Dia: 31 de dezembro de 2021

Condeúba: A Secretaria de Saúde informa o boletim da covid-19 hoje (31), aumentou UM caso

Segundo o gráfico divulgado pela Coordenação da Vigilância Epidemiológica, informa que AUMENTOU de 1388 para 1389 os que foram infectados pelo covid-19 no município sede de Condeúba. Sendo 26 óbitos, 1359 já foram curados e 4 os que estão em tratamento. Suspeitos 3.961 aguardam coleta 15, aguardam resultado ZERO e descartados laboratorialmente 2.557.

A Folha de Condeúba agradece aos parceiros de 2021 e deseja a todos um feliz 2022

NOTA DE AGRADECIMENTO

Nós do Jornal Folha de Condeúba, vem por meio dessa nota, agradecer primeiramente a Deus e depois a todos os seus patrocinadores e apoiadores, leitores e claboradores em geral, graças a essas boas atitudes de cada um, é que atingimos mais um ano em evidência e com a mesma qualidade de conteudo. Pois, se não fosse essa escala na sua organização estrutural, nada existiria como tal.

O Jornal Folha de Condeúba, desde seu início sempre se portou com responsabilidade e dignidade nas suas publicações, buscando única e exclusivamente informar ao público as notícias de forma original, sem nenhuma distorções dos fatos. Por isso, somos muito gratos a vocês que nos ajudaram a escrever, mais esse capítulo do bem para a Folha de Condeúba, no decorrer desse ano de tantas turbulências, que se encerra hoje a meia noite desse dia 31 de dezembro de 2021.

Que o novo ano de 2022, seja como sempre para todos nós promissor, porém verdadeiro, para que possamos dar mais alguns passos firmes em direção ao futuro, visando alcançar o progresso com bastante eficâcia. Para tanto, precisamos de todos e desde já convidamos aqueles que nos ajudaram até aqui, para continuar a mesma parceria. Pois, só assim, estaremos mais uma vez, atingindo a nossa marca registrada, que é a informação verdadeira e de excelente qualidade, sem distorções dos fatos.

Um feliz ano novo para todos os brasileiros, em especial aos condeubenses.

Atenciosamente,

                            Oclides da SilveiraRedator

Chuvas na Bahia em dezembro foram as mais volumosas do planeta

Foto: Júnior Nascimento/Agência O Globo

Nenhum lugar do mundo teve uma chuva tão volumosa e numa área abrangente como o estado da Bahia no mês de dezembro. De acordo com a empresa de meteorologia Metsul, que coletou dados na base de monitoramento global de precipitação da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA), a agência climática do governo dos Estados Unidos, a quantidade de água na região ficou acima da normalidade.

Segundo o jornal o Globo, o mapa de anomalia de precipitação, que mostra as chuvas entre os dias 24 de novembro e 24 de dezembro mostra áreas do Sudeste Asiático, perto da Indonésia e Papua Nova Guiné, com volume mais abrangente de águas, mas a região do estado da Bahia é a maior do mundo com intensa precipitação.

A tragédia baiana foi deflagrada por um fenômeno chamado Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), colossal canal de umidade trazida do mar que “estaciona” sobre determinadas áreas, causando chuva intensa e inundação por dias. Um conjunto de fenômenos meteorológicos raros tem causado essa “anomalia” no clima baiano.

“A ZCAS se espalhou pela Bahia, o que é totalmente fora do normal, e despejou aguaceiros numa região cerca de 1.000 quilômetros ao norte da que costuma ocorrer (o Sudeste). E esse fenômeno, que por si só já seria raro, aconteceu duas vezes no mesmo mês”, destaca o cientista do Cemaden, instituição que alertou com antecedência de cinco dias sobre o risco de tragédia na Bahia e cuja ação coordenada com a Defesa Civil e prefeituras baianas permitiu a retirada de muita gente de áreas de risco, evitando que o número de mortos fosse ainda maior.

Bahia tem 24 mortos e mais de 90 mil fora de casa após chuvas

Foto: Reprodução/TV Sudoeste

O número de mortos por causa da chuva na Bahia subiu para 24, nesta quarta-feira (29). Os dados foram divulgados pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), que contabiliza 91.258 pessoas desabrigadas ou desalojadas.

O número de desabrigados – que são as pessoas que perderam seus imóveis e precisam de apoio do poder público – está em 37.324. Já o total de desalojados – que são as pessoas que também perderam os imóveis, mas foram alocadas em casas de familiares – está em 53.934.

A Sudec detalhou as três mortes confirmadas nesta quarta são de um casal que teve o carro arrastado pela enxurrada, em São Félix do Coribe; e um homem, morador de Ubaitaba, atropelado por um motorista que perdeu a visibilidade por causa das chuvas.

Ao todo, 629.398 pessoas foram afetadas pela chuva. O número de feridos aumentou de 358 pessoas para 434. Nesta quarta, 136 cidades seguem sob decreto de situação de emergência.

Social: Está completando idade nova hoje (31/12), nossa irmanzinha “ITA”

 

Aulita Maria da Costa nossa querida “Ita”, completando idade nova hoje (31/12)

Está completando idade nova nesta sexta-feira dia 31 de dezembro de 2021, a nossa querida irmã Ita. Que o glorioso Pai Eterno lhe cubra de bençãos neste último dia do ano e que essa dádiva de Deus lhe estenderá para todo o ano de 2022, juntamente com todos os seus familiares, seu esposo José, seus filhos Vilma, Alan e Helen além de um punhado de netinhos. Esses são os votos dos seus irmãos Olinto, Odílio e Oclides.

Nós do Jornal Folha de Condeúba deixamos nosso abraço fraternal e um grande beijo para a aniversariante, rogamos a Deus que você tenha muitos anos de vida com bastante saúde, paz e amor junto aos seus familiares não cansamos de ressaltar a sua “garra” para enfrentar a batalha do dia a dia, que assim seja sempre. Beijão no seu coração ITA!!! 

Vereador de 38 anos é executado em cidade na fronteira entre Brasil e Paraguai

O vereador Hugo Leonardo da Silva Gonçalves, morreu aos 38 anos de idade – Foto: Câmara Municipal de Paranhos

O vereador Hugo Leonardo da Silva Gonçalves, de 38 anos, foi executado nessa quarta-feira (29), em Sete Quedas, a 467 quilômetros de Campo Grande, na região de fronteira entre Brasil e Paraguai.

De acordo com o G1, o corpo do parlamentar foi encontrado em uma estrada, a 10 quilômetros da área urbana, e tinha marcas de tiros de pistola. Testemunhas disseram à polícia que o vereador seguia de carro e foi perseguido.

Ao perceber a situação, tentou entrar no Paraguai, mas perdeu o controle da direção do veículo, capotou e ainda foi atingido por tiros. Junto ao corpo não havia documentos e inicialmente a polícia não sabia quem era. Depois, foi constatado que se tratava de Hugo Leonardo, vereador em Paranhos, cidade vizinha a Sete Quedas, pelo MDB.