Segundo o gráfico divulgado pela Coordenação da Vigilância Epidemiológica, informa que aumentou de 1362 para 1366 os que foram infectados pelo covid-19 no município sede de Condeúba. Sendo 26 óbitos, 1336 já foram curados e 4 os que estão em tratamento. Suspeitos 3.799 aguardam coleta 7, aguardam resultado 4 e descartados laboratorialmente 2.422.
Entre os dias 24 e 29 de novembro, aconteceu no Estado de São Paulo o Campeonato Mundial de Jiu Jitsu. O evento contou com a participação dos melhores atletas de diversas partes do mundo.
A Equipe Baiana de Jiu Jitsu foi representada pelos atletas caetiteenses: Vandilson Alves (Faixa Azul Master 1), Salvador Pereira (Faixa Preta Master 2), Maria do Carmo (Faixa Azul Master 1), Tarcísio Martins (Faixa Branca Adulto), Eduardo Fattori (Faixa Marrom Master 2), Erique Arley (Faixa Branca Juvenil), Ester Lavini (Faixa Branca Infantil A) e Davi Luca (Faixa Branca Mirim).
A equipe obteve uma boa atuação no evento, conquistando 1 medalha de prata e 3 de bronze. Neste ano, o evento não contou com a presença do público devido às restrições impostas pela Covid-19.
A equipe caetiteense fez questão de agradecer a todos os colaboradores, patrocinadores, amigos e colegas pelo apoio e incentivo ao esporte.
Na tarde desta segunda-feira (6), a prefeita Sheila Lemos visitou, a área do bairro Guarani que sofreu um deslizamento por causa da chuva forte. O incidente foi na Rua Caxias, lateral à Praça da Juventude, no bairro Guarani. Ela acompanhou a continuidade da força tarefa dos órgãos municipais que atuam, desde o início da noite de ontem, para minimizar os danos causados e eventuais prejuízos dos moradores da Rua Eduardo Costa, que ficam à margem da encosta.
Também hoje, a prefeita decretou situação de emergência pela situação anormal provocada pelo excesso de chuvas caracterizada. O decreto autoriza a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta aos desastres e a realização de campanhas de arrecadação de recursos, junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelas chuvas intensas.
Somente nas últimas 24 horas choveu 40% do esperado para todo o mês de dezembro em Vitória da Conquista e a Prefeitura está em alerta para reduzir os danos dos locais mais afetados. “Hoje estamos aqui [no Guarani] tomando as providências cabíveis, e assim que a chuva passar vamos fazer uma solução definitiva aqui para o local. Por enquanto é um paliativo, assim também em todas as áreas que foram alagadas”, disse a prefeita.
Depois de duas semanas de desaparecimento, a equipe da Delegacia Territorial de Caculé, sob o comando do delegado Alessandro Senna, localizou o corpo do advogado Cláudio Márcio Amorim Coutinho, de 47 anos. Segundo informações, Coutinho estava desaparecido desde o último dia 23 de novembro.
O corpo foi localizado na zona rural de Caculé, nas proximidades das localidades de Mulungú e Lagoa Comprida. O delegado adotou as medidas cabíveis para remoção do corpo e encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT), em Guanambi, para ser submetido à autópsia.
Nas redes sociais, a ex-esposa Aline Silva deixou uma mensagem comovente de despedida. “Você se foi e deixou duas joias em meus cuidados. Te prometo fazer o meu melhor para ser pai e mãe. Te prometo que a sua memória, a sua existência, seu amor, serão sempre presentes nos corações dos nossos pequenos”, escreveu. Cláudio deixa dois filhos.
Nesta segunda-feira (6), a prefeita Sheila Lemos (DEM), concedeu entrevista e falou sobre a boa avaliação do seu governo pela população e as fortes chuvas que vem caindo na cidade desde novembro.
Três levantamentos, realizados por empresas de pesquisa diferentes, apontam que a gestão conduzida pela prefeita tem aprovação de mais de dois terços da população. Os números apresentados confirmam outros levantamentos realizados meses atrás. Para a prefeita, esse reconhecimento da população é motivo de orgulho e voltou a atribuir o sucesso da gestão para todos os servidores municipais e secretários.
“Esse trabalho, apesar de que as pessoas falam que é a aprovação da prefeita, mas na verdade é aprovação de um governo, é aprovação dos secretários, de todas as equipes, dos 8.300 servidores, é uma aprovação do governo municipal. Então eu fico muito feliz e de que todo o trabalho que nós estamos tendo na cidade está sendo reconhecido pela população”, declarou Sheila.
O Blog do Sena quis saber se a gestora iria realizar alguma mudança na sua equipe agora neste final de ano. Sheila garantiu que não, uma vez que a gestão está sendo bem avaliada pela população. “Não. Está tudo tranquilo. O povo está aprovando, vai mudar para quê?, disse.
Além das pesquisas, Sheila também comentou sobre as fortes chuvas que estão caindo na cidade. Só no domingo (5), choveu 40% do esperado para todo o mês de dezembro, de acordo com os institutos meteorológicos. Após a chuva, a Defesa Civil Municipal registrou oito chamados. Dos chamados atendidos, sete se referiam a muros caídos, água que entraram em casas, entre outros, e o oitavo foi o caso de um cavalo ilhado, sob a ponte da Avenida Luís Eduardo. Além disso, houve um deslizamento de terra de uma encosta localizada na Rua Caxias (lateral à Praça da Juventude e que dá acesso ao bairro Guarani).
Sheila Lemos declarou que o Governo Municipal está trabalhando para resolver os problemas causados pela chuva. “Nós estamos desde ontem tomando todas as providências cabíveis para a gente ir solucionando os problemas”, contou.
Alguns bairros que não possuem asfaltamento, estão registrando problemas com a chuva, como é o caso dos bairros Cidade Modelo e Campinhos. Para a prefeita, o grande gargalo do município é a drenagem.
“Nós precisamos fazer um grande trabalho de drenagem neste município.O problema de drenagem é um problema histórico, não veio da administração passada nem da anterior não. São anos e anos construindo essa cidade, a cidade crescendo, crescendo sem ter um planejamento, então acaba acontecendo isso. No momento que chove não tem para onde as águas irem, muitas construções foram feitas no curso da água, principalmente na zona rural e isso traz agora os prejuízos. Então a gente tem que correr atrás para solucionar porque não adianta a gente falar que foi erro do passado, a gente tem que arregaçar as mangas e procurar solucionar todos os problemas. O grande problema da nossa cidade é a drenagem”, explicou.
A prefeita ainda fez um apelo à população já que a primeira semana de dezembro promete fortes chuvas. “Vamos fazer um alerta a população. A semana é toda de chuva, então fica o alerta. Qualquer coisa, qualquer dificuldade, entrar em contato com a Defesa Civil pelo número 199 para a gente tomar as medidas cabíveis”, finalizou.
Comentários