Sertão da Bahia: Regiões de Brumado e Caculé comemoram as boas chuvas de verão de 2018

Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As chuvas de verão têm deixado o sertão baiano em festa nestes primeiros dias de fevereiro, antecedendo o Carnaval. Na região dos municípios de Brumado, Malhada de Pedras, Guajeru, Rio do Antônio, Caculé e Licínio de Almeida, foram registradas boas precipitações nos últimos dias, o que animou bastante os sertanejos.

Por telefone ao site Achei Sudoeste, o prefeito de Caculé, Beto Maradona (DEM), descreveu que nos últimos três dias o acumulado da chuva chegou a quase 100 mm na microrregião, o que vem ajudando a recuperar um pouco do volume nas barragens do Como cochicho e do Truvisco, porém o acumulado está longe de atingir o nível máximo dos reservatórios. Porém com relatos de chuvas mais volumosas em Licínio de Almeida, subiu significativamente o volume no Rio do Salto, que deságua no Rio do Antônio, o que ajudará na recuperação da Barragem do Truvisco.

O barramento tem capacidade para armazenar mais de 30 milhões de metros cúbicos de água, mas com a seca severa nos últimos anos, o manancial conta com apenas 9 milhões de metros cúbicos de sua capacidade total. Já em Brumado, o acumulado do ano tem sido bastante comemorado pelos pequenos produtores rurais, que estão empolgados com a boa distribuição de chuva neste início de ano, o que favorece ao plantio.

Em janeiro o acumulado de chuva foi de 40,5 mm, já nesta primeira semana de fevereiro, os dados já apontam quase 100 mm de precipitação, e os serviços de meteorologia preveem mais 49 mm de chuva até o final desta semana. “Este ano as chuvas estão mais bem distribuídas, isso é ótimo para as lavouras, tomara que continue assim no decorrer do ano, pois aí teremos uma boa safra de grão, frutas e verduras em nossa região. Deus abençoe que assim proceda”, comentou o lavrador Antônio Leite a nossa reportagem.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *