Condeúba: Realizada a 10ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal com a noticia de levar água tratada para o Distrito do Alegre

Por Oclides da Silveira

Momento da execução do Hino Nacional

Nesta quinta-feira dia 25 de abril de 2019, foi realizada a 10ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal com pauta cheia com 5 Indicações e 4 Projetos de Leis e ainda uma Emenda Modificativa ao PL. nº 8/2019. A Sessão iniciou-se às 19:00 horas com a entoação do Hino Nacional em seguida foi feita a oração do Pai Nosso.

PEQUENO EXPEDIENTE: O Presidente Maurílio Guilherme vendo que havia coro deu por aberta a Sessão, designou que o primeiro Secretário Reginaldo fizesse a leitura da ata da Sessão anterior. Em sequencia foi lido os ofícios: nº 17 do Presidente encaminhado as Indicações ao Prefeito. Of. 64 encaminhando PL nº 11 de autoria do Executivo para desafetar área no Divino, cujo valores será para ressarcir aos donos de área invadida pela construção de Av. Condeúba. Foram lidas as Indicações nº 21 do vereador Reginaldo para fazer o patrolamento nas estradas indo para Feirinha, indo pelo Riacho Seco até o Distrito do Alegre passando pelo Olho D’água, Bom Abrigo, Baixão Papagaio e toda a divisa de Jacaraci. Indicação nº 22 de autoria do vereador Reginaldo para reformar o Posto de Saúde do Riacho Seco. Indicação nº 23 da vereadora Conceição para patrolar estradas da Cerquinha e Riacho Seco. Indicação nº 24 de Conceição para Iluminarias em frente ao Cemitério Municipal Barão José Egídio de Moura e Albuquerque, além da Rua Campo Santos. PL. nº 12/2019 do Executivo solicitando autorização da Câmara para pegar empréstimo no valor de R$ 684.000,00 para financiar um caminhão pipa, um caminhão de impactador para coleta do lixo na sede. Uma roçadeira. PL nº 10 do Executivo para vender uma área na Praça Santo Antônio nº 36, com o recurso arrecadado, usar para construir a sede da Guarda Municipal, essa foi uma Indicação do vereador Arlindo Cruz. Leitura do convite da Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Lazer convidado todos para a “II Caminhada Solidária”, grande caminhada que será realizada no dia 1º de maio, saindo do município de Cordeiros e vindo até Condeúba. Ofício nº 65 do TCM recomendando as contas do Prefeito Silvan do ano de 2017, aprovadas com ressalvas. Leitura de convite da articulação do SELO UNICEF.

GRANDE EXPEDIENTE: 

Vereador Reginaldo Sobrinho do Nascimento

Reginaldo Nascimento – PSB. Usando a tribuna disse: ” As Indicações que fiz para dar maior mobilidade nas estradas. Quero parabenizar o Prefeito Silvan pelas estradas que foram feitas na região da Caatinga, Boa Vista e todas as regiões circunvizinhas. Eu mesmo cheguei a fazer criticas pelas maquinas ter ficado tanto tempo naquela região, mas reconheço que foi necessário, as estradas ficaram muito boas. No próximo final de semana as maquinas deve estar chegando para essa outra zona onde estão muito ruim as estradas. Quero falar sobre a remodelação da Praça Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na Feirinha que atualmente está abandonada. Respondo aqui os questionamentos das obras não andar é muito triste, porém não é só aqui e nesta gestão que as coisas não andam, mas em todos os lugares deste país, sempre tem tido esse tipo de projetos parados. Tiro o chapéu para o Prefeito Silvan que tem buscado de forma incansável, recursos para nosso município. Parabenizo os vereadores Carlito e Silvano dos Santos pelos requerimentos sobre a obra do aeroporto que se encontrava parada e depois dos questionamentos dos vereadores a obra começou a andar, aquela obra precisa ser terminada ela será de suma importância para o povo condeubense”, finalizou com emoção Reginaldo Nascimento.

Vereadora Maria da Conceição Nascimento Santos

Conceição – PT. Usando a tribuna disse: “Quero dar enfase às minhas indicações para instalar luz em frente ao Cemitério Municipal Barão José Egídio de Moura e Albuquerque, além da da Rua Campo Santo no mesmo bairro e também para fazer patrolamento nas estradas da Comunidade de Cerquinha. Quero neste momento contradizer meu antecessor nesta tribuna o vereador Reginaldo que disse se lamentar da obra da cheche estar parada. Eu lamento muito mais, e questiono por que o Prefeito Silvan não segue o exemplo do Prefeito de Jânio Quados que recebeu do seu antecessor o mesmo projeto de uma creche e a transformou numa obra de primeiro mundo, que fez inveja a todos nós. Quero aqui cobrar o Prefeito Silvan que hoje completou 840 dias que assumiu a Prefeitura e até agora, muito pouco tem feito pela saúde do município, tem deixado alguns PSFs sem médicos, não há atendimentos de procedimentos a contento da população, nos distritos como Alegre faltam até carro para o atendimento médico, o povo está acuado tudo que precisa vem nos procurar com rifas para ajudar nos exames e para comprar remédios, interessante, ele Silvan que tanto criticava a saúde no período do ex-Prefeito Guto e prometeu melhorar significativamente a saúde, porém até agora ele tem deixado muito a desejar, deixo aqui minha indignação, o Prefeito até então está empurrando a saúde com barriga, isso nos deixa muito triste”, afirmou Conceição.

Vereadora Maria Neres de Sousa Brito (Nena)

Nena – PSDB. Usando a tribuna fez as seguintes afirmações: “Venho aqui hoje responder algumas indagações feitas pela a mídia durante esses dias iniciando pela qualidade da água servida nas escolas do Distrito do Alegre, fui buscar dados e ficou confirmado que não é verdade, pois, a água fornecida lá nas escolas é de boa qualidade, potável e é transportada por caminhão pipa. As caixas foram lavadas e outras trocadas. As ambulâncias e os demais carros novos estão parados esperando a devida legalização de seguro dos mesmos. O Distrito do Alegre ficou sim sem médico, pois, o que estava lá foi agredido e até agora não entendi o porque pois, a pessoa envolvida nessa agressão, é gente de bem. Mas acredito que no começo do próximo mês já vai ter médico no Alegre. Quero desfazer um mão estar que disseram que não autorizei tirar uma caixa d’água lá da Canabrava para socorrer uma parte do Riacho Seco, eu disse e confirmo que aquela caixa estava temporariamente sem uso, mas a qualquer momento poderia necessitar dela, então eu oficiei o Prefeito e dentro em breve lá estará uma caixa nova para os usuários do Riacho Seco. Fiz as indicações para fazer a devida iluminação na escola do Riacho Seco, cobrei do Prefeito também o patrolamento das estradas. A reto-escavadeira já esteve la essa semana para tapar os buracos de maior necessidade e depois o maquinário irá para fazer o serviço de forma adequada. Quero aqui deixar meu abraço a equipe de saúde, em especial a Dra. Keila que está  sempre a disposição para atender a população com rapidez no seu diagnóstico, fazendo com rapidez os encaminhamentos necessários para Vitória da Conquista”, disse Nena.

Vereador Antônio Farias Terêncio Filho (Toinho)

Toinho Terêncio – PSD. Usou o tempo de liderança, ele foi até a tribuna para comunicar e justificar seu atraso na Sessão, disse: “Estou chegando de Vitória da Conquista, onde eu e o Prefeito Silvan estivemos reunidos com o pessoal da Embasa, na oportunidade foi tratado e discutido o processo de levar água tratada de Condeúba para o Distrito do Alegre, será construída uma rede de cano de ferro de 75 mm, e a cada dez kms. será feito uma estação de distribuição de água para aqueles moradores adjacentes. A Embasa vai investir cerca de 5 milhões de reais nesse projeto, que será de médio prazo sua execução, com duração de aproximadamente quatro anos, seu início será dento em breve”, disse o parlamentar.

ORDEM DO DIA:

Foi feito a leitura da Emenda Modificativa sobre o PL. nº 008/2019 e a votação do parecer das Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final. Comissão de Educação, Cultura, Saúde, Assistência Social e Direitos Humanos aos PLs. nº 008, 011 e 019 todos os pareceres das Comissões foram aprovados por unanimidade. Foi votado ainda o pedido de urgência verbal sobre o PL. nº 009/2019 solicitado pelo vereador Antônio Chaves, o qual foi aprovado por unanimidade.

Presidente do Legislativo vereador Maurílio Guilherme de Sousa – PT

Fim da pauta e não havendo nada mais a ser tratado, o Presidente Maurilio Guilherme agradeceu a presença de todos e os convidou para a próxima Sessão na semana que vem, justificou a ausência do vereador Adailton e deu por encerrada a Sessão, que terminou às 20h57min. Estiveram prestigiando a Sessão os Presidentes de Partidos Sergio Guarda do PROS,  Neaci Rodrigues do MDB e José de Fernando do PCdoB, ele que é Assessor Parlamentar na Câmara.

Fotos: JFC

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *