Dia: 7 de junho de 2022

A Liberdade de Imprensa no Brasil é comemorado no dia 7 de junho


Essa liberdade é relacionada ao direito que qualquer profissional de mídia tem de fazer com que as informações circulem livremente, pois esse é um pressuposto acima de tudo da democracia, regime político que norteia o nosso país nos dias atuais. A censura, contrária a liberdade de imprensa, é comum aos governos que funcionam como ditaduras, limitando as possibilidades da mídia em prol de seus próprios interesses.
Essa data deve ser comemorada pelos profissionais que atuam na área, mas também por cidadãos, que são os maiores beneficiados da libre circulação de informação. O trabalho árduo da imprensa mesmo em momentos nem tão favoráveis à liberdade é o que possibilidade que tenhamos o nosso direito de escolha e o nosso libre arbítrio preservado, ainda que o estado de calamidade esteja ao redor, como no caso de coberturas de guerra.
Nesse dia devemos lembrar, acima de tudo, que os profissionais de comunicação não têm só o direito, mas sobretudo o dever de manter nós, cidadãos, sempre informados. Ainda assim, é importante lembrar que a liberdade de um começa quando a do outro termina, então a liberdade da imprensa deve existir com ética, sem desrespeitar o espaço e direitos alheios.
Não se deve nunca, por exemplo, divulgar uma informação sem antes apura-la precisamente, porque qualquer repercussão pode fugir do nosso controle, seja ela negativa ou positiva. A afirmação falsa sempre é muito mais forte do que qualquer direito de resposta que possa haver.
A história
Na época da monarquia a impressão era proibida no nosso país, só chegando aqui junto com a família real, em 1808. Após a primeira assembleia constituinte houve a elaboração da chamada lei da imprensa, que dava a ela liberdade para publicar, vender e comprar os livros, ainda que houvessem claras exceções.
A partir da instauração da república, houveram muitos e muitos atentados a nossa liberdade de imprensa. Na República Nova, a primeira lei de imprensa retirava do nosso código penal os crimes relacionados a essa área de atuação, mas mantinha instituído o direito de resposta.
Durante o nosso regime militar também houve o estabelecimento de uma nova lei de imprensa, dessa vez estabelecendo sérias restrições à liberdade de expressão. Todas as notícias deveriam, primeiramente, ser analisadas pelos censores, sendo barradas se houvesse qualquer hostilidade ao governo instituído. Em meio aos anos em que a ditadura teve a sua repressão mais forte criou-se o Departamento de Imprensa e Propaganda, que tinha por fim justamente executar esse trabalho. Comisso o ideal de liberdade e democracia foi ainda mais apregoado pelos agentes da imprensa, não só no Brasil, mas em toda a América Latina.
Desde 1988 a liberdade de imprensa é assegurada pela nossa Constituição e desde o fim da ditadura os seus profissionais se mantém vigilantes e atentos a qualquer iniciativa de calar os seus agentes, pois a eles cabe o dever de informar a população, algo que temos o direito e que precisamos para seguir os caminhos que desejamos enquanto nação, sejam eles quais forem.
Fonte: www.calendariobr.com.br/dia-da-liberdade-de-imprensa

Boom do agrotech esbarra na falta de acesso por pequenos produtores

Agrotech: Filha de pequenos agricultores do DF, Carime Rodrigues se vê como minoria no setor ao focar esforços no desenvolvimento de produtores familiares com sua startup de biofertilizante KrillTech

+ Agrotech tem evoluído com constância no Brasil

+ Inovações, no entanto, chegam quase que somente às grandes produtoras

+ Pequenos produtores se dizem “negligenciados”

Logo que a doutora em nanotecnologia Carime Rodrigues percebeu o potencial que a substância desenvolvida por ela e colegas em laboratórios da UnB (Universidade de Brasília) tinha para a agricultura, procurou os pequenos produtores de chuchu Maria das Graças e Ozair, de Brazlândia – na região noroeste do DF – para testar em campo a descoberta.

Maria das Graças e Ozair, pais de Carime, se surpreenderam com os resultados obtidos com a Arbolina – uma nanopartícula biológica que estimula o crescimento das plantas, funcionando como biofertilizante natural ecológico – e indicaram a filha para outros agricultores familiares da região.

“Um dos primeiros testes foi com um produtor de morango; dividimos a área dele em duas iguais, aplicando a arbolina em metade, e usando a outra como controle, e aquela onde foi aplicada produziu 290 caixas, contra 130 da outra”, conta a agora empreendedora. “Ainda assim, enfrentamos alguma resistência por parte do produtor, por motivos que não sabemos ao certo, o que nos levou a buscar órgãos estatais de assistência técnica para levar nosso produto aos pequenos produtores”.

Para ela, ser filha de agricultores familiares – a primeira da família a entrar no ensino superior – a leva a focar o esforço de divulgação e propagação da produção para os pequenos produtores. “Nossa ideia é justamente expandir para os mais vulneráveis; para um grande agricultor, ganhar mais produtividade pode representar mais lucro, uma Hilux nova nada garagem; para estes pequenos, pode significar uma mudança de vida.

A iniciativa da KrillTech – Agrotech de biotecnologia criada pela filha de agricultores do DF – é minoria entre as startups do Agro. Ela mesma diz não conhecer outra que busque fortalecer os pequenos produtores por via de órgãos como Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) ou governos estaduais.

Mulher passa mais de 24 horas com barata no ouvido: “ foi desesperador”

Uma mulher passou mais de 24 horas com uma barata no ouvido em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio. Aline Lopes contou ao g1 que, na madrugada deste domingo (5), acordou desesperada com o inseto no ouvido.

Ela estava na casa da sogra que fica no bairro Jardim Esperança. De lá, ela decidiu seguir para o hospital do bairro mas, segundo ela, na unidade não havia especialista de plantão nem material para realizar o procedimento.

Ainda de acordo com Aline, os profissionais foram atenciosos e orientaram que ela buscasse atendimento em Macaé ou em São Pedro da Aldeia. Ela foi até o município vizinho, São Pedro da Aldeia, e na unidade os enfermeiros tentaram tirar a barata com um sugador, mas não conseguiram realizar o procedimento por falta de equipamento adequado.

“Uma doutora tentou tirar o bicho com o sugador e começaram a mexer no meu ouvido de novo, que já tava com o tímpano muito machucado por conta da barata e por conta do alicate que estavam enfiando. Eu sentia muita dor e eles me sedaram”, disse Aline.

Segundo a paciente, os profissionais da unidade de saúde de São Pedro tentaram fazer a transferência dela para um hospital do Rio, mas não conseguiram vaga.

Nesta segunda (6), o médico de uma clínica particular, Dr. André Defaveri , ficou sabendo do caso e entrou em contato com Aline para retirar a barata. O procedimento foi feito por ele, que é médico otorrinolaringologista, e não foi cobrado.

Vitória da Conquista volta a registrar óbito por Coronavírus


O boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde desta segunda-feira (6) confirmou sete novos casos de Covid-19 registrados nos últimos três dias.

Desde o início da pandemia, são 44.829 casos confirmados, destes 44.108 estão recuperados e 28 estão em recuperação. No sábado (4), foi registrado o óbito de um homem de 63 anos, com hipertensão e diabetes mellitus, morador do bairro Jurema, totalizando 693 mortes provocadas pela Covid.

No momento, 83 casos suspeitos aguardam classificação final (investigação clínico-epidemiológico e/ou laboratorial).

Ocupação de leitos – Segundo o boletim, um paciente está internado em Vitória da Conquista. O município disponibiliza 40 leitos SUS para tratamento da doença.

PM acusado de assaltar farmácia em Vitória da Conquista é expulso da corporação

Um soldado da Polícia Militar, lotado na 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Brumado, acusado de assaltar uma farmácia em Vitória da Conquista, foi expulso da corporação. O crime aconteceu em fevereiro deste ano. Câmeras de segurança do estabelecimento flagraram o suspeito entrando no local e anunciando o assalto.

Na ação, ele teria usado uma moto com placa adulterada. Uma investigação apontou o PM Juvenal Alves Fernandes Neto, como autor do crime. De acordo com a TV Sudoeste, Juvenal confessou que adulterou a placa da moto da esposa para cometer o assalto.

Após processo administrativo, a Polícia Militar concluiu que ele era o responsável pelo crime. Ainda em fevereiro, o militar foi preso em flagrante e foi custodiado na sede do Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPRSO).

Ciclista desmaia após golpe de arte marcial na cidade de Livramento de Nossa Senhora


Na tarde do último sábado (04), dois homens se desentenderam no trânsito na Avenida Lindemberg Cardoso, no Bairro Taquari, em Livramento de Nossa Senhora. Ambos trafegavam nas proximidades do semáforo quando um dos homens desceu do automóvel e iniciou a briga com um ciclista. De acordo com a Rádio 88 FM, os dois trocaram socos e pontapés em uma das principais avenidas da cidade.

Um dos indivíduos usou a técnica de estrangulamento utilizada em artes marciais, fazendo com o que o ciclista desmaiasse às margens da rua. O autor do estrangulamento fugiu do local logo após o ocorrido.

Depois de retomar a consciência, o ciclista se queixou de dores na perna direita e escoriações na cabeça, mas recusou atendimento hospitalar. A Polícia Militar foi acionada para registro da ocorrência e o mesmo foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil.