Dia: 23 de junho de 2022

Social: Completando idade nova hoje (23), João Fernandes da Costa

 

João Fernandes da Costa está completando 88 anos hoje (23), dia da Fogueira de São João, ele veio comemorar a idade nova na sua terra natal

Está completando hoje 88 anos de idade bem vivida nesta quinta-feira dia 23 de junho de 2022, o Sr. João Fernandes da Costa, nascido em 23 de junho de 1934 na Comunidade da Cerquinha município de Condeúba

História:- João Fernandes ainda muito jovem, migrou-se de Condeúba para o estado de São Paulo, com 18 anos de idade ele foi rumo a Fazenda Floresta na Paulista, trabalhar como arrendatário, lá ficou por muitos anos explorando o plantio e colheita de algodão. Trabalhou no corte de cana de açucar e por último trabalhou como granjeiro até se aposentar. Ele sempre morou na região nesses últimos 60 anos, porém nos últimos 35 anos, ele está radicado na cidade de Mirandópolis/SP.

João é viúvo da Sra. Maria da Cruz Costa, irmã de Laurita mãe de Juari Nascimento, ambos nascidos na Comunidade da Cerquinha. João é líder de uma Frota de Reis e coordenador do Terço dos Homens em Mirandópolis. Ele veio nos visitar depois de 45 anos aproximadamente da última vinda dele aqui, desta vez, ele veio acompanhado de sua filha Elzita, sua cunhada Lourdes e sua sobrinha Cidinha, a todos nós agradecemos imensamente pela visita.

Nós do Jornal Folha de Condeúba parabenizamos ao amigo e irmão na fé, Sr. João, pela passagem de seu aniversário. Rogamos ao bom Deus, que essa data se repita por muitas vezes e, sempre com essa sua disposição de estar para ajudar e servir.

Fotos: Oclides/JFC Continue lendo

Cordeiros: Morreu o Sr. JOSÉ DA SILVA GUSMÃO popular “Zé Crente” aos 100 anos de idade

 

Sr. JOSÉ DA SILVA GUSMÃO popular “Zé Crente”, morreu aos 100 anos de idade

Morreu na tarde de ontem quarta-feira dia 22 de junho de 2022 às 17:00 horas, o Sr. JOSÉ DA SILVA GUSMÃO popular “Zé Crente” aos 100 anos de idade, segundo informações de familiares, a causa morte foi insuficiencia renal. o Sr. José era viúvo da Sra. Nely Luz e deixou 8 filhos 18 bisnetos e 9 tataranetos. Seu corpo está sendo velado na IGREJA ADVENTISTA. O seu sepultamento será hoje 23/06/2022, no Cemitério Jardim da Saudade, ainda sem horário definido.

Atendimento FUNERÁRIA SÃO MATHEUS

Nós do Jornal Folha de Condeúba, neste momento de dor e luto, prestamos nossos mais sinceros sentimentos de solidariedade e amor à família do Sr. José Gusmão, na esperança de que Deus nosso Pai, dê todo o conforto e consolo necessário aos parentes e amigos. Que permaneçam as boas lembranças, carinho e afeto para com a memória dele, descanse em paz, nas graças de Deus caro José Gusmão.

DITADURA DEMOCRÁTICA NO BRASIL

Por Antônio da Cruz Santana

No Brasil, vivemos em um tempo sombrio e de constantes ameaças ou ataques à democracia brasileira conquistada com muita luta e esforço por heróis do passado e do presente. Para ilustrar e refletir um pouco mais acerca do texto recorre-se ao filósofo Antonio Negri, onde ele diz que todas as transformações que a sociedade tem sofrido, especialmente ao longo do século XX, tornaram pouco úteis os conceitos clássicos da política. Sua tese central é de que, com a consolidação do processo de globalização nas últimas décadas daquele século, a noção de soberania centrada no Estado-nação declinou.

Para ele, assim como para outros filósofos contemporâneos, já não vivemos a era moderna, e sim uma fase posterior, a pós-modernidade. Apesar de haver cada vez mais riquezas circulando mundialmente, a desigualdade econômica e os problemas dela decorrentes muitas vezes foram ampliados. Antonio Negri afirma que o império não nasce da intenção de alguém ou algum grupo. O império vai se construindo aos poucos, nos movimentos do jogo político das instituições sociais. Em outras palavras, o império não é um organismo que se coloca além do conjunto social, organizando-o e gerindo-o; ele brota do próprio meio social.

Na visão do escritor e poeta Antônio Santana, amar o Brasil, morar no Brasil e ter orgulho de ser brasileiro\brasileira está cada dia mais complicado. Porque quando se faz críticas a um determinado governo, instituição, entidade ou segmentos da sociedade brasileira algumas pessoas dizem que somos antidemocráticos ou opositores a uma determinada ideologia de qualquer natureza. Entretanto, existe a ditadura democrática para aqueles\aquelas que circulam dentro e fora da estrutura do PODER POLÍTICO, que compartilham das arbitrariedades que porventura surgem naquele espaço o qual poucos fazem parte das (chamadas panelinhas de governos), ou seja, aqueles\aquelas que se calam por conveniências pessoais. Contudo, em outros segmentos desta mesma sociedade, não existe muita diferença quanto ao tratamento no que pode e no que não pode falar publicamente para não prejudicar a imagem “dos Poderosos”, nos seus respectivos tronos passageiros no Brasil.

Vale ressaltar, que vivemos ora em um Estado Democrático de Direito, bem como em outros momentos, em uma democracia ditatorial onde não podemos nos manifestar ou falar certas verdades que muitas vezes não querem ou não gostam de ouvi-las. No Brasil, infelizmente ainda vivemos à sombra do coronelismo esquemático e sistemático que alimentam muitos vícios, principalmente, o do silêncio. Que às vezes, o não falar significa respeitar e concordar por medo de se posicionar perante uma tomada de decisão errada ou equivocada do “chefe”, onde o cidadão é pressionado ou ameaçado a concordar com o erro ao invés de denunciá-lo à Justiça.

Sendo assim, é mais do que necessário enquanto cidadãos e cidadãs, rever os nossos conceitos no que diz respeito à palavra DEMOCRACIA, bem como onde ela inicia e termina na vida em sociedade e de que maneira nós nos comportamos no seu exercício no território brasileiro. É urgente buscarmos esse entendimento para não corremos o risco de matarem os nossos sonhos, as nossas ideologias, impedir a nossa liberdade de expressão, o nosso direito de ir e vir, e o retrocesso do livre direito de escolha por meio do voto secreto e direto na urna eletrônica.

O Brasil, não merece voltar ao passado!

Antônio Santana
Escritor e poeta
Condeúba – Bahia

Jaguaquara: Carreta que transportava produtos diversos pega fogo na BR-116

Foto: Blog do Marcos Frahm

Uma carreta que transportava produtos diversos pegou fogo na noite desta terça-feira (21) enquanto transitava na Rodovia Santos Dumont BR-116, na altura do KM 631, no perímetro urbano do distrito Stela Dubois – Entroncamento de Jaguaquara, na região sudoeste da Bahia.

De acordo com o Blog do Marcos Frahm, o incêndio teve início por volta das 19h30 à carreta quando seguia no sentido norte. O motorista, de 75 anos, não ficou ferido, não soube informar o que originou o incêndio e disse que seguia de Leopoldina, Município de Minas Gerais, em direção a Feira de Santana.

Entre os produtos transportados estavam placas de energia solar e peças de veículos. Parte da carga foi saqueada por populares em meio ao incêndio.

Um caminhão – tanque da Concessionária Via Bahia chegou ao local por volta das 20h30 para tentar debelar as chamas, que já teriam se alastrado, destruindo a carreta.

O trânsito fluiu pelas vias laterais da pista e até as 21h era aguardada a chegada da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para o registro da ocorrência.