Dia: 29 de junho de 2024

Condeúba: Morreu a Sra. Erezina Pereira Salomão aos 66 anos de idade

Sra. Erezina Pereira Salomão, faleceu aos 66 anos de idade

É com tristeza e grande pesar, que noticiamos o falecimento da Sra. Erezina Pereira Salomão aos 66 anos de idade, ocorrido na tarde deste sábado dia 29 de junho de 2024 às 13:00 horas. O corpo está sendo velado na Igreja Adventista, o sepultamento será amanhã cedo dia 30 às 10:00 horas no Cemitério Municipal Barão José Egídio de Moura e Albuquerque. A família enlutada agradece a todos que comparecer a esse ato de fé e solidariedade Cristã.

Nós do Jornal Folha de Condeúba, neste momento de muita dor e luto, prestamos nossos mais sinceros sentimentos de solidariedade e amor à família da Sra. Erezina, na esperança de que Deus nosso Pai, dê todo o conforto e consolo necessário aos parentes e amigos. Que permaneçam as boas lembranças, carinho e afeto para com a memória dela, descanse em paz, nas graças de Deus Sra. Erezina.

Ídolo do Palmeiras, ex-volante Dudu morre aos 84 anos

Ele fez dupla inesquecível com Ademir da Guiamessenger sharing button


Ídolo do Palmeiras, ex-volante Dudu morre aos 84 anos
Dudu e Ademir da Guia
Um dos maiores ídolos da história do Palmeiras, o ex-volante Dudu faleceu na noite desta sexta-feira, em São Paulo, aos 84 anos. Em uma rede social, o Verdão lamentou o falecimento do ex-jogador, que também era tio de Dorival Júnior, hoje técnico da seleção brasileira.

– Com o coração partido, a Sociedade Esportiva Palmeiras lamenta informar que faleceu nesta sexta-feira (28), aos 84 anos, Olegário Tolói de Oliveira, o Dudu, um dos maiores ídolos de nossa gloriosa história.

– Quarto jogador que mais vezes atuou pelo Verdão, clube que defendeu em 615 jogos e por 13 temporadas seguidas, Dudu estava internado havia cerca de um mês, após sofrer fissura na bacia, e morreu por consequência de infecção abdominal. Ícone das duas Primeiras Academias, grande parceiro do Divino Ademir da Guia e campeão pelo clube como atleta e treinador, Dudu nos deixa um legado sem igual de amor ao #MaiorCampeãoDoBrasil – escreveu o clube.

Olegário Tolói de Oliveira, o Dudu, foi um dos nomes históricos da Academia do Palmeiras nas décadas de 1960 e 1970. Nascido em Araraquara (SP), ele defendeu a Ferroviária no início de carreira. Pelo Verdão, atuou de 1964 até 1976, mas depois também comandou a equipe como treinador.

Foram 615 jogos com a camisa palmeirense e 29 gols marcados. Ele conquistou o Torneio Rio-São Paulo de 1965, o Paulistão de 1966, 1972 e 1974 e o Brasileirão de 1967 (Torneio Roberto Gomes Pedrosa), 1967 (Taça Brasil), 1969, 1972 e 1973.

Como treinador, conquistou o Paulistão de 1976 com o Verdão.

Dudu está eternizado na sede social do Palmeiras com um busto ao lado de outros ídolos do clube como Oberdan Cattani, Ademir da Guia, Junqueira, Waldemar Fiúme e Marcos. O Verdão decretou luto oficial de sete dias.

Ex-companheiro, Ademir da Guia fez homenagem em suas redes sociais. Técnico da seleção brasileira, Dorival Júnior chorou ao falar sobre o tio depois da vitória por 4 a 1 contra a seleção do Paraguai.

Veja o que escreveu Ademir da Guia:

Hoje, o céu ganhou mais uma estrela brilhante, e nós perdemos um amigo, um irmão de alma. Dudu foi mais do que um companheiro de time; ele foi um pilar de amizade e generosidade em nossas vidas.

Desde os primeiros dias na famosa academia, Dudu se destacava não apenas pelo seu talento no campo, mas pela sua dedicação aos amigos e à sua família. Sempre pronto para um sorriso, uma piada ou um ombro amigo, ele era o tipo de pessoa que iluminava qualquer ambiente com sua presença calorosa.

Ao longo dos anos, compartilhamos vitórias e derrotas, mas o que mais valorizávamos eram os momentos fora das quatro linhas. As risadas no vestiário, os conselhos nos momentos difíceis, as celebrações das conquistas pessoais uns dos outros – tudo isso fazia parte do tecido da nossa amizade.

Dudu não era apenas um jogador excepcional; era um homem de família exemplar, cujo amor e cuidado por aqueles que amava eram evidentes em cada gesto e palavra. Ele deixou um legado de gentileza, determinação e alegria que continuará a inspirar todos nós que tivemos o privilégio de conhecê-lo.

A saudade será imensa, mas nos conforta saber que sua luz continua a brilhar em nossos corações. Dudu, você será eternamente lembrado como um amigo leal, um companheiro de jornada e um exemplo de como viver com integridade e paixão.

Descanse em paz, querido amigo. Seu espírito vive em cada lembrança e em cada momento que compartilhamos juntos. Até um dia, Dudu.

Indústria de alimentos é a que mais emprega no Brasil, diz IBGE

Indústria de alimentos é a que mais emprega no Brasil, diz IBGE Foto: Reprodução/Abre

O setor com o maior número de pessoas ocupadas na indústria brasileira é o de fabricação de alimentos. Ele é responsável por 22,8% do total de 8,3 milhões de pessoas empregadas na indústria nacional em 2022. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na Pesquisa Industrial Anual (PIA) Empresa.

A indústria de confecção de artigos do vestuário e acessórios, com 7%, e a de fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos, com 5,9%, foram os outros segmentos com maior representatividade na quantidade de pessoas ocupadas. Em 2022, o universo de empresas industriais com uma ou mais pessoas ocupadas totalizou 346,1 mil, abrangendo um total de 8,3 milhões de pessoas.

Essas empresas geraram uma receita líquida de vendas de R$ 6,7 trilhões e um valor de transformação industrial de R$ 2,5 trilhões, dos quais 89,3% foram provenientes das Indústrias de transformação.

A PIA-Empresa registrou 8,3 milhões de pessoas empregadas em 2022, sendo a maior parte empregada nas Indústrias de transformação, 97,3% do total. Esse percentual permaneceu estável em relação a 2013, quando 97,5% da mão de obra estava alocada nas Indústrias de transformação e 2,5%, nas Indústrias extrativas.

Dominante, Brasil goleia o Paraguai e vence primeira na Copa América

Dominante, Brasil goleia o Paraguai e vence primeira na Copa América
Vinicius Jr (duas vezes), – Foto: Divulgação/Conmebol

Vinicius Jr (duas vezes), Savinho e Lucas Paquetá, levaram o Brasil a vencer a primeira na Copa América diante do Paraguai, nesta sexta-feira (28). Com o placar de 4 a 1 no Allegiant Stadium, em Las Vegas, a Seleção Canarinho somou os primeiros três pontos e eliminou os Albirrojos na tabela do Grupo D.

Agora, basta apenas um empate para garantir a classificação. A equipe comandada pelo técnico Dorival Jr subiu para a segunda colocação – com quatro pontos – e está atrás da líder Colômbia, com seis. Sob os comandos do novo treinador, o Brasil não sabe o que é perder há seis jogos.

Ao todo, são três vitórias e três empates. A Seleção Brasileira agora tem como próximo objetivo o jogo contra a Seleção Colombiana, válido pela última rodada da fase de grupos. A bola rola na próxima terça-feira (2), no estádio Santa Clara, às 22h.

Terceira prisão em Ipiaú: reconhecimento facial identifica procurado por tráfico de drogas

Foto: Reprodução
Na segunda noite dos festejos de São Pedro em Ipiaú, a tecnologia de reconhecimento facial levou à terceira prisão em dois dias. Desta vez, o indivíduo detido tinha um mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas. Esta é a segunda prisão realizada somente na noite desta sexta-feira, 28 de junho, segundo informou o delegado titular de Ipiaú, Dr. Isaias Neto.

O homem foi identificado pelo sistema de videomonitoramento instalado na praça onde ocorrem as celebrações. Após o reconhecimento, agentes das forças de segurança presentes no evento prontamente abordaram e prenderam o suspeito.

A eficiência do sistema de reconhecimento facial tem se mostrado crucial para a manutenção da segurança durante os festejos. Na quinta-feira, primeira noite do São Pedro de Ipiaú, um homem foi preso por dívida de pensão alimentícia. No início da noite de sexta-feira, um segundo indivíduo foi detido, também por dívida de pensão alimentícia.

As autoridades continuam vigilantes, utilizando o reconhecimento facial e outras medidas de segurança para assegurar que os próximos dias de festa sejam pacíficos e seguros para todos os presentes. 

Jovem de Livramento de Nossa Senhora cria maior drone agrícola de pulverização do mundo

Jovem de Livramento de Nossa Senhora cria maior drone agrícola de pulverização do mundo
 Foto: Click Business

Aos 23 anos, Gabriel Leal é o criador do maior drone agrícola de pulverização do mundo. O equipamento começará a ser testado em agosto, em uma fazenda de grãos em Mato Grosso. Segundo o Valor Econômico e a Revista Meta, o baiano de Livramento de Nossa Senhora é fundador e CEO da Psyche Aerospace, uma agtech 100% brasileira que desenvolveu o Harpia P-71.

Com tecnologia 100% nacional, o drone opera com um motor híbrido de etanol e baterias e pode pulverizar 40 hectares por hora, com uma autonomia de 10 horas de voo. Tem capacidade de se reabastecer sozinho, em outro equipamento batizado de Beluga, também criado pela startup do jovem baiano, sem formação universitária e apaixonado pelo setor aeroespacial. 

Jovem de Livramento de Nossa Senhora cria maior drone agrícola de pulverização do mundo
 Foto: Reprodução/Instagram

O equipamento é capaz de levar 400 quilos de defensivos em voo autônomo, com uso de tecnologias da Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT). Em uma simulação para investidores, em uma área de 1.000 hectares, uma frota autônoma de seis superdrones faz o serviço em cinco horas, contra 4 ou 5 dias de um trator, um ou dois dias de um avião e 15 dias de um drone manual.

Segundo Leal, a ideia é que o drone preste serviços aos produtores agrícolas. Com pré-contrato anual com produtores de grãos da região Centro-Oeste e fazendeiros paulistas, Gabriel deve começar a operar comercialmente o Harpia P-71 até o fim do ano.

TCE-BA decide pela regularidade da aquisição de trens para VLT do subúrbio em Salvador

TCE-BA decide pela regularidade da aquisição de trens para VLT do subúrbio em Salvador
 Foto: Divulgação/TCE-BA

O plenário do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) julgou e decidiu pela regularidade dos procedimentos realizados no âmbito da solução consensual promovida entre os Estados da Bahia e do Mato Grosso e o Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande e a empresa CAF Brasil para aquisição de composições e outros equipamentos destinados à implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para o subúrbio de Salvador.

O processo foi apreciado durante a sessão plenária desta quinta-feira (27) e o voto do relator, conselheiro João Bonfim, foi seguido à unanimidade pelos demais conselheiros. De acordo com o voto do relator, o Estado terá uma economia de mais de R$ 300 milhões na aquisição dos trens, que vai resolver a questão do transporte coletivo no subúrbio da capital.

Além de considerar como regular a aquisição dos bens, os conselheiros firmaram o entendimento de que o TCE-BA deverá seguir acompanhando com suas auditorias as próximas fases da execução do contrato que será celebrado, assim como auditará todas as fases de aquisição e implantação do VLT em Salvador e Região Metropolitana.

Após a finalização dos últimos ajustes, a assinatura do contrato deverá ocorrer na próxima semana. O TCE segue monitorando e auditando todos os passos do contrato.