Foto: Divulgação
Foi lançada nesta sexta-feira, 12, a pedra fundamental da Forever Oceans Brasil para o cultivo offshore do peixe marinho ‘olho de boi’. O empreendimento, cujo acordo foi firmado em 2019 nos Estados Unidos, possui aporte de R$ 300 milhões. Estabelecida em Washington, nos Estados Unidos, a Forever Oceans chega ao Brasil aliando produção e sustentabilidade.
A empresa prevê a implantação de duas fazendas marinhas compostas por 12 gaiolas cada, com capacidade para a produção de 8 mil toneladas/ano em cada fazenda, a construção de um laboratório para a produção de alevinos de Olho de Boi, além de um frigorífico capaz de processar 100 toneladas de peixes por semana.
As operações devem começar em 2023, com a geração de 100 empregos diretos e 400 indiretos para a região de Ilhéus e Itabuna. A primeira etapa do projeto contempla o início das obras de implantação do Laboratório de Produção de Alevinos de Peixes Marinhos (Hatchery).
Conforme o Governo do Estado, a área para a instalação das fazendas offshore está licenciada pelo Ibama. Com isso, a Bahia dá um passo importante para a consolidação da cadeia produtiva de peixes em grande escala.
O secretário estadual da Agricultura, João Carlos Oliveira, representou o governador Rui Costa durante a abertura do evento e destacou que a atração deste investimento vai impactar positivamente não apenas na economia do município de Ilhéus.
Ele ressalta que “a chamada economia do mar aponta para o futuro e já é gigante pelo mundo, sendo que a Forever Oceans Brasil insere Ilhéus e a Bahia nesse importante segmento econômico”. O secretário também pontuou “o forte apelo ambiental dessa iniciativa, que criará empregos e irá impactar positivamente na economia de toda a região e também do estado”.
A parceria foi firmada através das Secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE), Agricultura (Seagri) e Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). O projeto tem convênio com a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), que irá atender às demandas do negócio.
Além de João Carlos Oliveira, o evento de abertura reuniu também John Lopes, presidente da Forever Oceans Brasil, a titular da Secti, Adélia Pinheiro, o superintendente de Desenvolvimento e Monitoramento de Empreendimentos da SDE, Deraldo Carlos, o vice-prefeito de Ilhéus, Bebeto Galvão, o presidente da Bahia Pesca, Marcelo Oliveira, e diretores da Universidade Estadual de Santa Cruz e da Universidade Federal do Sul da Bahia.
Comentários