Dia: 25 de dezembro de 2021

Condeúba: Barragem do Champrão sangrou depois de 8 anos

 

Sangradouro da Barragem do Champrão em Condeúba

A Barragem do Champrão localizada em Condeúba e sendo a principal da região, a qual abastece três cidades Condeúba, Cordeiros e Piripá além de muitas localidades na zona rural.

Essa barragem iniciou sua construção no ano de 1949 na gestão do primeiro prefeito eleito pelo voto popular Joaquim Mutte. Sua finalização foi no ano de 1955 já na gestão do então prefeito Políbio Rodrigues de Carvalho.

A última vez que a Barragem do Champrão tinha sangrado foi num domingo dia 22 de dezembro de 2013, portanto há exatamente oito anos atrás. Voltou a sangrar hoje sábado dia 25 de dezembro de 2021 por volta das 22:00 horas.

Foi com grande alegria e expectativa que a população estava aguardando esse momento de sangrar a nossa barragem, a festa foi grande com queima de fogos de artifícios e muitos fiseram verdadeiros plantões para flagar o momento do início do sangramento.

Com essa cheia da Barragem do Champrão, essa notícia só deixa a grande população dos três municípios assegurada de que esse próximo ano não vai faltar água em nossas casas.

Condeúba/Ripa: Morreu o Sr. Antônio Pereira da Rocha aos 94 anos de idade

 

Sr. Antônio Pereira da Rocha, morreu aos 94 anos de idade

Morreu nos primeiros minutos desta madrugada de sábado dia 25 de dezembro de 2021 à zero hora, o Sr. Antônio Pereira da Rocha aos 94 anos de idade. Segundo informações de familiares, o Sr. Antônio teve morte natural. Ele deixou viúva a Sra. Ernestina da Cruz Rocha 4 filhos, José, Eldita, Santa e Rufino além de 15 netos e 7 bisnetos. Seu corpo foi velado na sua residencia na Fazenda Mandacaru, próximo ao Baixão. O sepultamento foi hoje a tarde (25), às 17:00 horas no Cemitério Municipal São Vicente na Ripa.

Nós do jornal Folha de Condeúba deixamos nossos profundos sentimentos aos queridos familiares do Sr. Antônio, por eles estarem passando essa terrível dor, pela perca irreparável desse ente tão querido! Que o bom Deus o tenha ao seu lado para eternidade. Descanse em paz Sr. Antônio.

Condeúba: A Secretaria de Saúde informa o boletim da covid-19 hoje (25), NÃO HOUVE aumento de casos

Segundo o gráfico divulgado pela Coordenação da Vigilância Epidemiológica, informa que  permaneceu os 1384 que foram infectados pelo covid-19 no município sede de Condeúba. Sendo 26 óbitos, 1356 já foram curados e 6 os que estão em tratamento. Suspeitos 3.907 aguardam coleta 15, aguardam resultado ZERO e descartados laboratorialmente 2.508.

Milena se despede da Comunidade do Olho d’Água celebrando a festa Natalina

 

Milena Maria Silveira Gonçalves

Na noite de sexta-feira dia 24 de dezembro de 2021, foi celebrada por Milena a festa de encerramento do Natal e ao mesmo tempo, a sua despedida oficial da Comunidade do Olho d’Água. Como todos acompanharam pela Folha de Condeúba, Milena casou-se com Igor no último dia 17/12, e está de mudança com as malas afiveladas para São Paulo, onde fixará sua residencia, retornará aqui somente a passeio.

Logo após a benção final, Milena agradeceu a todos pelo carinho e continuidade em todas as novenas de Natal. Na sequencia Milena convidou a todos para assistir o encerramento da festa com a Companhia de Reis dirigida pelo Sr. Juvenal Pardinho. O Terno de Reis cantou o Reis da Lapinha depois o Reis de morador e por último foi interpretado algumas contra-danças.

Veja vídeo dos Reis

Fotos: Oclides/JFC Continue lendo

Primeiro Natal

Por Paulo HenriqueEu fico pensando e tentando atualizar o primeiro Natal
Naquela noite, nada tinha de ouro e cristal
Tudo era traduzido em pobreza e humildade
Numa gruta rude e suja, numa periferia como o fundo de um quintal.

O primeiro natal não tinha convidados e nem ceia com fartura
Mas tinha o pão da vida deitado na manjedoura
Era Belém a casa do pão
Era um pequenino com o nome de salvação.

A família do primeiro natal não encontrou lugar em nenhuma casa ou hospedaria
O desespero foi total em São José com sua Maria
Correram pra junto dos animais
Numa noite diferente, iluminada pela estrela guia, mas também uma noite fria.

Faltava tudo, faltava socorro e ajuda
Faltava a presença de quem pudesse fazer o parto
Mas não faltava o amor de Deus que providenciava tudo
E foi ali na ausência de tudo que nascia o todo, o essencial.

Recebeu a visita dos pastores que estavam nos campos
Recebeu os magos do oriente que seguiram a estrela
Ganhou ouro, incenso e mirra, não migalhas
Presentes para um rei deitado em palhas

E depois daquela noite venturosa tudo foi diferente
Esse menino que nasceu discretamente mudou a vida da gente
Mudou o mundo inteiro e toda a história
Plantando nos corações uma nova e eterna semente
Semente de vida em plenitude no coração de quem o sente presente.

Foi assim o primeiro natal!

 

Cordeiros: Morreu o Sr. Nelson Rodrigues do Nascimento

 

Morreu nesta sexta-feira dia 24 de dezembro de 2021 às 16:00 horas, o Sr. Nelson Rodrigues do Nascimento. Seu corpo está sendo velado na sua residencia à Rua Ernesto Fernandes, 204, o sepultamento será hoje (25) a tarde,  às 14:00 horas no Cemitério Municipal Jardim da Saudade em Cordeiros.

Atendimento: FUNERÁRIA SÃO MATHEUS

Nós do jornal Folha de Condeúba deixamos nossos profundos sentimentos aos queridos familiares do Sr. Nelson, por eles estarem passando essa terrível dor, pela perca irreparável desse ente tão querido! Que o bom Deus o tenha ao seu lado para eternidade. Descanse em paz Sr. Nelson.

Prévia da inflação fecha o ano em 10,42%, maior valor desde 2015

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), prévia da inflação oficial, subiu 0,78% em dezembro e encerrou o ano de 2021 com alta acumulada de 10,42%, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (23).

Esse é o maior acumulado do ano desde 2015. Dos 9 grupos de produtos e serviços pesquisados, 7 apresentaram alta em dezembro. A maior variação veio de Transportes (2,31%), que encerrou o ano com alta acumulada de 21,35%.

O resultado foi influenciado principalmente pelos preços dos combustíveis (3,40%). No grupo Habitação a alta foi de 0,90%, impactada pelo preço da energia elétrica. Desde setembro, está em vigor a bandeira Escassez Hídrica, que acrescenta R$ 14,20 na conta de luz a cada 100 kWh consumidos.

Segundo a Aneel, o motivo é a piora da crise hídrica, que exigiu medidas adicionais do setor elétrico para não faltar energia em outubro e novembro – os meses mais críticos do ano. Em Alimentação e bebidas, a alta de 0,35% teve contribuição individual do café moído (9,10%), além dos preços das frutas (4,10%) e das carnes (0,90%) que subiram em dezembro, após recuos do mês anterior.

No lado das quedas, os destaques foram o tomate (-11,23%), o leite longa vida (-3,75%) e o arroz (-2,46%). O grupo Educação não registrou aumento. O único com queda foi Saúde e cuidados pessoais que teve variação negativa (-0,73%). Isso correu principalmente por conta dos itens de higiene pessoal (-3,34%), em particular o perfume (-9,82%), os produtos para pele (-8,70%) e os artigos de maquiagem (-4,71%).

Motorista alcoolizado invade loja, mata 2 e urina em público após acidente

Duas pessoas morreram e três ficaram feridas na tarde desta sexta-feira após um motorista invadir uma loja de material de construção no município de Jacobina, no norte da Bahia.

De acordo com a Polícia Civil, o homem, que dirigia uma caminhonete, passou pelo teste do bafômetro e foi constatada embriaguez. Um vídeo mostra o suposto motorista urinando na fachada do estabelecimento após o acidente.

Segundo a Polícia Militar, ele foi segurado por pessoas para que não deixasse o local e foi preso após a chegada da PM, e autuado em flagrante por homicídio doloso ao volante.

Os três feridos foram levados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Jacobina. Não há detalhes sobre o estado de saúde deles.

Covid-19: Bahia não exigirá prescrição médica para vacinação de crianças

Foto: Divulgação

A Bahia não exigirá prescrição médica como elemento obrigatório para a vacinação contra a Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos, conforme informou a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), nesta sexta-feira (24). Anúncio da secretaria ocorre um dia após o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, dizer que pasta recomendará pedido médico e termo de consentimento dos pais para vacinação de crianças.

De acordo com a secretária da Saúde da Bahia, Tereza Paim, a segurança da vacina da Pfizer foi atestada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o imunizante já foi aplicado em mais de 7 milhões de crianças no mundo.

A titular da pasta estadual da Saúde ainda ressalta que “não podemos exigir que, neste momento, com tantos agravos da saúde, em meio a uma pandemia, a surtos de H3N2, enchentes em algumas regiões do Brasil, incluindo a nossa Bahia, crianças não possam ter acesso ao imunobiológico”, afirma Tereza Paim.

São mais de 1,3 milhão de crianças entre 5 e 11 anos na Bahia, faixa etária autorizada para aplicação da vacina. “Infelizmente, ela ainda não está disponível em território brasileiro, mas a expectativa é que o Programa Nacional de Imunizações (PNI) adquira e disponibilize aos estados ainda em janeiro de 2022”, ressaltou a secretária.

A vacinação de crianças entre 5 e 11 anos com o imunizante da Pfizer foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no dia 16 de dezembro. Entretanto, até o momento, o Ministério da Saúde não adotou medidas para iniciar a aplicação da vacina em crianças.

Foto mostra rompimento de barragem na região de Conquista

Uma barragem próxima ao Povoado de Mulatinho, na zona rural de Anagé, rompeu na noite da quinta (23). O volume e velocidade do rompimento causou destruição de diversas plantações.

A barragem desmoronou após não suportar o grande volume de chuvas que cai nessa região há dois meses. Testemunhas afirmam que casas não foram atingidas e pessoas e animais não ficaram feridos, mas o rompimento ainda pode causar prejuízos e danos.

A Secretaria de Agricultura de Anagé e a Defesa Civil estão acompanhando a evolução da situação. Ao que tudo indica, água da barragem segue até o Rio Caveira, atravessando diversos povoados, e eventualmente deve chegar ao Rio de Contas.