Condeúba: Prefeito Silvan e sua vice Mara, participaram da reunião Ordinária do Conselho Municipal de Cultura

Por Oclides da Silveira20170508_172130Na segunda feira dia 8 de maio, o Conselho Municipal de Cultura, Desporto e Lazer se reuniu ordinariamente para discutir um tema muito especial, que foi o fechamento da programação das festividades do aniversário da cidade, ao mesmo tempo deu-se inicio as discussões da organização e gastos para as festas juninas.

Para esta reunião foram convidados o Prefeito Silvan Baleeiro, sua vice Mara, o vereador Toinho Terencio e o Secretário de Educação Weder Espínola, além de todos os músicos condeubenses. O tema central discutido foi os gastos para essas festas, pois uma das principais funções deste Conselho é zelar da aplicabilidade do dinheiro público a ser gasto com festividades, ponderou o Presidente do Conselho Ygor Roberto.

Ygor disse ainda que este ano não vai haver o cercado reservando um ambiente na Praça do forró, que a festa será totalmente comunitária e popular, as pessoas que irão colocar barracas deverão disponibilizar cadeiras e mesas para quem quiser se sentar. O Conselheiro Antonio Santana em sua fala e revendo a programação do São João, afirmou que a administração deveria deixar o dia 23 de junho para as famílias comemorar entre si como acontecia no passado e assim permaneceria a tradição. Disse ainda que é a favor que toque só músicas de forró pé de serra, bem apropriada para a época.20170508_172143O Conselheiro Manoel disse que alem desses cuidados com o dinheiro público é preciso orientar os cavalheiros no dia da cavalgada do aniversário da cidade para não judiar dos animais. O Conselheiro tem que representar as pessoas e também defender os animais, acrescentou ainda que é a favor do dia 23 ser o São João das famílias, concluiu Manoel.20170508_173127O Conselheiro Carlos Ribeiro disse que a função dos Conselheiros não é apenas aprovar tudo, mas discutir e oferecer alternativas. O Conselheiro Agnério Evangelista falou também da importância e responsabilidade dos Conselheiros. A Conselheira Joandina disse da necessidade de fazer o São João nos Distritos. O Conselheiro Neaci Rodrigues pontuou também favorável pelo São João nas residências no dia 23.20170508_171930O Prefeito Silvan agradeceu ao Presidente Ygor pelo honroso convite para participar desta tão importante reunião e parabenizou ao Conselho pela brilhante iniciativa de zelar na aplicação do dinheiro público, pois isso pra o Executivo é extremamente positivo, ter aliados para nos ajudar a direcionar os poucos recursos da Prefeitura, principalmente para promover festas que normalmente custa muito caro.

O dinheiro público tem que gastar visando atender o anseio da maioria das pessoas, afirmou o Prefeito. Temos que ter cuidados sim, Senhores Conselheiros com a aplicação dos recursos em festas, pois nosso município passa por um momento de “Estado de Emergência” em referencia a seca que nos assolado nos últimos anos, razão pela qual, não se justifica fazer festas caríssimas, seria uma discrepância sem limite contratações de bandas caríssimas para fazer essas festas, temos que fazer o útil ao agradável, por isso estamos aqui reunidos com nossos artistas locais para dar mais oportunidades para eles e ao mesmo tempo nos custa bem mais barato, pontuou o Prefeito.20170508_172139Por último falou o vereador Toinho Terencio que parabenizou o Prefeito Silvan pela forma sábia de ouvir os Conselheiros, pois assim acaba se trocando idéias e informações a cerca dos assuntos para tomar decisões posteriores de forma mais concretas. Toinho disse que o São João começou a se fazer festas na cidade ainda no mandato do seu pai Antonio Terencio quando ele era prefeito, as vezes se faziam na escola Miguez Garrido, outras vezes no clube da Sinfônica Santa Cecilia popular “Fedozão”. Disse ainda que é a favor da festa do dia 23 sim, mesmo que comece depois da meia noite, assim as pessoas acendem sua fogueiras em casa e depois venham para a cidade, concluiu Toinho.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail