Condeúba: Sessão da Câmara foi Itinerante e aconteceu no Riacho Seco de Gerosino

Por Oclides da Silveira

re23
Os vereadores rezando a Oração do Pai Nosso

Terça-feira dia 20 de junho de 2017, ocorreu mais uma Sessão Ordinário da Câmara Municipal, dentro de um acordo feito na Sessão anterior os vereadores optaram pra antecipar de quinta para terça-feira a Sessão que foi Itinerante da Câmara Municipal por conta dos festejos juninos, a qual ocorreu na Comunidade do Riacho Seco de Gerosino.

O Chefe de Gabinete Paulo Henrique Cordeiro como sempre tem encaminhado para a Câmara as respostas de indicações aos vereadores e nesta Sessão foi encaminhando uma relação de indicações atendidas pelo Prefeito Silvan Baleeiro.

re24
Agende de Saúde Ana Maria dos Santos

O Presidente Silvano dos Santos abriu espaço para o público faz uso da tribuna livre, tendo três inscrições, a primeira a usar a palavra foi a Agente de Saúde local Ana Maria dos Santos que solicitou mais atenção para o atendimento médico do povo local através da equipe do PSF do Distrito da Feirinha, que até então só esteve por aqui três vezes nos últimos seis meses, é muito pouco, “pois temos 500 pessoas na Comunidade e precisamos do bem comum para todos”, afirmou a Agente de Saúde.

re14
Salvador José da Costa um dos homenageados

Salvador José da Costa fez uso da palavra para agradecer primeiramente ao vereador Rejinaldo Nascimento que fez uma “Moção de Aplausos” homenageando os riachosequenses o cantor Reinaldo Bys e o próprio Salvador como compositor das músicas “Saudades de minha terra” e “Administradores de Condeúba”. Salvador justificou a ausencia do seu parceiro Reinaldo Bys que naquele momento estava fazendo um show na Escola Alcides Cordeiro em Condeúba. E agradeceu também todos os vereadores que votaram de forma unânime aprovando a “Moção”. Salvador disse ainda que o mérito das 2 duas músicas será dividido com os escritores Tranquilino Torres, Professor Aguinério que escreveram os livros e ao redator do Jornal Folha de Condeúba Oclides da Silveira que tem feito um bom trabalho na história de Condeúba através de suas reportagens e que está disponibilizado para quem quiser faz uso do mesmo.

re11
Dra. Georgia Advogada da Câmara Municipal

A Dra. Georgia foi a última a usar a tribuna livre e chamou a atenção do público para a data de 15 de junho é o dia em que se comemora “A não violência contra o idoso”, “é considerado como violência ao idoso, abandono, omissão, desvio de dinheiro de sua aposentadoria, benefícios. Isto não pode acontecer, caso vocês ficarem sabendo de casos assim procure denunciar ao Ministério Público”, concluiu a Advogada.

re12
Vereador Carlito José Pereira – PP

Carlito PP foi o primeiro vereador a fazer uso da tribuna e disse a Agente de Saúde Ana Maria que o problema da saúde no município é falta de gestão por que recurso tem, haja visto que correligionários do Prefeito andam postando nas redes sociais que a Prefeitura está com muito dinheiro em caixa, perguntamos por que não aplica na saúde? “O Médico Dr. José Augusto que é funcionário da Prefeitura está atendendo as escondidas no PSF do Bom Jesus”. Afirmou o parlamentar Carlito José Pereira.

re15
Vereador Fabiano Ferreira – PTB

Fabiano Ferreira PTB denunciou e pediu afastamento do Prefeito Silvan por ele “está desobstruído as informações solicitadas pelos vereadores, disse ainda que o Prefeito contratou os parentes do ex-deputado Federal e atual Presidente Estadual do PMDB Geddel Vieira Lima pagando a eles R$ 10.500,00 (dez Mil e quinhentos reais) por mês para prestar maus serviços ao povo condeubense”, finalizou Fabiano.

re3
Vereador José Reis – PCdoB

Pela ordem o vereador Zé Reis fez um rápido apanhado homenageando os grandes lideres do passado da Comunidade do Riacho Seco, como “Jovino Coutinho, Jesuino Caldeira, Belarmino, Jerosino, Nego, Jovininho entre outros. Numa noite inspirada o vereador trouxe a tona mais uma vez a questão do trabalhador pobre, sendo ele o pivô da sociedade, pois o pobre é que trabalha para produzir e dar alimentos aos ricos. Disse ainda que não suporta ver tanta ganância entre nós os vereadores que sugam a Prefeitura colocando membros de sua família para trabalhar, como se não bastasse o salário que recebe da Câmara que passa dos 5 mil reais”, pontuou Zé Reis.

re6
Vereador Toinho Terencio – PSD

Toinho Terencio disse por sua vez, “que essa é a terra dos Caldeiras, Ribeiros, Carlos que passaram e tantos outros que por aqui ainda vivem, agradeço pelo apoio que vocês tem me dado e estou aqui para levar ao Prefeito as reivindicações de vocês, buscando junto a administração o desenrolar dos trabalhos em prol desta Comunidade”, disse Toinho.

re2
Vereador Maurilo Guilherme – PT

Maurilo Guilherme pontuou sobre a alta cobrança no valores das barracas da Praça do Forrodromo que serão instaladas nas festas juninas este ano, disse ainda que não foi uma boa iniciativa da Prefeitura,que deviria dar mais incentivo para as pessoas ganharem um pouquinho nesta época de tantas dificuldade que o povo passa. O parlamentar noticiou também que o Governo do Estado Rui Costa está liberando através de projetos mais de 10 milhões de reais para as comunidades da Boa Vista, Baixão de Paulo e Morrinhos dos Farias.

re1
Vereadora Conceição – PT

A vereadora Conceição compartilhou com a fala da Agente de Saúde Ana Maria e disse: “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. ‘ram 6 messes deste governo e a saúde está uma bramura, cada dia ficando pior”. “Já entrou mais de 20 milhões nos cofres da Prefeitura e nada se ver mudar para melhor na saúde. O Prefeito Silvan que no período que foi vereador tinha uma preocupação com os doentes, agora foi eleito Prefeito em cima dessa causa e agora parece que ele se esqueceu que as pessoas continuam adoecendo e precisando do atendimento medico concedido pela Prefeitura”, afirmou a parlamentar.

re5
Vereadora Nena – PSDB

A vereadora Nena afirmou que está no seu segundo mandato em defesa do povo, principalmente os mais humildes. “Disse também que temos de descer do palanque, a saúde é uma grande preocupação do Prefeito Silvan, ele tem bons projetos para a saúde, temos que esperar um pouco, pois sem dinheiro a altura não se faz nada a contento, a demanda é grande. Já está agendado que os atendimentos médico aqui no Riacho Seco seja quinzenal, a partir dos próximos meses. Essas indicações do sangradouro da barragem, iluminação da quadra e muro da escola serão atendidas pelo Prefeito Silvan”, concluiu Nena.

re
Vereador Rejinaldo Nascimento – PSB

Reginaldo foi o último a usar a tribuna, ‘com muita honra fiz essa “Moção de aplauso” para meus conterrâneos Reinaldo Bys e Salvador, pois nós nascemos e convivemos nesta Comunidade e estudamos juntos aqui nesta escola Jovino Coutinho. Sempre estamos lutando para dar algo de melhor para nosso povo, e aí está essa maravilha de letra feita pelo meu amigo Salvador e gravada pelo nosso também amigo Reinaldo Bys, eu fico muito feliz por ter feito essa singela homenagem a vocês,” finalizou o parlamentar.

Foram aprovados por unanimidade os Projetos de Lei nº 14/2017 que concede aumento para os servidores da Câmara. O 15/2017 do vereador Maurilo Guilherme que proíbe as empresas, Coelba e Embasa desligar fornecimento a população nos feriados e fim de semana. E o 18/2017 do Executivo dando suplementação de verbas à Câmara Municipal.

Silvano
Presidente Silvano dos Santos – PT

Findando a pauta dos trabalhos, o Presidente Silvano dos Santos agradeceu ao público que lotou as dependências da Escola Jovino Coutinho para assistir a Sessão Itinerante da Câmara, dentre eles esteve o Presidente do PROS Sergio Ribeiro Rocha acompanhando seu vereador Arlindo Guarda. O Presidente “convido a todos para participar de outras Sessões, assim vocês poderão participar e acompanhar melhor os trabalhos dos vereadores” finalizou Silvano.

Fotos: JFC

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *