Dia: 17 de junho de 2024

CULTURA/Dona Helena: A Voz Poética de Condeúba

 

Helena dos Santos Porto, foi a grande homenageada, nesta tarde de segunda-feira dia 17 de junho de 2024

Nesta tarde de segunda-feira, {17-junho-2024}, na Praça em frente ao Prédio da Antiga Intendência, foi feito pela Prefeitura, uma singela homenagem para a muito querida de todos os condeubense, uma das grandes vozes poéticas a saudosa Helena dos Santos Porto, falecida no dia 19 de setembro de 2022, aos 92 anos de idade.

Na pequena e acolhedora cidade de Condeúba, um nome ecoou com um carinho especial em meio à sua comunidade: Dona Helena. Conhecida e amada por todos, ela foi uma fervorosa amante da poesia clássica brasileira, deixando uma marca indelével nos corações dos condeubenses através de suas recitações apaixonadas.

Dona Helena, sempre presente nos eventos comemorativos do município, era uma figura constante e cativante. Sua paixão pela poesia a levava a participar ativamente das festividades, onde declamava obras de grandes poetas brasileiros com uma maestria inigualável. Entre os autores que ganhavam vida em sua voz, destacavam-se Castro Alves, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Casemiro de Abreu entre tantos outros.

Além de sua presença marcante nos eventos, Dona Helena foi uma valiosa parceira do jornal Folha de Condeúba. O periódico teve o privilégio de publicar inúmeras poesias recitadas por ela, enriquecendo suas páginas com a beleza e a profundidade da literatura brasileira. Seu comprometimento com a disseminação da poesia tornou-a uma figura querida e respeitada, cuja memória continuará viva nas edições do jornal.

Um dos momentos mais memoráveis das apresentações de Dona Helena era a recitação do poema “Minha Terra”, de Casimiro de Abreu. Sua interpretação era tão poderosa que cativava a todos os presentes, fazendo-os sentir o amor e a reverência pela terra natal. Com a voz emocionada, ela declamava:

“Todos cantam sua terra,
também vou cantar a minha,
nas débeis Cordas da Lira,
hei de fazê-la rainha
hei de dar-lhe a realeza
nesse trono de beleza
em que a mão da natureza
esmerou-se enquanto tinha.”

O cerimonial da homenagem foi feito pelo nosso muito querido Paulo Henrique, que esbanjou talento, beleza e comunicação, recitou um dos poemas prediletos de Dona Helena, também recitaram poemas o poeta e escritor Antônio Santana, professor e escritor Agnerio, professora Maria Dias, Tia Lia, Isabel e Alex um garoto promissor de matrizes africana representando a Umbanda.

Da homenagem participou também a Secretaria de Assistência Social, com o pessoal CRAS e da Terceira Idade, que ao final tocaram e dançaram pra valer. Os familiares da homenageada estiveram presentes sua irmã Bebezinha, sua filha Tânia e sobrinhas que receberam da vice-prefeita Mara Rúbia um mimo em referência a Dona Helena.

Fotos: Oclides/JFC Continue lendo

Itapetinga: Rodrigo Hagge preocupado com a união de João de Deus e Cida Moura

Os bastidores políticos da Capital Baiana da Pecuária estão fervendo. O prefeito Rodrigo Hagge, após rejeitar grandes nomes que poderiam ser seus sucessores, agora se vê preocupado com a baixa aceitação do nome do seu tio, Eduardo Hagge, que não “decola”.

Segundo informações que chegaram essa semana na redação do Blog do Edyy, o prefeito tem demonstrado grande preocupação com essa situação, especialmente com a possível união dos pré-candidatos da oposição, João de Deus e Cida Moura, esposa do ex-prefeito José Carlos Moura. Essa aliança tem potencial para polarizar a disputa eleitoral.

Fato é, que, ao escolher Eduardo Hagge como seu sucessor, Rodrigo ainda enfrenta uma grande resistência dentro do próprio grupo político. A maioria dos aliados não aprovou a escolha e, até hoje, não a aceita. Fontes revelam que muitos membros do grupo aguardam a definição da oposição para tomar a decisão e desembarcar no grupo da oposição.

O desgaste do prefeito Rodrigo Hagge, que em oito anos de mandato não entregou nenhuma obra de grande porte, favorece a oposição, que conta com o apoio do governo estadual, liderado por Jerônimo Rodrigues, e do governo federal, sob a presidência de Lula. Além disso, deputados como Antônio Brito, Otto Alencar Filho, Rosemberg Pinto e outros parlamentares devem mergulhar de cabeça e abraçar a causa da oposição de Itapetinga.

Sem sombra de dúvidas a disputa política em Itapetinga promete ser intensa, com uma oposição fortalecida e um governo municipal buscando superar desafios internos e externos para se manter no poder.

Conferência Eleitoral do PT Bahia reúne representantes petistas de mais de 300 municípios

Realizada nesta sexta-feira (14) e sábado (15), a Conferência Eleitoral 2024 do Partido dos Trabalhadores da Bahia reuniu, nos dois dias do evento, representantes petistas de mais de 300 municípios, entre lideranças políticas, pré-candidatos para as eleições deste ano, parlamentares, prefeitos e dirigentes dos diretórios estadual e municipais. Também estavam presentes o governador Jerônimo Rodrigues, o senador Jaques Wagner, o ministro Rui Costa e o presidente do PT Bahia, Éden Valadares.

O dirigente estadual do PT afirmou que a grande participação na Conferência confirma a disposição e o empenho dos dirigentes, das lideranças políticas e dos pré-candidatos para a disputa do pleito de 2024 e também a vivacidade da legenda. “O PT é um partido forte, enraizado, presente em mais de 350 municípios baianos, entre diretórios e comissões provisórias, e não tenho dúvida, como ficou demonstrado aqui na Conferência Eleitoral, que vamos seguir firmes com essa unidade, trabalhando muito, com muita humildade, para que nossas candidaturas saiam vitoriosas em outubro deste ano”.

O presidente acrescentou que o PT tem uma grande vantagem nas eleições deste ano, diferentemente do último pleito municipal, quando houve a pandemia do coronavírus. “Nós vamos fazer campanha bonita, com orgulho. Em 2020 tinha a pandemia, e não podíamos fazer campanha coletiva, nas ruas, com os sindicatos, com as associações. E agora em 2024 vamos fazer campanha do jeito que nós sabemos fazer, conversando e ouvindo a população, junto aos movimentos sociais, indo às ruas, para defender e apresentar o projeto dos nossos candidatos para melhorar a vida do nosso povo e dos nossos municípios”, disse Éden, ao afirmar a importância de eleger não só mais prefeitos, como também mais vereadores e vereadoras.

Presente na Conferência, neste sábado (15), a secretária Nacional de Mulheres, Anne Moura, afirmou que o PT é um partido com grande capilaridade e tem como tarefa defender a democracia. “A nossa eleição nos municípios, nos territórios é muito importante. O PT tem uma vantagem diferente dos outros partidos, nós estamos em todo lugar, em todos os municípios, e a Bahia tem essa presença muito marcante e é referência também para o resto do país. E não tenho dúvida que a gente nas eleições tem avançado muito”, afirmou a dirigente nacional, que frisou a importância de preparar e eleger mais mulheres. “A nossa presença na política não é uma responsabilidade só das mulheres, é do conjunto do PT, do conjunto da população”.

Vice-presidente do PT Bahia, Aluã Carmo falou sobre a necessidade de isolar o bolsonarismo e o carlismo e defendeu um maior debate sobre os territórios baianos, renovando os programas, renovando o PT e outras experiências de gestão. “Nós temos duas obrigações: eleger um vereador ou vereadora em cada município desse estado. E a segunda tarefa: o maior número de prefeitos comprometidos com a eleição de Lula e Jerônimo, comprometidos com os territórios e com a ampliação da nossa bancada de deputados e deputadas estaduais e federais”.

Zé Vaqueiro é confirmado no aniversário de 62 anos de Malhada de Pedras

Zé Vaqueiro é confirmado no aniversário de 62 anos de Malhada de Pedras

O cantor Zé Vaqueiro é a primeira atração confirmada para o aniversário de 62 anos do município dMalhada de Pedras. A festa será realizada no dia 11 de julho na Praça Nely Aparecida, cartão postal da cidade. O anúncio foi feito pela Prefeitura Municipal nesta sexta-feira (14).

Malhada de Pedras é governada pelo prefeito Carlos Roberto Santos da Silva (PSD), o Beto de Preto Neto.

“Zé Vaqueiro é um dos maiores cantores da atualidade. Seus hits estão bombando nas paradas musicais de todo Brasil! Com seu estilo alegre e contagiante, Zé Vaqueiro promete fazer um show que ficará marcado no coração dos malhadapedrenses!”, disse a prefeitura em publicação nas redes sociais.

Malhada de Pedras completará 62 anos de emancipação político-administrativa no dia 12 de julho.

Bom Jesus da Lapa: Maria Gomes dos Reis, a dona Roxa, morreu aos 123 anos, 11 meses e 22 dias

Maria Gomes dos Reis, a dona Roxa, morre aos 123 anos em Bom Jesus da Lapa
Sra. Maria Gomes dos Reis, a dona Roxa, faleceu aos 123 anos e 11 meses de idade – Foto: Reprodução/G1

Morreu aos 123 anos 11 meses e 22 dias, a idosa baiana Maria Gomes dos Reis, a dona Roxa, em Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia, no sábado (8). Uma bisneta da centenária, informou ao G1 que a causa da morte foi insuficiência respiratória aguda.

“Ela já estava rebaixando as funções neurológicas há algum tempo e esses dias apresentou dificuldade na respiração. Foi hospitalizada na sexta e faleceu no sábado”, afirmou Thaíse Reis. A idosa deixou três netos, 14 bisnetos e 9 tataranetos. Segundo Thaíse, todos os filhos da centenária já morreram, muitos deles ainda na infância.

Maria Gomes foi “descoberta” pela Prefeitura de Bom Jesus da Lapa após passar mal e precisar de um socorro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Segundo consta em sua certidão de nascimento, Maria Gomes dos Reis nasceu em 16 de junho de 1900, no povoado Bela Vista, em Bom Jesus da Lapa. Até a morte dela, a centenária poderia ser a pessoa mais velha do mundo, já que segundo o Guinness Book, hoje, o homem mais velho do mundo vivo é um britânico de 111 anos.

Em 2022, a Prefeitura de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia, fez um pedido de análise ao Guinness Book, para tornar a idosa Maria Gomes dos Reis a pessoa mais velha do mundo. Por meio de nota, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Bom Jesus da Lapa informou que, em 2022, uma equipe da Secretaria de Turismo do município entrou em contato com o Guiness Book, mas devido a mudanças, inclusive do secretário da pasta, toda a equipe foi trocada, ficando sem informações sobre o andamento do processo.

Vitória da Conquista: Mulher de 35 anos que conduzia motocicleta morre na BA-262

Mulher de 35 anos que conduzia motocicleta morre na BA-262 em Vitória da Conquista

Uma mulher de 35 anos, identificada como Vanilda Santos de Oliveira, morreu na manhã deste domingo (16), em um acidente, na BA-262, trecho do município de Vitória da Conquista. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) ainda não divulgou a dinâmica do acidente.

Vanilda conduzia uma motocicleta, quando aconteceu uma colisão com um veículo de passeio Corsa. Um jovem de 25 anos que era passageiro da motocicleta e o condutor do carro, um homem de 57 anos, ficaram com ferimentos graves e foram encaminhados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) para o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC).

A passageira do carro, uma mulher de 57 anos sofreu ferimentos leves. O local foi isolado até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O corpo de Oliveira foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Vitória da Conquista para ser necropsiado. Ela é natural de Vitória da Conquista. A Polícia Civil instaurou um inquérito e investiga o caso.