Estaria completando 77 anos amanhã (13/8) se estivesse vivo, o ex-prefeito Marcolino Gonçalves da Silva Neto

Por Paulo Henrique

Em 13 de agosto, seria o aniversário do prefeito Marcolino Gonçalves da Silva Neto, que nascera em 1947, na cidade de Condeúba, sendo um cidadão gigante e de legado vivo até os dias atuais.
Dr. Marcolino exerceu funções de destaque na sociedade e, na sua juventude, migrou para o Seminário São José, em Caetité, para receber a sua formação nos primeiros anos da vida estudantil. Queria ele ser padre? Tinha vocação para uma vida religiosa e obediente aos preceitos da Igreja Católica?
Talvez não, pois, ir para o Seminário, não significa um certeza de sua vocação, mas é um caminho de discernimento, escuta, oração… Todo jovem busca a sua realização como pessoa e deseja saber o que Deus tem para si no labor da vida.
Naquele tempo, nem sempre os jovens manifestavam o desejo de ir ao Seminário, no entanto, a própria Igreja recrutava, ia ao encontro, fazia o convite e buscava ativamente os jovens estudantes, na expectativa de que alguns se encantassem com a proposta de Jesus e abraçassem a radicalidade de uma vida inteiramente entregue.
Em Condeúba, alguns jovens como Dr. Anfrísio Áureo e Dr. Marcolino, fizeram o Seminário, porém, não prosseguiram e resolveram bem a sua própria vocação.
O jovem Marcolino, escolheu o direito e foi exercer a sua profissão com muita responsabilidade e sucesso. Foi um grande advogado!
Na saúde, trabalhou como diretor no São Vicente – Conquista, dando a sua colaboração pelo bem de muitas pessoas, inclusive alguns condeubenses que por lá passaram.
Mas, o ápice de sua vida foi a carreira pública. Regressando a Condeúba, encontrou o apoio do prefeito Antônio Farias Terêncio, que deu total apoio e condições de sua primeira eleição como prefeito de Condeúba.
Marcolino venceu e governou o município por quatro anos e, depois de se afastar para que Toinho estivesse como gestor, retornou para mais dois mandamentos consecutivos, porém, faleceu num trágico acidente com 56 anos e não concluiu a sua missão, deixando as chaves da cidade nas mãos de José Maria Terêncio – Lili.
Dr. Marcolino foi um politico de personalidade forte, de pulso firme e muito fiel aos seus princípios e suas convicções. Defendia seus sonhos e projetos sociais, sem baixar a cabeça para as intempéries de seu tempo.
Realizou grandes e profundas mudanças na sociedade de Condeúba, com obras importantes de infraestrutura, a exemplo das pavimentações em paralelepípedo, que garantiu um avanço de progresso em boa parte do perímetro urbano da cidade.
Muito articulado e inteligente, plantou um bom legado e, naturalmente, encontrou oposição, opiniões contrárias e pensamentos isolados de alguns críticos ao seu trabalho.
Encontrou-se com uma forte oposição política, mas nada que fosse considerado como rivalidade pessoal, coisas naturais dos embates democráticos e que foram essencias para fortalecer a democracia de Condeúba.
Se estivesse vivo, completaria mais um ano de vida e já estaria bem maduro na caminhada da vida.
Ele fez história! Condeúba não seria a mesma sem a sua participação!
Que Deus conceda-lhe o repouso dos justos e a felicidade eterna nas mansões celestiais.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail