Dia: 14 de novembro de 2021

Carreta tomba no Anel Viário, em Conquista

Mais um acidente foi registrado em Vitória da Conquista, neste fim de semana.

Na manhã deste domingo (14), uma carreta tombou no Anel Viário, nas proximidades do acesso a Barra do Choça.

O motorista sofreu apenas ferimentos leves e foi atendido pelo Samu 192. O acidente deixou o trânsito lento no local.

Trágico: Identificado o técnico de instalação de internet, que morreu eletrocutado em Itambé

William estava fazendo instalação de internet em um poste quando sofreu uma descarga elétrica. Ele não usava luvas apropriadas e morreu na hora.

Um homem, identificado apenas pelo prenome de William, morreu durante um acidente de trabalho, na cidade de Itambé. A tragédia aconteceu no fim da manhã deste domingo (14), próximo ao campo ‘Maria Baiana’.

Segundo testemunhas, William estava fazendo instalação de internet em um poste quando sofreu uma descarga elétrica. Ele não usava luvas apropriadas e morreu na hora. O corpo será removido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) para o Instituto Médico Legal (IML) em Itapetinga.

O local do ocorrido passará por perícia. O clima é de muita dor e comoção entre familiares, amigos e colegas de trabalho da vítima, que morava no centro de Itambé, e trabalhava com instalação de internet. // iReporter.

Com investimento de 300 milhões, empresa norte-americana inicia projeto na Bahia


Foto: Divulgação

Foi lançada nesta sexta-feira, 12, a pedra fundamental da Forever Oceans Brasil para o cultivo offshore do peixe marinho ‘olho de boi’. O empreendimento, cujo acordo foi firmado em 2019 nos Estados Unidos, possui aporte de R$ 300 milhões. Estabelecida em Washington, nos Estados Unidos, a Forever Oceans chega ao Brasil aliando produção e sustentabilidade.

A empresa prevê a implantação de duas fazendas marinhas compostas por 12 gaiolas cada, com capacidade para a produção de 8 mil toneladas/ano em cada fazenda, a construção de um laboratório para a produção de alevinos de Olho de Boi, além de um frigorífico capaz de processar 100 toneladas de peixes por semana.

As operações devem começar em 2023, com a geração de 100 empregos diretos e 400 indiretos para a região de Ilhéus e Itabuna. A primeira etapa do projeto contempla o início das obras de implantação do Laboratório de Produção de Alevinos de Peixes Marinhos (Hatchery).

Conforme o Governo do Estado, a área para a instalação das fazendas offshore está licenciada pelo Ibama. Com isso, a Bahia dá um passo importante para a consolidação da cadeia produtiva de peixes em grande escala.

O secretário estadual da Agricultura, João Carlos Oliveira, representou o governador Rui Costa durante a abertura do evento e destacou que a atração deste investimento vai impactar positivamente não apenas na economia do município de Ilhéus.

Ele ressalta que “a chamada economia do mar aponta para o futuro e já é gigante pelo mundo, sendo que a Forever Oceans Brasil insere Ilhéus e a Bahia nesse importante segmento econômico”. O secretário também pontuou “o forte apelo ambiental dessa iniciativa, que criará empregos e irá impactar positivamente na economia de toda a região e também do estado”.

A parceria foi firmada através das Secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE), Agricultura (Seagri) e Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). O projeto tem convênio com a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), que irá atender às demandas do negócio.

Além de João Carlos Oliveira, o evento de abertura reuniu também John Lopes, presidente da Forever Oceans Brasil, a titular da Secti, Adélia Pinheiro, o superintendente de Desenvolvimento e Monitoramento de Empreendimentos da SDE, Deraldo Carlos, o vice-prefeito de Ilhéus, Bebeto Galvão, o presidente da Bahia Pesca, Marcelo Oliveira, e diretores da Universidade Estadual de Santa Cruz e da Universidade Federal do Sul da Bahia.

Sistema de Avaliação da Educação Básica é foco de formação de professores municipais

A formação teve foco no Saeb

As provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) compõem o Ideb, importante referência para direcionar a destinação de recursos e a implementação de políticas educacionais dos município. As provas estão sendo aplicadas em todo país até o dia 10 de dezembro. Por esse motivo, é que as avaliações estiveram no foco das discussões dos professores do 5º ano da Rede Municipal de Ensino, ao longo desta sexta-feira (12).

No auditório do Colégio Luís Eduardo Magalhães, durante a última formação anual do Sistema Aprova Brasil – realizada numa parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Editora Moderna –, os professores debateram sobre as habilidades em Língua Portuguesa e Matemática. “Além disso, esclareceram dúvidas relacionadas a todo o processo da avaliação Saeb nas escolas”, comentou um dos coordenadores do Fundamental I, Lucas Tavares.

“Durante o decorrer do ano letivo, esses professores passaram por um processo formativo, com foco nessas habilidades, tiveram acesso, junto com os alunos e equipes gestores ao material disponibilizado pelo Aprova Brasil, para o desenvolvimento pleno da Rede Municipal de Ensino. E essa que é a 8ª formação, entre devolutivas e temáticas, vem para fechar o trabalho”, complementou outra coordenadora da área, Adelaide Andrade.

Professora da Escola Municipal Professora Neuza Vieira Silva, contou que o suporte dado pela Secretaria por meio dessa iniciativa foi importante. “Nos ajudou muito na questão pedagógica e até no compartilhar com os alunos os conhecimento, com técnicas específicas e diferentes maneiras. O trabalho dessa forma tem funcionado muito bem e vemos o reflexo nos nossos alunos”, assegurou.

A assessora pedagógica do Aprova Brasil, Michele Silva, avaliou o último encontro anual como positivo e destacou o compromisso que a Rede tem com a educação.

Anagé: Acidente entre carreta e caminhão deixa dois mortos na Serra dos Pombos

Um acidente entre dois caminhões matou duas pessoas na BA-262, no trecho da cidade de Anagé, o fato foi registrado na Serra dos Pombos. Um dos veículos transportava uma carga de bananas.

De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o motorista desse caminhão perdeu o controle da direção em uma descida, e bateu de frente com o outro veículo, que era um caminhão tanque.

A Polícia Rodoviária Estadual – PRE não detalhou quem as vítimas, nem em qual dos veículos elas estavam. Parte da pista precisou ser interditada.

Exposição que celebra cultura e história de Vitória da Conquista está aberta ao público até 15 de dezembro

Em homenagem aos 181 anos da Joia do Sertão Baiano, um grupo de artistas locais está dando vida à ExpoArte Conquista, aberta gratuitamente ao público, no Museu De Kard, até o dia 15 de dezembro.

A mostra conta com 80 obras dos artistas Allan de Kard, idealizador do evento; Alex Emmanuel, Domício Campos, Lílian Moraes, Romeu Ferreira e Valéria Vidigal. São telas e esculturas que resgatam e exaltam história e cultura de Vitória da Conquista. A exposição inaugura a Galeria Mix, onde algumas das obras terão caráter permanente após o dia 15.

Entusiasta da produção artística no município o secretário de Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sectel) Xangai, prestigiou a abertura da exposição no dia 4 de dezembro. “A Secretaria de Cultura tem o dever de reconhecer a arte que existe em nossa cidade. Ali, a gente encontra a motivação para se fazer arte, ali é uma reunião de arteiros, ou seja, artesãos da arte”, avaliou. Para Xangai, a Sectel tem que valorizar esse tipo de movimento, “porque a gente tem que mostrar pro povo que a arte existe”.De acordo com a artista plástica Valéria Vidigal, a mostra tem atraído a visita dos conquistenses e também de turistas da região. “São obras que alguns artistas já fizeram há algum tempo atrás, fazem uma retrospectiva da vida, e outras obras que foram produzidas durante o período da pandemia. Eu escolhi na minha coleção obras que retratam a música, literatura, junto com o café que é minha temática”, detalhou.

Idealizador da iniciativa, o artista Allan de Kard registrou o seu convite para toda a população conquistense. “Aproveitamos a oportunidade de convidar a todos para conhecer não só as obras dos artistas que se apresentam neste momento, mas também todo o espaço do museu, já que a Galeria Mix está dentro do complexo Museu de Kard, e aqui tem muita coisa para ser vista”, disse.

Seis artistas conquistenses apresentam 80 obras durante a ExpoArte Conquista

O Museu de Kard está localizado na BA-262 (estrada de Vitória da Conquista – Anagé) e está aberto à visitação todos os dias, das 9 às 17 horas.

Centenário da Semana de Arte Moderna – Em conversa do secretário Xangai com os artistas envolvidos na ExpoArte, nasceu a ideia de se realizar uma exposição para celebrar em Vitória da Conquista os 100 anos da Semana de Arte Moderna. A mostra deve ter início no mês de dezembro, na Casa Memorial Régis Pacheco, reunindo artes plásticas, música, literatura e outras manifestações artísticas que remontem o movimento de 1922, marco revolucionário na arte brasileira.