Dia: 17 de dezembro de 2021

Condeúba: Encerramento das duas Noites Culturais com grandes shows

 

Foi encerrado ontem a segunda Noite Cultural, que foi apresentado pela Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Lazer. As atrações de ontem foram as frotas de Reis do Olho d’Água e das Queimadas que fizeram a abertura cultural e por último foi encerrado com o grupo de danças “Vixi Maria”.

As apresentações das duas Companhias de Reis foram fantástica, dispensa qualquer comentário, pois, se trata de duas escolas da Folia de Reis das mais cadenciadas, ambas de estilos diferentes, uma acompanhada de flautas e a outra de sanfona, mas cada uma com a sua beleza particular.

O encerramento com com o grupo “Vixi Maria”, também foi muito bom, pois, esse grupo que na sua excelência são todos jovens, vem subindo de produção a cada apresentação feita, o grupo está sempre aperfeiçoando o seu trabalho.  

A Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Lazer que é comandada pelo novo Secretário Marcos Vinicius, esteve de parabéns nesta iniciativa, pois, foi dado uma ótima oportunidade para ser mostrado grandes talentos que desfilaram nessas duas noites, e dando um banho de cultura para aqueles que tiveram o privilégio de comparecer nas Noites Culturais.

Fotos: Oclides/JFC Continue lendo

Anvisa libera vacina da Pfizer para crianças a partir de 5 anos

Foto: Justin Tallis/AFP

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso da vacina da Pfizer contra a covid-19 em crianças a partir dos 5 anos nesta quinta-feira, 16. Até então, a bula do produto no Brasil indicava que o uso permitido era apenas em pessoas com mais de 12 anos.

“O número de casos de Covid-19 tem sido representativo na população pediátrica. Nós temos um perfil de segurança e reatogenicidade positivo com a vacinação e nós temos resultados importantes de geração de anticorpos nessa população”, disse o gerente-geral de Medicamentos da Anvisa, Gustavo Mendes.

Apesar da autorização, o Governo Federal não irá iniciar a vacinação de crianças ainda, já que não solicitou a compra de imunizantes específicos para a faixa etária. De acordo com a Pfizer, um novo contrato não precisa ser firmado entre o Brasil e a farmacêutica, bastando apenas um pedido do Ministério da Saúde para que as doses pediátricas sejam enviadas.

De acordo com o ministério, 70 milhões de crianças deverão ser imunizadas no país. A medida deve encontrar resistência do presidente Jair Bolsonaro (PL), que levantou dúvidas sobre a eficácia dos imunizantes diversas vezes, especialmente nos mais jovens.

População de Guanambi fará passeata em defesa da mulher após assassinatos de mãe e filha

As mortes de Alcione Teixeira Malheiros Ribeiro, de 42 anos, e Ana Júlia Teixeira Fernandes, de 16 anos, brutalmente assassinadas na BR-030, na cidade de Guanambi, continuam repercutindo em toda região. O delegado Rhudson Barcelos foi afastado das investigações após comentários considerados machistas sobre o caso. Em entrevista, Késia Malheiros, irmã e tia das vítimas, disse que as manifestações da família se deram, em primeiro lugar, em razão da falta de respostas concretas ao longo do inquérito.

“O inquérito estava sendo fechado e ficou uma coisa muito vaga. Nós, a sociedade de Guanambi e da região queremos uma resposta porque foi um crime muito bárbaro de uma pessoa de bem. A família foi destruída, estamos sem direção”, relatou. Em seguida, segundo Malheiros, a comunidade passou a se mobilizar em defesa das mulheres em virtude da natureza do crime e das falas machistas do delegado.

Uma passeata com o tema “Do luto à luta” foi marcada para este sábado (18), às 8h. Com a mudança no curso das investigações, Malheiros contou que a família se sente mais tranquila e amparada. “Agora estamos mais tranquilos porque a gente sabe que alguma coisa vai ser feita para sabermos, de fato, o que realmente aconteceu com a minha irmã e a minha sobrinha. Minha sobrinha era bem comportada, minha irmã era casada, tinha uma família. Não há motivo para tamanha brutalidade”, concluiu.

’Operação Caduceu’ cumpre 11 mandados de busca e apreensão em Salvador, Ilhéus e Madre de Deus

O Ministério Público estadual, por meio do Grupo de Apoio Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), deflagrou na manhã desta sexta-feira, dia 17, a ‘Operação Caduceu’. Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão em endereços residenciais e empresas nos municípios de Madre de Deus, Ilhéus e Salvador.

Deflagrada em conjunto com as Polícias Civil do Estado da Bahia e Polícia Rodoviária Federal, a operação é fruto de investigações sobre delitos cometidos contra a Administração Pública e práticas anticoncorrenciais perpetradas por empresas especializadas na prestação de serviços de contabilidade e no fornecimento de softwares de gestão contábil e orçamentária para entes públicos municipais.

Segundo o Gaeco, são apurados indícios da prática de crimes de peculato-desvio, lavagem de dinheiro e associação criminosa. Os mandados foram deferidos pela 2ª Vara Criminal Especializada da Comarca de Salvador.

Conforme o Gaeco, ‘Caduceu’ é o símbolo das ciências contábeis e faz alusão à necessidade de uma conduta ética dos profissionais que atuam na área, “fator primordial para o desempenho dessa nobre profissão”.

ALERTA | Conquista registra uma ocorrência de H3N2; Bahia registra 170 casos com 48 graves

A Bahia registrou neste quinta-feira (16) 170 casos de síndrome gripal (SG) com resultado positivo para Influenza A H3N2, segundo último boletim da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). Destes, 48 evoluíram para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e necessitaram de hospitalização.

Além de Salvador, com 144 casos, registraram ocorrências os municípios de Alagoinhas (1), Camaçari (1), Catu (3), Conceição do Jacuípe (1), Eunápolis (1), Feira de Santana (2), Gandu (1), Itabepi (2), Laje (1), Lauro de Freitas (2), Macajuba (1), Porto Seguro (1), Presidente Tancredo Neves (2), São Sebastião do Passé (5), Teolândia (1) e Vitória da Conquista (1).

Na noite de quarta-feira, também foi registrada a primeira morte em decorrência do vírus da Influenza A H3N2. A vítima era uma mulher de 80 anos e residente em Salvador. A Bahia recebeu, até então, 103 mil doses da vacina contra Influenza A.

“Dessas doses recebidas, 23 mil estão sendo referenciadas para os municípios que estão sendo vítimas das enchentes e alagamentos. Nós conclamamos para que a população vá aos postos e tome a vacina. Não esquecendo das medidas de proteção que estamos habituados nesse tempo de pandemia contra a Covid-19”, explica a secretária da Saúde, Tereza Paim.

O estado alcançou em 2021 a cobertura vacinal de 69,6%. Já em 2020, a cobertura média alcançou 93,55% do público-alvo. A partir das próximas semanas, o boletim será divulgado na sexta-feira.

Condeúba: Morreu o Sr. José Amauri Pedro de Sousa aos 62 anos de idade

 

Sr. José Amauri Pedro de Sousa, morreu aos 62 anos de idade

Morreu na noite de ontem quinta-feira dia 16 de dezembro de 2021 às 20:00 horas, o Sr. José Amauri Pedro de Sousa aos 62 anos de idade. Segundo informações de familiares, Amauri foi encontrado morto no banheiro de sua residência ontem por volta das 20hs., tudo indica que ele tenha sofrido um enfarto fulminante. Amauri deixou viúva a Sra. Angelina Alves Moreira não tiveram filhos. O velório está sendo em sua residência na Av. 14 de maio no Bairro Divino, seu sepultamento será hoje pela manhã (17), às 11:00 horas no Cemitério Municipal Barão José Egídio de Moura e Albuquerque na sede em Condeúba.

Atendimento: FUNERÁRIA SÃO MATHEUS

Nós do jornal Folha de Condeúba deixamos nossos profundos sentimentos aos queridos familiares do Sr. Amauri, por eles estarem passando essa terrível dor, pela perca irreparável desse ente tão querido! Que o bom Deus o tenha ao seu lado para eternidade. Descanse em paz Sr. Amauri.