Dia: 24 de maio de 2017

Temer convoca tropas federais para Brasília e chama protesto de “baderna”

Guerra
Ministério da Agricultura incendiado

O clima esquentou em Brasília nas manifestações desta quarta-feira (24). Os manifestantes colocaram fogo no prédio do Ministério da Agricultura.

Não há registro de feridos.

Tropa
Tropa de choque

O prédio foi evacuado e os Bombeiros estão tentando controlar as chamas.

Há um clima de guerra em Brasília entre a polícia e os manifestantes.

Protestos em Brasilia
Polícia joga bomba de efeito moral e dispersa manifestantes

 

Condeúba: Escola Municipal Dário Lima desenvolveu o tema do livro “Tóim, cadê você?”

Por Oclides da Silveira

Toim V
Profª Dilma Rocha mostrando os trabalhos sobre o tema “Tóim cadê você”?

A Escola Municipal Dário de Oliveira Lima em Condeúba, que tem como diretora Suzana Nascimento, coordenadora Maria de Fátima da Silva e a professora Dilma Rocha vem desenvolvendo um excelente  trabalho com os alunos do 1º ano do turno matutino do ensino fundamental I.

Toim I

Os alunos em circulo ouvindo a coleguinha falar do tema “Tóim cadê você”?

A referida professora, tem trabalhado a questão da identidade sociocultural com o livro cujo tema “ Tóim, cadê você? ” A menina Lú que não gostava de seu cabelo da escritora Tamires Lima. Vale a pena conferir outras atividades didáticas pedagógicas como leitura deleite, valores, os encontros vocálicos e a segmentação.

Toim III
Os alunos felizes com a história  de “Tóim cadê você”? pousam para as fotos

A professora Dilma Rocha realiza um trabalho com muito carinho, profissionalismo e dedicação, visando o pleno desenvolvimento cognitivo, intelectual dos inseridos na sala de aula, bem como dinamizar melhor a leitura e o aprendizado.” Porque quando se trata da leitura, ela nos faz conhecer melhor o mundo e principalmente a realidade em que estamos inseridos como seres humanos, família, escola, sociedade, professores e alunos, hoje eu vejo a importância do curso Pacto/PNAIC que fizemos”, concluiu a professora.

Tamires Lima
Escritora Tamires Lima

A autora – Tamires Lima tomando conhecimento que seu livro estava sendo aplicado na Escola Dario Lima se manifestou veja a seguir:

“A história Tóim, cadê você? É sobre a jornada da menina Lu para se conhecer e se amar como é. A menina Lu reclamava tanto com seu cabelo chamado Tóim que ele fugiu. Ao procurar ajuda de sua avó Flor, aprende sobre a cultura de trançar o cabelo e enfeitá-lo com conchas e tererês. Após pedir desculpas à Tóim, eles se tornam amigos inseparáveis.

Para mim é uma grande emoção ver que a história chegou em Condeúba-BA e ajudou as crianças da Escola Municipal Dário de Oliveira Lima a se conhecerem e se reconhecerem no livro. Fico feliz também ao ver que trouxe momentos de aprender brincando. Espero ter a oportunidade de visitar a escola e conhecer o projeto incrível que as professoras desenvolvem.

Para as crianças, mando um beijo e minha gratidão por se divertirem e se emocionarem comigo ao ouvir a história de Lu. Espero que cresçam sabendo que são perfeitas aos olhos de Deus e que cada característica como cabelo, cor da pele, olhos, nariz são belas e nos torna únicos e especiais no mundo”, finalizou a escritora.

Que sirva de inspiração para os demais educadores, essa belíssima iniciativa da professora Dilma Rocha da Escola Municipal Dário de Oliveira Lima em Condeúba a quem parabenizamos. Cada vez que temos esse tipo de trabalho realizado sobre um determinado tema, ganham todos, alunos, escola, professores, IDEB e a sociedade em geral.

 

 

 

 

Luís Eduardo Magalhães: Cavalo ‘desmaia’ por não suportar peso de carroça e dono é detido

cavalo-desmaiado-luis-eduardo-magalhaes-02Foto: Reprodução/TV Oeste

Um homem foi detido e indiciado por maus-tratos a animais em Luís Eduardo Magalhães, na região oeste da Bahia, após um cavalo de propriedade dele desmaiar no meio de uma rua da cidade por não suportar puxar uma carga de madeira em uma carroça. O dono do animal foi levado à delegacia após uma foto que mostra o animal caído no chão viralizar na internet, segundo informou ao G1, a Polícia Civil do município.

De acordo com o delegado Leonardo Mendes, que investiga o caso, a cena foi registrada no domingo (21), em uma rua do centro da cidade. O dono do animal foi preso na segunda-feira (22) e só liberado por volta das 14h desta terça da delegacia, após assinatura de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

O TCO é um registro de um fato tipificado como infração de menor potencial ofensivo. Com isso, o homem responderá ao processo em liberdade. Segundo a polícia, ele ainda tem um outro cavalo que também utiliza para puxar a carroça com cargas na cidade.

Segundo o delegado, o homem ganha dinheiro transportando cargas de madeira, ferro e outros materiais. Os dois animais e a carroça foram apreendidos. O homem, que é morador do bairro Florais Lêa, foi detido em uma residência na localidade conhecida como Santa Cruz.