Dia: 10 de novembro de 2021

Condeúba: A Secretaria de Saúde informa o boletim da covid-19 hoje (10), NÃO HOUVE aumento de caso

Paróquia de Santo Antônio/Condeúba

Segundo o gráfico divulgado pela Coordenação da Vigilância Epidemiológica, informa que foi mantido os mesmos 1357 infectados pelo covid-19 no município sede de Condeúba. Sendo 26 óbitos, 1328 já foram curados e 3 os que estão em tratamento. Suspeitos 3.677 aguardam coleta 5, aguardam resultado 6 e descartados laboratorialmente 2.309.

Confira o boletim desta quarta-feira (10):

 

Cordeiros: As Igrejas Evangélicas celebraram a 4ª edição do dia do Evangélico (1º domingo de novembro)

No último Sábado (06/11/2021) aconteceu em Cordeiros/Ba, a 4ª Edição do DIA DO EVANGÉLICO EM CORDEIROS. Com o tema “JESUS! A ÚNICA ESPERANÇA PARA UM MUNDO EM CRISE!” o evento teve a participação em massa da Comunidade Evangélica Cordeirense, bem como as demais profissões de fé que acompanharam as apresentações das Igrejas locais com muita alegria.

O Ponto alto da celebração ficou por conta da Mensagem poderosa ministrada pelo amado Pr. Josué Novaes (Comunidade Testemunho da Glória – Vitória da Conquista), que também adorou ao Senhor com lindos cânticos, sempre acompanhado de uma banda bem afinada. Com certeza todos que participaram foram muito abençoados.

A celebração contou com a organização das Igrejas Evangélicas de Cordeiros, juntamente com o apoio da Prefeitura Municipal de Cordeiros na pessoa do Prefeito Delci Luz, bem como dos patrocinadores e voluntários.

Vereador Ademar José Soares autor da Lei que criou 1º domingo de novembro como dia do Evangélico em Cordeiros

Vale ressaltar a importância desse evento, que ganhou força a partir do Projeto de Lei criando o dia do Evangélico 1º domingo de novembro, de autoria do vereador ADEMAR JOSÉ SOARES, o qual foi aprovado na Câmara dos vereadores no dia 22 de setembro de 2017, e que tem a cada ano impactado de forma positiva a sociedade Cordeirense.

Além das Igrejas participantes, também estiveram presentes no evento as autoridades civis, como Delci Luz – Prefeito, Fabiano Gomes – Presidente da Câmara Municipal e também os vereadores  Odaildo Altino e Ademar Soares.

Fotos: Mov. Evangélico Continue lendo

Movimento Popular Asfalto JÁ! Esteve recebendo o apoio dos vereadores de Caculé

Por Maurício membro do movimento popular Asfalto JÁ!Padre José Silva no centro com o log do movimento popular Asfalto JÁ, ladeado por vereadores de Caculé, que assinaram a petição do movimento

Na noite desta segunda-feira, 08 de novembro de 2021, o Movimento Popular “Asfalto Já”, fez uso da tribuna popular na Câmara Municipal de Vereadores de Caculé, para apresentação e pedido de apoio de uma petição referente ao asfaltamento de BA – 617 no trecho que liga Caculé a Condeúba. Na oportunidade, o padre José Silva, pároco de Condeúba e membro do movimento popular Asfalto JÁ, destacou na tribuna popular as necessidades e os benefícios desta pavimentação asfáltica da BA 617. Os  vereadores presentes na Sessão Ordinária, além de assinar a petição, se comprometeram buscar apoio de seus deputados para o fortalecimento deste movimento popular Asfalto JÁ. 

Fotos: Org. Mov. Pop Continue lendo

Profº Agnério Souza apresenta Apontamento de Língua Portuguesa 019

Profº e escritor Agnério Evangelista de Souza

Período Composto por Coordenação

No período composto por Coordenação, as orações são independentes. A que tiver uma conjunção coordenativa, é chamada de Oração Coordenada Sindética, a que não tiver, Oração Coordenada Assindética.

As conjunções coordenativas podem ser:

1. Aditivas (dão ideia de adição) e, nem, mas também. Ex: As mocinhas da cidade são bonitas e dançam bem. 1ª oração: as mocinhas da cidade são bonitas = Oração Coordenada Assindética. 2ª oração: e dançam bem = Oração Coordenada Sindética Aditiva.
2. Adversativas (dão ideia de contradição) mas, porém, todavia, contudo, no entanto, entretanto. Ex: Adriano tomou o remédio, mas não sarou. 1ª oração: Adriano tomou o remédio = Oração Coordenada Assindética. 2ª oração: mas não sarou = Oração Coordenada Sindética Adversativa.
3. Alternativas (indicam alternância) ou, ou …ou, ora … ora, quer … quer, seja … seja Ex: Ora brigam, ora estão de bem. Ambas Orações Coordenadas Sindéticas Alternativas.
4. Conclusivas (dão ideia de conclusão) por isso, logo, portanto. Ex: Luciano não estudou nada, por isso vai tirar zero. 1ª oração: Adriano não estudou nada = Oração Coordenada Assindética. 2ª oração: por isso vai tirar zero = Oração Coordenada Sindética Conclusiva.
5. Explicativas (introduz uma explicação) pois, porque, que, porquanto. Ex: Não vá lá porque é perigoso. 1ª oração: Não vá lá = Oração Coordenada Assindética. 2ª oração: porque é perigoso = Oração Coordenada Sindética Explicativa.

O período composto por subordinação pode ser:

Subordinadas Substantivas, Adjetivas e Adverbiais. Nesta sessão, veremos as Subordinadas Adjetivas, aquelas que equivalem a um adjetivo, sendo um Adj. Adnominal da Oração Principal, porém nem sempre pode ser transformada, são casos mais raros. Ex:
a) Trata-se de um livro que instrui = instrutivo
b) Assistimos a um fato que não se pode acreditar = inacreditável
c) Visitamos uma cidade que atrai = atraente.

Essas orações são introduzidas no período por meio de pronomes relativos: que, quem, qual, cujo, onde, quanto. Que será pronome relativo, quando for substituído por o qual, a qual, os quais, as quais. Geralmente se refere a nomes de coisas. Quem será pronome relativo, se vier precedido de uma preposição e se refere sempre a pessoa. Quanto será pronome relativo quando está antecedido da palavra tudo, todos. Ex:
a) A lua, que é satélite da terra, recebe luz e calor do sol = a lua, a qual é satélite…
b) Este é o mestre a quem muito devemos.
c) Faça tudo quanto Ele vos disser.

Há duas espécies de oração subordinada adjetiva:

1. Restritivas – indicam uma parte do todo. Ex a) Os carros que não tiverem placa serão multados. Oração Principal = os carros serão multados. Oração Subordinada Adjetiva Restritiva = que não tiverem placa (isto quer dizer, que, não são todos os carros que serão multados, apenas aqueles que não tiverem placa).
Ex b) A praça onde apareceu o mágico fica na Santa Luzia. Oração Principal = a praça fica na Santa Luzia. Oração Subordinada Adjetiva Restritiva = onde apareceu o mágico.(não é qualquer praça, apenas a da Santa Luzia)

Observação – é muito comum a oração adjetiva aparecer intercalada, como os dois casos acima.

2. Explicativas – dão uma explicação e aparecem separadas por vírgula.
Ex. a) O homem, que é um ser mortal, tem uma missão sobre a terra. Oração Principal = o homem tem uma missão sobre a terra
Oração Subordinada Adjetiva Explicativa = que é um ser mortal (todo homem é mortal).
Ex. b) A ganância, a qual é desonesta, diminui as pessoas.
Oração Principal = a ganância diminui as pessoas
Oração Subordinada Adjetiva Explicativa = a qual é desonesta (toda ganância é desonesta e pecaminosa).

Vemos a intercalação também nesses dois exemplos.

Câmara aprova repasse de precatórios do Fundeb para salário de professores

Texto fez parte de acordo com PDT para aprovação da PEC dos Precatórios…A Câmara dos Deputados aprovou nesta 3ª feira (9.nov.2021) o projeto de lei que regulamenta a aplicação de recursos de precatórios recebidos por Estados, Distrito Federal e municípios relativos a problemas em repasses da União para o Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério, já extinto) e o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica).

De acordo com o texto aprovado, 60% do dinheiro dos precatórios relacionados aos repasses até 2020 serão usados para o pagamento de salários de professores. E 70% dos precatórios relativos ao Fundeb permanente terão a mesma destinação.

O texto foi aprovado por 416 votos a favor e 11 contrários. Leia a íntegra (146 KB) do projeto. Ele segue para análise do Senado.

A proposta foi objeto de negociação dos governistas, liderados pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), com parte da bancada do PDT na semana passada.

Com o acordo de que ele seria votado, os pedetistas apoiaram a PEC (proposta de emenda à Constituição) dos Precatórios na madrugada da última 5ª feira (4.nov.2021). O partido deu 15 votos à proposta, que foi aprovada com apenas 4 votos a mais do que o necessário.

Ainda que Lira tenha cumprido o acordo, a cúpula do PDT tem feito pressão sobre a bancada para que os deputados votem contra a PEC. Na noite desta 2ª feira (8.nov.2021), o grupo que votou a favor se reuniu e saiu dividido. Parte admitiu mudar de posicionamento.

BENEFICIADOS

De acordo com o texto aprovado, os professores da educação básica que estavam atuando, com vínculo estatutário, celetista ou temporário de 1997 a 2006 e a partir de 2021 devem ser beneficiados.

Também podem receber parte dos recursos os aposentados que comprovarem que estavam em efetivo exercícios em escolas da rede pública no período citado, ainda que não tenham mais qualquer vínculo com a administração pública.

O valor para cada profissional será proporcional ao tempo e à jornada de trabalho e não pode ser contabilizado junto à remuneração principal. Em caso de falecimento, herdeiros podem receber.

O montante para cada profissional, no entanto, será definido por leis específicas que o Estados, Distrito Federal e municípios aprovarão.

Os Estados ou municípios que descumprirem a regra poderão ser punidos pela União com a suspensão de transferências voluntárias federais, como as verbas de convênios.

Câmara Municipal participa das comemorações pelos 181 anos de emancipação política de Vitória da Conquista

A Câmara Municipal celebrou nesta terça-feira, 9, os 181 anos de emancipação política de Vitória da Conquista. As comemorações começaram logo cedo, as 7h30, com a missa em ação de graças realizada na Catedral Nossa Senhora das Vitórias. Ministrada pelo arcebispo Dom Josafá Menezes, a missa teve a presença da prefeita Sheila Lemos, do presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Carlos Dudé (MDB), entre outras autoridades políticas e militares.Durante a missa, Dom Josafá Menezes destacou a importância de Vitória da Conquista para a Bahia e para o Nordeste. O arcebispo lembrou que o município é resultado do esforço e dedicação de todos os que aqui nasceram e também chegaram. “Hoje estamos aqui sobretudo para pedir a Deus que nós possamos construir com Ele uma grande cidade onde seus filhos possam viver com alegria e em paz”, finalizou.

O presidente da Câmara Municipal, Luís Carlos Dudé, fez um pronunciamento durante a missa e, na ocasião, agradeceu a Deus, parabenizou o município e destacou o desempenho econômico da cidade, ressaltando seus indicadores sociais. “Vitória da Conquista é uma cidade pujante, crescente, é o município que mais cresce entre as maiores cidades do Norte e Nordeste do Brasil. A melhor cidade para viver, para morar, para investir”, afirmou Luís Carlos Dudé.

A prefeita Sheila Lemos também parabenizou à cidade e aos conquistenses pelo aniversário. “Como prefeita dessa cidade tenho a nobre missão de construir, no presente, oportunidades para o futuro e lutar a cada dia para deixar um legado de harmonia, de paz, de desenvolvimento e dignidade para que as futuras gerações continuem enxergando no passado um povo virtuoso, solidário e unido”, disse.

InauguraçõesApós a missa, os vereadores acompanharam a prefeita Sheila Lemos até o bairro Brasil para entregar a reforma da Praça Desembargador Mármore Neto, conhecida popularmente como Praça do Boneco.

O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, participou da solenidade de entrega e parabenizou o município por seus 181 anos. “Nessa oportunidade, quero render as minhas homenagens a toda a população pelos 181 anos desse município e diria que estou muito feliz. A cidade comemora mais um ano de emancipação política, cheia de boas novidades, vibrando com a administração da prefeita Sheila Lemos. O aniversário é da cidade, mas quem ganha presente é a população”, afirmou Neto.

O município investiu R$ 1,7 milhão na reforma das praças Desembargador Mármore Neto, Nossa Senhora dos Verdes, que deve ser entregue em duas semanas, e Praça do Cajá, cuja entrega está prevista ainda para este mês de novembro.Já no turno da tarde, os vereadores seguiram com a prefeita Sheila Lemos para o bairro Vila América, onde uma multidão já aguardava a chegada das autoridades politicas. No local, a prefeita entregou a feira coberta do bairro. Essa obra estava sendo acompanhada por uma comissão de vereadores, que já defendia a construção de um espaço pavimentado, organizado e coberto.

Construída pela VCA, com recursos do Tesouro Municipal, a feira coberta do Vila América conta com cobertura, sistema de drenagem para água da chuva, depósito e sanitários públicos. Também foram qualificados os canteiros centrais da Avenida Fernando Sabino, com o custo total para as duas obras de cerca de R$ 1 milhão.

Os vereadores encerraram as atividades desta terça-feira, 9, participando da inauguração de uma nova praça do Loteamento Parque Santa Mônica. O equipamento foi construído pela prefeitura em parceria com a VCA Construtora.

Bagatela: Prefeita de Conquista articula empréstimo de 70 milhões de dólares do Banco Mundial para o município

Conforme já divulgado pelo Blog do Sena, o diretor da Empresa Municipal de Urbanização (Emurc), Diêgo Gomes, havia informado que um grande anúncio seria feito durante a programação em comemoração ao aniversário de emancipação de Vitória da Conquista.

De fato, a novidade é grande, mais precisamente na ordem de 70 milhões de dólares em empréstimos previstos pela Prefeitura Municipal junto do Banco Mundial. Essa é a expectativa da prefeita Sheila Lemos (DEM), que já se articula com o pré-candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto (DEM) para atingir esse objetivo. O anúncio foi feito durante a reinauguração da Praça Mármore Neto.

A prefeita justificou o endividamento: “Vamos encaminhar a Câmara um pedido de empréstimo, porque Conquista precisa crescer muito mais e com recursos próprios a gente não consegue”, afirmou.

ACM Neto não só apoia a ideia, como se articula com a prefeita para efetivar esse objetivo. Ele afirmou que seu grupo político em Salvador ajudou a Governo de Conquista, inclusive com pedido a Casa Civil, para dar o suporte a ela.

Sheila Lemos também informou ao Blog que a prioridade desse empréstimo é a viabilização da construção civil no município, com as obras do Parque Ambiental, novas avenidas, trechos do anel viário e trabalhar a parte de drenagem da cidade.

Palmeiras/BA: O Município se comprometeu a desativar lixão e gerir adequadamente resíduos sólidos

Foto: Divulgação/MP

O Ministério Público Estadual (MPE) e o Município de Palmeiras firmaram na segunda-feira (08), Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta que visa a solucionar os problemas da destinação dos resíduos sólidos na comarca. No documento, o Município se compromete a implementar uma política de resíduos sólidos, com definição acerca da coleta, triagem, tratamento e destinação final dos resíduos, de maneira adequada e compatível com as exigências legais.  O lixão atual, explica o promotor de Justiça Augusto César de Matos, deverá ser desativado e substituído por aterro sanitário controlado e ambientalmente adequado.

No acordo, assinado pelo prefeito Ricardo Oliveira Guimarães, o Município também assumiu a obrigação de recuperar a área degradada promover a coleta seletiva, reutilização, reciclagem e compostagem, além de outras soluções admitidas pelos órgãos competentes, gerando renda para as famílias catadoras. Além disso, Palmeiras deverá realizar campanhas de educação ambiental, instituir a logística reversa e implementar a coleta seletiva solidária.

De acordo com o promotor de Justiça, “a assinatura deste termo representa um grande avanço para o município, que é um dos mais significativos e representativos em recursos naturais e atrativos turísticos na Chapada Diamantina, mostrando a sensibilidade ambiental para adequação das políticas públicas municipais de sustentabilidade, haja vista que anteriormente o município também firmou TACs para os seus Parques Naturais Municipais, abrindo precedente para uma política regional de preservação das unidades de conservação na Chapada Diamantina ”. O TAC foi assinado durante audiência pública.

Guanambi: Ex-prefeitos punidos por omissão na cobrança de multas

Os ex-prefeitos de Guanambi, Charles Fernandes Santana e Jairo Silveira Magalhães ambos do (PSD)

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) puniram os ex-prefeitos de Guanambi, Charles Fernandes Santana (PSD) e Jairo Silveira Magalhães (PSD), com a determinação de que devolvam aos cofres municipais os valores de R$ 7.626,61 e R$ 20.835,24, respectivamente, com recursos pessoais, em razão da omissão na cobrança de multas aplicadas pelo TCM, o que acarretou na prescrição das mesmas.

Segundo apurações, a decisão foi proferida pelo relator do processo, conselheiro Fernando Vita, na sessão desta terça-feira (09), realizada por meio eletrônico. Charles Fernandes Santana também foi penalizado com multa de R$ 5 mil, vez que quatro das cinco multas prescritas eram da sua responsabilidade. A outra foi imputada a Hugo Vanusco Pereira, no valor inicial de R$ 500,00.

O conselheiro Fernando Vita destacou em seu voto, que a efetiva arrecadação constitui um dos requisitos essenciais da responsabilidade na gestão fiscal, cabendo aos dirigentes – em qualquer esfera de governo – atuar de forma proativa na cobrança das execuções e dívidas de natureza não tributária, sob pena de ser enquadrado em ato de improbidade administrativa se ficar demonstrada a ocorrência de prejuízo ao erário. Cabe recurso da decisão.