Dia: 21 de junho de 2022
Condeúba/Morrinhos da Feirinha: Morreu o Sr. Minervino Alves da Silva
Morreu na noite de ontem segundas-feira dia 20 de junho de 2022 às 21:00 horas, o Sr. Minervino Alves da Silva. Seu corpo foi velado em sua residencia na Fazenda Morrinhos. O sepultamento ocorreu hoje (21), às 16:00 horas no Cemitério Municipal do Enchu.
Atendimento FUNERÁRIA SÃO MATHEUS
Nós do Jornal Folha de Condeúba, neste momento de dor e luto, prestamos nossos mais sinceros sentimentos de solidariedade e amor à família do Sr. Minervino, na esperança de que Deus nosso Pai, dê todo o conforto e consolo necessário aos parentes e amigos. Que permaneçam as boas lembranças, carinho e afeto para com a memória dele, descanse em paz, nas graças de Deus caro Minervino.
Condeúba: A Secretaria de Saúde informa o boletim da covid-19 hoje (21), aumentou OITO casos
A Coordenação da Vigilância Epidemiológica, informa que aumentou dos 1948 para 1958 que foram infectados pelo covid-19 no município sede de Condeúba. Sendo 30 óbitos, 1910 já foram curados e 16 casos ativos. Suspeitos 5.042, aguardam coleta TRÊS, aguarda resultado ZERO e descartados laboratorialmente 3083.
Início do Inverno (Solstício de Inverno)
O Inverno tem início no dia 21 de junho de 2022 às 06h14 e termina em 22 de setembro de 2022, com o equinócio da primavera.
Esta é a estação que antecede a primavera e sucede o outono. No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, o inverno caracteriza-se pelas temperaturas baixas, dias mais curtos e noites mais longas.
As regiões Sudeste e Sul do país são as mais marcadas pelas características típicas do inverno, sendo que no restante do Brasil as temperaturas são mais equilibradas, com pouca variação térmica.
Solstício de Inverno: início do inverno astronômico
O começo do inverno é marcado pelo evento astronômico, baseado na órbita da Terra em relação ao Sol, conhecido por solstício de inverno, ou seja, o período em que o Hemisfério Norte está mais inclinado para o Sol.
Enquanto no Hemisfério Sul ocorre o solstício de inverno, tem-se o evento chamado de solstício de verão no Hemisfério Norte, marcando o começo da estação mais quente do ano nos países que ficam acima da linha do Equador.
Observe que o solstício marca o início das estações verão e inverno, enquanto que o equinócio determina a chegada da primavera e do outono.
Vale lembrar que se estivermos falando da estação meteorológica, período estabelecido para coincidir com o calendário que utilizamos, há a divisão em quatro períodos – primavera, verão, outono e inverno – de três meses.
Sendo assim, o inverno meteorológico é a estação no ano que ocorre nos meses de junho, julho e agosto de acordo com o ciclo anual de temperatura.
Quando acaba o inverno?
O fim do inverno é também marcado por outro fenômeno astronômico: o equinócio de setembro, período quando o Sol incide com maior intensidade nas regiões próximas à linha do Equador.
No Brasil e em todo o Hemisfério Sul, o equinócio acontece entre os dias 22 e 23 de setembro, marcando o fim do inverno e começo da primavera.
O equinócio tem como principal característica o dia com a mesma duração no Hemisfério Norte e no Hemisfério Sul.
FONTE: www.calendarr.com/brasil/inicio-do-inverno/
José Mauro Coelho pede demissão da presidência da Petrobras
A Petrobras informou, nesta segunda-feira (20) que José Mauro Coelho pediu demissão da presidência e, também, do Conselho de Administração da companhia.
O anúncio foi feito quase um mês após o executivo começar a ser pressionado pelo próprio governo diante reajuste no preço de combustíveis.
Pouco depois do anúncio, em novo comunicado, a Petrobras informou que o atual diretor executivo de Exploração e Produção da companhia, Fernando Borges, será o presidente interino até que o substituto de Coelho seja eleito e empossado.
Malhada de Pedras já no clima junino para o Arraiá do Sessentão nos dias 24 e 25 de junho
O município de Malhada de Pedras, já está no clima junino para o “Arraiá do Sessentão”, que será realizado nos dias 24 e 25 de junho. A programação do São João na cidade teve início com a apresentação de quadrilhas juninas e os festejos das escolas da rede municipal de ensino.
De acordo com o prefeito Carlos Roberto Santos da Silva (PSD), o Beto de Preto Neto, o espírito junino tomou conta dos munícipes, que aguardam com ansiedade os dois dias de festa na Praça da Bandeira.
“Depois de dois anos sem festa por causa da pandemia, estamos com muita expectativa. Não vemos a hora de curtir esse momento legal com o povo”, destacou.
Entre as atrações: o forrozeiro Edgar Mão Branca, as bandas Beijo Apimentado e Canários do Reino, e a cantora Mariana Fagundes, além de vários artistas da terra.
Um fator muito positivo está sendo o aquecimento das vendas no comércio local, que está tendo um crescimento de 50%. “Tudo se movimenta nessas comemorações: lojas, salões de beleza, mercados, tudo. Nosso objetivo é trazer para Malhada de Pedras o aquecimento da economia local”, frisou.
Árvores estão sendo podadas e derrubadas visando fogueiras juninas
Em entrevista, a diretora de meio ambiente na Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Brumado, Thaís Viana, alertou que é preciso autorização da pasta para poda de árvores em logradouros públicos.
Segundo frisou, a secretaria está fiscalizando e aplicando as multas devidas nos casos em que o cidadão não pediu a autorização da pasta para realização da poda.
“Estamos nas ruas fiscalizando, anotando os endereços, identificando o proprietário e enviando as multas. Isso entra na lei de crimes ambientais e no nosso código municipal”, alertou.
Com a proximidade dos festejos de São João, Viana pontuou que muitas árvores estão sendo cortadas completamente para venda da madeira para confecção das tradicionais fogueiras juninas.
“É uma chamada para sensibilização. Não cortem as árvores dessa maneira. O gasto com poda é uma vez ao ano. Fica esse alerta”, completou.
Acheisudoeste
Cordeiros inaugura segunda quadra poliesportiva com recursos de emenda do deputado Waldenor
Mais uma quadra poliesportiva, construída no município de Cordeiros com recursos de emenda do deputado federal Waldenor Pereira (PT), foi inaugurada neste último sábado (18), na comunidade de Formosa. A entrega do espaço destinado às práticas esportivas e também aos eventos da comunidade foi realizada com a participação do parlamentar, que destinou recursos no valor de R$ 250 mil.
A quadra recebeu o nome do jovem Paulo Novais Prates, que morreu precocemente, representado na solenidade pela mãe, Dona Gisele, e familiares. A inauguração comandada pelo prefeito Delci Luz, teve a participação do vice-prefeito Teco, do vereador Renerinho, liderança de Formosa, do presidente da Câmara Municipal, Fabiano, e dos vereadores Pedro Gregório e Dão Joia.
Antes de Formosa, Delci entregou outra quadra poliesportiva fruto de emenda de Waldenor, na comunidade de Araçás, que ele destacou em seu discurso, quando agradeceu ao deputado pelos investimentos realizados em apoio à sua administração. “Atualmente, mais de 80 por cento dos investimentos feitos em nosso município são resultantes de emendas ou intermediação do deputado Waldenor”, afirmou.
O deputado Waldenor lamentou não ter participado da inauguração da quadra de Araçás, na semana passada, em razão da presença do governador Rui Costa no município de Vitória da Conquista. Ele também lembrou dos investimentos realizados para apoiar a saúde municipal de Cordeiros, as melhorias na infraestrutura, com a pavimentação e urbanização de ruas e praças, o apoio à Educação e o fortalecimento da agricultura familiar com a entrega de tratores e ações para ampliar a oferta de água na zona rural.
A receptividade que encontrou em Cordeiros foi destacada pelo parlamentar, que antes mesmo da inauguração foi recebido na casa do prefeito Delci, que esteve acompanhado da primeira Dama, Gláucia, e do ex-prefeito Vavá. Depois ele esteve como convidado na casa do vereador Renerinho e sua esposa Cida. Waldenor também agradeceu especialmente o carinho manifestado pela comunidade de Formosa e não resistiu ao forró comemorativo da inauguração, animado pelos grupos Companhia da Calcinha Preta, Trio Cordeirense e o condeubense Erik Novais
Fonte: Ascom/Expressão/texto: Joana D’Arck
Comentários