo na nota.

Em comunicado conjunto, destacaram que essa medida judicial compromete os compromissos assumidos pelo governo venezuelano nos Acordos de Barbados, nos quais governo e oposição reafirmaram o compromisso com o fortalecimento da democracia e “a promoção de uma cultura de tolerância e convivência”.

“Dificulta, ademais, a busca por solução pacífica, com base no diálogo entre as principais forças políticas venezuelanas”, completa a nota.

González, que alega ter vencido as eleições contra o presidente Nicolás Maduro em julho, se manifestou pela primeira vez nesta terça-feira (3) após o Ministério Público da Venezuela pedir um mandado de prisão contra ele. O pedido foi acatado pela Justiça na segunda-feira (2).

As atas eleitorais — espécie de boletim das urnas — nunca foram apresentadas, o que levou diversos países e blocos a não reconhecer a vitória e Maduro.

Até a última atualização desta reportagem, González não havia sido detido e seu paradeiro era desconhecido havia semanas.

Dez países da América Latina condenam pedido de prisão de Edmundo González na Venezuela

O candidato é investigado por crimes como usurpação de funções da autoridade eleitoral, falsificação de documentos oficiais, incitação de atividades ilegais, sabotagem de sistemas e associação criminosa.

O Ministério Público, aliado do presidente Nicolás Maduro e controlado por chavistas, justificou o pedido de prisão afirmando que González ignorou três intimações para prestar depoimento.

Brasil e Colômbia vêm adotando a estratégia de exigir a apresentação das atas eleitorais antes de se posicionar sobre reconhecer ou não o resultado.

Os dois países têm recebido as maiores entradas de imigrantes venezuelanos nos últimos anos, que saem do país para escapara da forte crise econômica e social.

A diplomacia brasileira entende que o momento é delicado no cenário político venezuelano e que a situação pede um cuidado com a paz social. O Brasil entende que os efeitos de um maior tumulto na sociedade venezuelana pode ter efeitos para a sociedade brasileira também.

Essa, segundo representantes das relações exteriores, é também a preocupação da Colômbia.

Inicialmente, eram três países da América Latina que conversavam entre si e buscavam encontrar uma solução para o impasse da Venezuela: Brasil, Colômbia e México.

O México, no entanto, deixou as conversas, que agora estão concentradas em Brasil e Colômbia.

Lula já foi próximo de Maduro. Nos últimos meses, a relação esfriou, justamente em razão das ressalvas do Brasil ao modo como vinha sendo conduzido o processo eleitoral no país vizinho.

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, também é de ideologia de esquerda, como Maduro e Lula — apesar das nuances que diferenciam os três.

Médico investigado por abuso sexual contra pacientes é indiciado em Itabuna

Médico investigado por abuso sexual contra pacientes é indiciado em ItabunaO médico Antônio Mangabeira – Foto: Reprodução/G1

Polícia Civil concluiu a investigação e o médico Antônio Mangabeira, suspeito de abusar sexualmente de 29 pacientes, foi indiciado pelo crime de importunação sexual. A informação foi confirmada pelo delegado responsável pelo caso, Jasen Baeta, à TV Santa Cruz, conforme publicou o G1. O caso foi submetido à Justiça.

O médico foi interrogado pela Polícia Civil de Itabuna, no sul da Bahia, no mês de agosto. Na ocasião, depoimento durou cerca de duas horas e meia. Ele foi investigado por estupro e importunação sexual, e nega os crimes. A apuração da TV Santa Cruz aponta que foram identificadas 29 vítimas e 28 inquéritos foram gerados.

O caso de duas vítimas se tornou um único inquérito por se tratarem de mãe e filha, e o episódio ter acontecido no mesmo dia e local.  A polícia não divulgou detalhes sobre a investigação. O caso corre em segredo de Justiça.

Em 5 de agosto foram cumpridos mandados de busca e apreensão na Oconsul, clínica onde o médico Antônio Mangabeira prestava atendimento e onde teriam ocorrido os crimes. De acordo com a TV Santa Cruz, pelo menos duas denúncias registradas se referem a abusos cometidos em uma unidade de saúde pública da cidade. A defesa do médico foi procurada pela reportagem e negou as acusações.

Preso homem suspeito de estelionato sentimental contra professora em Teixeira de Freitas

Preso homem suspeito de estelionato sentimental contra professora em Teixeira de Freitas
A professora Núbia Araújo – Foto: Reprodução/G1/TV Santa Cruz

O homem suspeito de aplicar um golpe conhecido como “estelionato sentimental” contra a ex-namorada Núbia Araújo, em Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, foi preso na segunda-feira (2), no Espírito Santo. As informações são do G1.

Em abril deste ano, a professora Núbia Araújo contou que perdeu ao menos R$ 160 mil por causa do golpe. Trata-se do crime cometido quando o indivíduo se aproveita do afeto e da relação amorosa desenvolvida com seu alvo para tirar proveitos financeiros.

Núbia descobriu o golpe em janeiro, mas passou a falar sobre o crime recentemente e formalizou a denúncia à Polícia Civil, em Teixeira de Freitas. De acordo com a delegacia de Teixeira de Freitas, desde a época da denúncia, não se sabia a localização do suspeito.

O mandado de prisão preventiva foi cumprido pela Polícia Civil da Bahia, através da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), de Teixeira de Freitas, com o apoio da Deam de São Mateus, cidade onde ele foi preso.

Guanambi: Vereador Paulo Costa é vítima de fake News e aciona Polícia Civil e MPE

Guanambi: Vereador Paulo Costa é vítima de fake News e aciona Polícia Civil e MPE

O vereador em Guanambi e candidato a reeleição, Paulo Costa (PCdoB), procurou a Delegacia Territorial na tarde desta terça (3), para registrar boletim de ocorrência, após ser vítima de um texto difamatório e uma série de notícias falsas sobre a sua pessoa e vida pública, disseminada no aplicativo de mensagens WhatsApp.

O vereador repudiou a atitude criminosa e frisou que a sua vida pública sempre foi pautada pela legalidade e seriedade. “Guanambi não aceita este tipo de estratégia criminosa, política é o local de debate de ideias e projetos, sem agressões baixas, como vimos nesta atitude vil, contra a minha pessoa”, frisou.

Segundo o vereador, que também é advogado, requereu que o caso seja investigado pela Delegacia Especializada em Crimes Digitais, e também seja remetido para o Ministério Público Eleitoral (MPE), pois o material difamatório tem claros interesses políticos. “Que o autor dos crimes seja identificado e punido de forma exemplar”, finalizou.

Ginecologista pega 35 anos de prisão acusado de abusar de 38 mulheres na Paraná

Ginecologista pega 35 anos de prisão acusado de abusar de 38 mulheres na Paraná
O ginecologista Felipe Sá

O ginecologista Felipe Sá, acusado de abusar sexualmente de 38 mulheres no consultório em que atendia em Maringá, no Paraná, foi condenado a 35 anos de prisão. As informações são do G1. A sentença foi expedida na sexta-feira (30). A defesa do médico disse que vai recorrer da decisão.

Durante a investigação, Sá chegou a ser preso em junho de 2023, mas na data da condenação, estava em liberdade. O médico deve responder em liberdade até que se esgotem as chances de recurso. O ginecologista foi condenado 13 vezes pelo crime de violação sexual mediante fraude. A pena total dada ao médico foi de 35 anos, um mês e nove dias em regime fechado.

Conforme a decisão, Felipe Sá deverá pagar uma indenização de danos morais no valor de R$ 15 mil para cada uma das 38 vítimas que compuseram o inquérito policial. Somadas, as multas chegam a R$ 570 mil. No julgamento, a titulação em ginecologia de Felipe Sá foi cassada e ele foi proibido pela Justiça de atuar na área da medicina. Em nota, a defesa do médico disse que está analisando a sentença, mas afirmou que vai recorrer da decisão junto ao Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR).