Dia: 1 de setembro de 2024

Justiça Eleitoral confirma candidatura de Sheila Lemos

A prefeita de Vitória da Conquista Sheila Lemos

A Justiça Eleitoral confirmou a candidatura a reeleição da Prefeita Sheila Lemos. A decisão foi publicada neste domingo, 01, pelo juiz João Lemos Rodrigues, da 40° zona eleitoral

A decisão judicial foi dada após a Federação Brasil da Esperança, do candidato a Prefeito Waldenor Pereira (PT), e o Avante do candidato Marcos Adriano, afirmarem que Sheila Lemos iria para uma segunda reeleição familiar.

Os partidos apontaram que a ex-vice prefeita Irma Lemos, mãe de Sheila, teria assumido a prefeitura e promovido atos de gestão durante o mandato do ex-prefeito Herzem Gusmão (2017-2020).

Segundo a ação, Irma, inclusive, teria sido prefeitura em dezembro de 2020, quando Herzem estava internado com COVID-19, e transmitiu o cargo a sua filha Sheila Lemos.

Os advogados da Prefeita, por sua vez, apontaram que Irma só ocupou o cargo de Prefeita em substituição a Herzem em períodos de férias e em 2020, após a eleição, quando o ex-prefeito estava internado.

Ao analisar o caso, o juiz João Lemos Rodrigues acolheu as razões dos advogados de Sheila e deferiu a candidatura à reeleição da Prefeita.

“O conteúdo dos autos é bastante no sentido de que formalmente houve substituição e não sucessão. O fato de o prefeito Herzem Gusmão não ter retornado ao cargo antes do término do mandato de 2017-2020, não emprega o caráter de definitividade à substituição por sua vice”, escreveu o magistrado.

Com a decisão, Sheila Lemos tirou da frente os obstáculos jurídicos de sua campanha. O PT deve recorrer ao TRE.

Clique e veja a decisão

Caetité: Acidente entre veículo de passeio e van deixa feridos na BR-030

Acidente entre veículo de passeio e van deixa feridos na BR-030 em Caetité

Um acidente registrado no início da tarde deste sábado (31) entre um veículo de passeio e uma van deixou feridos na BR-030, trecho do município de Caetité. Segundo informou a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), o acidente foi registrado por volta das 12h20, no sentido a Brumado. A van ficou tombada no acostamento da rodovia.

Acidente entre veículo de passeio e van deixa feridos na BR-030 em Caetité

Ao chegar ao local, a guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) averiguou que as vítimas já haviam sido conduzidas pelo Samu 192 para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) em Caetité. De acordo com a PM, os motoristas e passageiros sofreram apenas ferimentos leves.

Caetité: Jovem é preso acusado de forçar mulher a fazer relação sexual dentro de carro

Caetité: Jovem é preso acusado de forçar mulher a fazer relação sexual dentro de carro

Um jovem de 22 anos, que não teve a sua identidade divulgada, foi preso acusado de forçar uma mulher de 20 a fazer relação com ele dentro de um carro na cidade de Caetité.

Segundo informou a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), o fato foi registrado na madrugada deste domingo (01) por volta das 2h20, na Praça da Catedral.

De acordo com a PM, a vítima estava em estado de choque após ter saído de uma festa para um encontro com o acusado dentro de um carro e, ao retornar, relatou que foi forçada a fazer relação sexual com ele.

A guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) localizou o indivíduo durante rondas na região. Ele foi conduzido para a Delegacia Territorial de Caetité para adoção das medidas legais cabíveis.

Vereador é morto a tiros em evento político

Um evento político realizado na localidade de Fazenda Bernabé, em Governador Lindenberg, no noroeste do Espírito Santo, terminou em tragédia na noite desta sexta-feira (30). O vereador Leomar Cazoti Mandato (PV), de 43 anos, foi assassinado a tiros.

Até o momento, ninguém foi preso. Dois homens chegaram numa moto e o que estava na garupa efetuou os disparos contra o vereador. No momento dos tiros, o vereador colava adesivos em carros de apoiadores. Os suspeitos fugiram.

O governador do estado, Renato Casagrande, prestou condolências aos familiares e amigos do vereador nas redes sociais. Casagrande ordenou o reforço das forças de segurança do Estado para identificar os autores do crime.

Cordeiros: Morreu o Sr. Manoel Pereira da Silva conhecido por “Manoel de Belo” aos 93 anos de idade

 

Sr. Manoel Pereira da Silva conhecido por “Manoel de Belo”, faleceu aos 93 anos de idade

É com pesar e muita tristeza, que noticiamos o falecimento do Sr. Manoel Pereira da Silva conhecido  por “Manoel de Belo” aos 93 anos de idade, ocorrido na madrugada deste domingo dia 1º de setembro de 2024. Sr. Manoel deixou viúva a Sra. Belarmina Maria de Jesus 8 filhos: Joana, Odete, Rute, Vani, Nila, Vera, Nestor (in memoria) e João (in memoria) além de 15 netos e 11 bisnetos. O corpo está sendo velado no salão da Igreja Adventista Central Rua vereador Ernesto Fernandes, o sepultamento será neste domingo dia (1º), a tarde às 17:00 horas no Cemitério Municipal Jardim da Saudade na sede em Cordeiros. A família enlutada agradece a todos que comparecer a esse ato de fé e solidariedade Cristã.

Atendimento: FUNERÁRIA SÃO MATHEUS

Nós do Jornal Folha de Condeúba, neste momento de muita dor e luto, prestamos nossos mais sinceros sentimentos de solidariedade e amor à família do Sr. Manoel, na esperança de que Deus nosso Pai, dê todo o conforto e consolo necessário aos parentes e amigos. Que permaneçam as boas lembranças, carinho e afeto para com a memória dele, descanse em paz, nas graças de Deus Sr. Manoel.

Caculé: Justiça anula demissão de médico após apoio político contrário ao atual prefeito

Justiça anula demissão de médico após apoio político contrário ao prefeito de Caculé

Em Caculé, o juiz Aderaldo de Morais Leite Júnior, julgou procedente, nesta quinta-feira (29), o mandado de segurança impetrado por João Aliomar Pereira Malheiros em face do prefeito do município Pedro Dias da Silva (PSB). Aduz o impetrante que firmou o contrato de prestação de serviços nº 104- 4/2024 e a inexigibilidade de Licitação nº 004-CRED010/2023 para prestação de serviços médicos.

Alega que o contrato foi firmado em 10/01/2024 com vigência da contratação até 31 de dezembro de 2024, prorrogável, na forma dos artigos 106 e 107 da Lei n° 14.133, de 2021, e que, após participar de um evento político que lançou a pré-candidatura de opositor político do prefeito, ocorrido em 22/03/024, foi informado pelo impetrado de que estava “demitido”.

Sem a realização de processo administrativo, João Aliomar, que é ex-prefeito da cidade, teve seu contrato rescindido unilateralmente pelo Município, mediante publicação de extrato de rescisão do contrato, divulgado em 12/04/2024, com data retroativa de 28/03/2024.

O magistrado destacou que é absolutamente necessário a realização do devido processo legal para que se opere a rescisão de um contrato administrativo, ressaltando-se que não é dado ao representante do Poder Executivo demitir servidores ou rescindir contratos celebrados pela Administração Pública, apenas porque é da sua vontade, sem a necessária motivação e observância ao rigor estabelecido pela lei.

“Reputo demonstrada a violação ao direito líquido e certo do impetrante por parte da autoridade coatora, portanto, faz-se mister o deferimento do pleito com a anulação do citado ato administrativo e restituição ao status quo ante. Pelo exposto, julgo procedente a ação mandamental para conceder a segurança pleiteada a fim de declarar nulo o ato administrativo de rescisão do contrato”, sentenciou.

Por fim, o juiz determinou que a autoridade coatora cumpra a presente decisão, no prazo de 48 horas, contado da intimação, sob pena de arbitramento de multa diária por descumprimento.

O candidato a prefeito de Condeúba Micael Silveira, inaugurou seu comitê de campanha na presença de uma multidão

 

A grande multidão que compareceu na inauguração do comitê de campanha do candidato a prefeito Micael Silveira

O evento de inauguração do comitê político em Condeúba, ocorrido no sábado, 31 de agosto de 2024, marcou a história da cidade como o maior evento político de todos os tempos. A ocasião reuniu uma multidão considerável para apoiar as candidaturas de Micael Silveira e Carlito à prefeitura. O jovem Micael Silveira, figura central do evento, impressionou com sua eloquência e já é visto como um fenômeno político, apesar de sua juventude.

A inauguração do comitê aconteceu na praça da feira, no centro de Condeúba, transformando-se em uma verdadeira celebração da democracia. Desde às 17 horas, uma concentração começou a se formar em frente à casa do ex-prefeito Odílio da Silveira, pai de Micael e principal apoiador da campanha. O evento atingiu seu ápice por volta das 20 horas, quando uma multidão, acompanhada por carros de som, desceu rumo à Praça Antônio Terencio, entoando músicas de campanha e tremulando as bandeiras do MDB-15 com as fotos dos candidatos.

O ato político contou com discursos de figuras influentes, como o ex-prefeito Odílio da Silveira e o atual prefeito Silvan Baleeiro. Odílio agradeceu o apoio popular e relembrou as realizações de suas gestões anteriores, pedindo a continuidade do grupo político no poder, para que isso aconteça, vamos eleger Micael Silveira.

Já o prefeito Silvan destacou que ainda em seu governo serão concluídas as obras planejadas para o município, incluindo a reforma da praça em frente à secretaria de saúde e melhorias na infraestrutura de água para áreas rurais, em especial o fornecimeno de água tratada para o distrito de Alegre. Comunicou ainda que conseguiu uma ambulância para o PSF da Feirinha através do deputado estadual Pedro Tavares, dentre outras. Silvan encerrou sua fala pedindo voto para Micael Silveira.

O candidato a vice-prefeito, Carlito, discursaou para os presentes. Carlito expressou gratidão ao grupo MDB 15 pelo apoio e pela recepção que recebeu, destacando sua experiência como vereador em quatro mandatos consecutivos e seu compromisso em contribuir para o projeto político liderado por Micael. Carlito enfatiza que está preparado para trabalhar com empenho nesse novo desafio.

Em seguida, Micael Silveira, candidato a prefeito, falou sobre sua fé em Deus e agradeceu a educação que recebeu de seus pais, Odílio e Naná. Micael também reconheceu o grande apoio da população à sua candidatura e afirmou estar preparado para assumir a administração do município em janeiro de 2025.

Micael mencionou a continuidade dos projetos previstos em seu plano de governo, desenvolvido em parceria com a sociedade civil organizada. Micael encerrou seu discurso pedindo votos no número 15 para prefeito e para os candidatos a vereadores do seu grupo. Ao final, Micael e Carlito se dirigem ao comitê de campanha, carregados nos braços do povo acompanhados por apoiadores.

O evento foi uma demonstração significativa de apoio à candidatura de Micael Silveira, destacando-se pela grande adesão popular e pelo entusiasmo dos presentes, que celebraram com música, dança e uma atmosfera festiva.

Veja vídeo da manifestação popular em prol da candidatura a prefeito de Micael Silveira

Fotos: Oclides/JFC Continue lendo