Dia: 24 de junho de 2024

Morre secretário de Lauro de Freitas e prefeitura adia festa junina

Morre secretário de Lauro de Freitas e prefeitura adia festa junina
O secretário de Serviços Públicos (Sesp) de Lauro de Freitas, Antônio Carlos Ferreira de Abreu conhecido como Cacau – Foto: Reprodução/Prefeitura de Lauro de Freitas

O secretário de Serviços Públicos (Sesp) de Lauro de Freitas, Antônio Carlos Ferreira de Abreu, morreu neste domingo (23). A informação foi confirmada pela gestão municipal da cidade da Região Metropolitana de Salvador. Com isso, a prefeitura decretou luto oficial de três dias e suspendeu o “Arraiá de Ipitanga 2024”.

O evento se estenderia até segunda-feira (24), na Arena Domingos Balaieiro (Praça da Matriz). Mais conhecido como Cacau, o secretário tinha 45 anos. Ele estava hospitalizado com problemas cardíacos. “Era um ser humano prestativo, que a qualquer hora do dia estava disponível para atender as demandas da cidade”, resumiu a prefeitura em post no Instagram.

Em nota enviada pela assessoria, a prefeita da cidade, Moema Gramacho (PT), também manifestou pesar. “O legado de Cacau será eterno, sua trajetória pública é marcada pelo comprometimento e excelente serviço prestado”, destacou. As condolências são estendidas a amigos e familiares de Cacau. O secretário deixa esposa e uma filha. O corpo dele será sepultado às 11h de segunda-feira, no cemitério Bosque da Paz, em Salvador.

Arraiá da Conquista: Nadson Ferinha leva multidão de 25 mil pessoas ao delírio na terceira noite do evento

O Centro Cultural Glauber Rocha ficou pequeno na noite desta quinta-feira (20), para receber a multidão de jovens, crianças e adultos que foram prestigiar o show de Nadson O Ferinha. Estourado em todo o Brasil, Nadson fez uma apresentação com bastante pirotecnia, músicas conhecidas por todos, animando as mais de 25 mil pessoas com o seu estilo brega e arrocha. A  música  “Você tem namorado moça?” levou a multidão ao delírio, cantando numa só voz com as mãos levantadas e lágrimas nos olhos.

Essa foi a primeira vez de Nadson no palco do Arraiá da Conquista, e o que ele prometeu, cumpriu: uma noite de muita “sofrência”, com sucessos próprios e outras canções populares, ao som de muito arrocha.

“Eu fico muito feliz por ter uma recepção tão calorosa em Vitória da Conquista, essa cidade que sempre me acolhe muito bem e que sempre prestigia minhas músicas e shows. Eu tenho um carinho especial por essa cidade e fico ainda mais agradecido por tocar nessa festa maravilhosa, pela primeira vez, com muito arrocha e repertório atualizado”, comemorou o cantor.

Autêntico e de um carisma cativante, Nadson de Jesus Alves vem conquistando um público cada vez maior, especialmente durante as festividades juninas, onde o São João se torna o cenário ideal para seu talento brilhar.

Revelação de música regional nos últimos anos, o cantor e compositor começou a tocar aos 11 anos de idade, apresentando-se em regiões locais de Sergipe, seu estado natal. Em 2021, o Ferinha ganhou destaque nacional com o hit “Na ponta do Pé”, que recebeu o ritmo brega funk na voz do cantor.

Ao ser citado no maior reality show do Brasil por um dos participantes, que é baiano, Nadson tomou proporções ainda maiores, sendo um dos artistas mais esperados por onde passa.

Em 2023, ganhou o Prêmio Multishow de Música Brasileira na categoria Brega e Arrocha do Ano, com a música Sinal, em parceria com João Gomes.

Show com fã mirim

Durante a apresentação, Nadson surpreendeu a todos com um convite inusitado. Chamou ao palco seu fã mirim Saulo Bonfim Pinheiro, de 7 anos. Acompanhado dos irmãos na festa, ele realizou o seu maior sonho: cantar com seu ídolo. “Eu gosto de Nadson mais do que eu gosto dos outros cantores. Para mim, foi uma inspiração como eu nunca tive. Eu fiquei muito feliz!”, contou o garotinho, mais conhecido como Saulinho Ferinha. Sem dúvida, todos vibraram com a “dupla”!

Multidão lota Glauber Rocha para curtir Amado Batista

Uma multidão lotou  o espaço Glauber Rocha na tarde deste domingo, 23, para o último dia do Arraiá da Conquista.

O motivo? Acompanhar o show de Amado Batista, remarcado para hoje, após ele não conseguir pousar na cidade na noite de ontem.

E a espera teve retorno positivo. O artista cantou clássicos, como: Secretária e Meu ex-amor.

Fãs de Vitória da Conquista e região sudoeste dançaram e festejaram a presença do artista.

Caetité: Filho de vereador é encontrado morto

Filho de vereador é encontrado morto em Caetité

Tiago Batista do Amaral, 37 anos, foi encontrado morto neste domingo (23), por volta das 13h, na rua 2 de Julho em Caetité. A informação foi confirmada pela 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM).

Segundo apurou a nossa reportagem, Tiago era filho do vereador Álvaro Montenegro Cerqueira de Oliveira (PV), o Nen de Dácio.

O local foi isolado até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O corpo de Batista foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi para ser necropsiado. Polícia Civil investiga o caso.

Condeúba: Mantida a tradição das famílias acenderem suas fogueiras de São João

Dia 23 de junho, foi mantida a tradição das famílias acenderem suas fogueiras

Na noite deste domingo, dia 23 de junho de 2024, às 18 horas, a tradição nordestina foi mantida com fervor e alegria. Famílias de toda a região acenderam suas fogueiras de São João, dando início às celebrações juninas. Assim que o fogo tomou conta das madeiras cuidadosamente empilhadas, as pessoas presentes devidamente trajando a rigor, se reuniram ao redor da fogueira para professar suas orações e fazer pedidos de proteção ao santo do dia, São João Batista.

Logo após as preces, as comemorações tomaram conta do ambiente. Os cânticos de músicas juninas ecoaram pelo ar, enquanto a queima de fogos de artifício enchia o céu de luz e cores. Homens, mulheres e crianças participaram das festividades de maneiras diversas: os adultos soltando fogos mais intensos e as crianças se divertindo com chuvinhas, traques, pequenas bombinhas e vulcões. Esta este é o período do ano dos nordestinos, que mais recebem visitas de parentes e amigos que residem fora. 

O som estava ligado, tocando as animadas músicas de folia junina a todo vapor. A galera, com os quentões na mão para espantar o frio, caiu no forró, dançando noite adentro. De vez em quando, faziam uma parada para se aquecer mais com o quentão ou para saborear as iguarias típicas das festas juninas, como pipoca, amendoim torrado, canjica, cuscuz com frango, chá de amendoim, milho assado, batata doce e mandioca assada. Essas delícias estavam presentes em quase todas as casas, tornando a celebração ainda mais gostosa.

Sem dúvida alguma, a festa junina é uma das celebrações mais populares e alegres do Brasil. Comemorada em todos os municípios, ela ganha destaque especial no Norte e Nordeste do país, onde grandes apresentações musicais e uma intensa programação festiva dominam o calendário de junho. Em meio às danças e às comidas, um grito ecoava constantemente: “Viva São João!”, mantendo viva a tradição e a devoção ao santo padroeiro das festas juninas.

Fotos: Oclids/JFC