Agnerio - Copia (2)

Agnério edita o livro em 2ª edição, Condeúba sua história seu povo

Agnério Evangelista de Souza – Licenciou-se em letras vernáculas pelo instituto de Letras da Universidade da Bahia (UFBA) em 30/08/1976. Pós-graduou-se em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa pela FACINTER de Curitiba/PR em 14/09/2010. Está cursando Teologia para Leigos.

Professor de Língua Portuguesa, Redação e Literatura Brasileira (Ensino Médio) Colégio Estadual por 30 anos. Também no Colégio Alcides Cordeiro. Presidente do Conselho Municipal de Educação 2009 a 2012, atualmente é Secretário executivo do referido Conselho. Foi Presidente da Irmandade do Santíssimo Sacramento 2008 a 2012.

Atual Presidente da Associação de Desenvolvimento Comunitário de Condeúba. Agnério está com 69 anos, é filho de Condeúba, casado com Elita de Jesus Pereira de Souza, pai de 6 filhos, Rogério, Rodrigo,Roseane, Josiane, Romário e Bruno.

O 1º lançamento do livro Condeúba sua História seu Povo, deu-se em 1998, com uma tiragem de 500 exemplares. Nesta 2ª edição 17 anos depois, com a mesma tiragem de 500 exemplares, foi feito uma noite de palestras e por último autógrafos, no Salão Paroquial nesta noite de segunda feira dia 21 de dezembro de 2015.

O Cerimonial ficou por conta de Luis Matos e Andréa Rocha, que fizeram a abertura recitando o poema “Minha Cidade” de Cora Coralina. Em seguida a professora Elisama Lopes cantou o Hino de Condeúba. Depois foi a vez do Padre Osvaldino que deu as bênçãos com um canto ecumênico. Chamou o garoto Paulo Henrique que fez a leitura do Evangelho, encerrando sua participação com a oração do Pai Nosso.

Na seqüência foi a vez do autor do livro se apresentar, iniciou agradecendo a Deus, sua família e todo o povo de Condeúba pela grande ajuda, sem os quais não seria possível concluir esse trabalho histórico. O livro foi escrito em 20 capítulos nos quais retrata toda a história de Condeúba, tanto no presente como no passado e abre uma perspectiva para pesquisa sobre o município. fiquei honrado com a solicitado de um exemplar pela Biblioteca Nacional, concluiu Agnério.

O Prefeito Guto falou em seguida, da coragem do seu ex-professor Agnério em lançar um livro, onde ler não uma média alta do Brasileiro. Falou também que Condeúba é referencia de bons escritores como o próprio Agnério, Santana, historiadores Joandina e Danielle, jornalistas Decio, Oclides e Dermeval. Além do Prefeito estiveram no evento as autoridades, Vice-Prefeita Jesuina, as vereadoras Cida de Lerim e Conceição, além de vários Secretários municipais.

Pela ordem foi abrindo espaços para que cada um falasse de sua área que foi abordada no livro, iniciando com a professora Edmeire Santana que falou sobre os capítulos de Geografia e Política municipal. Encerrou sua parte com Claudio Novaes cantando o Hino a Barragem de Condeúba.

Em seguida a Professora Maritza Danielle que falou do capítulo de História. Laurita falou sobre o folclore e crendice e fez uma simulação de atendimento da benzedeira Maria Sofia que morava na Rua Vermelha.

Aildo Santos ficou com a parte da economia, destacando o crescimento da indústria e comercio no município. Decio discorreu sobre o esporte. Encerrando as falas Carlos DJ, citando a importância do livro, que conta o inicio da construção da Barragem do Champrão.
Por último, foi servido um delicioso coquetel, onde ao mesmo tempo, as pessoas compraram o livro e formaram longas filas para pegar o autógrafo do autor.

Postaremos depois fotos do evento.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

4 comentários sobre “Agnério edita o livro em 2ª edição, Condeúba sua história seu povo

  1. ESCLARECIMENTO:

    O livro “Condeúba, sua história, seu povo” está sendo chamando pelo autor: Livro de Condeúba. Lançado no dia 21 próximo passado no Salão Paroquial, foi um sucesso devido o desempenho de colaboradores em organizar o espaço e preparar a apresentação para o evento.
    O autor esclarece e pede desculpas pelas falhas ocorridas, inclusive quanto ao cargo de presidente da Associação de Desenvolvimento Comunitário de Condeúba cargo este ocupado atualmente por Manoel José Pereira Neto, que, para o qual foi eleito e empossado em 19.11.2015.
    Quando foi redigida a orelha esquerda para a capa do livro, o presidente era realmente o Professor Agnério; hoje exerce o cargo de vice-presidente naquele órgão.
    Agradece de coração aos diversos amigos e amigas que o ajudaram na feitura do livro, sua publicação pela Editora Quarteto, transporte dos mesmos Salvador-Condeúba e lançamento brilhante da obra. Muito obrigado.
    O trabalho abre novas perspectivas de ampliação para pesquisa científica, específica para cada um dos vinte capítulos que compõe a obra. Mãos a obra!

    1. Boa noite professor!
      Muito feliz em saber que existe um livro sobre a história da nossa amada Condeúba.
      Quero muito ler as duas edições.
      Onde encontro?
      Parabéns por essa grandiosa obra!
      Obrigada!

  2. Muito obrigado. Foi com as graças de Deus e com a ajuda de muita gente que essa importante obra sobre o nosso município fosse publicada. A noite de gala no Salão Paroquial foi realmente brilhante, fiquei satisfeito porque o estudante agora pode fazer desse livro, o seu livro didático de todas as horas. Gracias.

  3. Como é bom rever o nosso querido e inesquecível professor Agnério, nessa 2ª edição do livro “Condeúba, sua história seu povo”. Ele que sempre foi uma pessoa focada na história do nosso município, o qual é referencia. Parabéns professor, fique tranquilo que o Senhor é orgulho do povo condeubense, a recíproca é verdadeira. Que o Bom Deus o conserve sempre assim por muitos anos, dando alegria e passando muito conhecimento para seus conterrâneos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *