Reunião com Lula não fecha chapa, mas desenha cenário com Rui ao Senado e Otto ao governo
A reunião entre o ex-presidente Lula, o governador Rui Costa, o senador Jaques Wagner, todos do PT, e o senador Otto Alencar (PSD), nesta terça-feira (15), encerrou sem definir a chapa que disputará o governo da Bahia nas eleições deste ano. No entanto, se discutiu a possibilidade de a composição ser formada com Otto e Rui candidatos a governador e senador, respectivamente. O encontro aconteceu em São Paulo.
Segundo relataram fontes do governo ao bahia.ba, novas rodadas de conversas vão acontecer para definir a composição. Uma delas deve acontecer, nesta quarta-feira (16), em Brasília, entre Rui Costa e o vice-governador João Leão (PP), que pode assumir o governo da Bahia, caso o governador seja postulante ao Senado.
Integrantes do PT relataram à reportagem que Rui tem pressionado para ser candidato a senador, o que faria Wagner desistir de tentar conseguir o terceiro mandato de governador. A postura de Rui, inclusive, estaria gerando uma insatisfação entre os petistas, que desejam que o partido tenha candidato ao governo da Bahia.
Fontes do governo negam a pressão de Rui, e dizem que é natural que os petistas fiquem insatisfeitos se o PT não lançar candidato e apoiar Otto Alencar.
A articulação faria também parte de um projeto nacional de Lula, que tenta atrair o PSD para sua chapa. Inclusive, com a possibilidade de o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (sem partido), se filiar ao partido para ser postulante a vice-presidente pelo PSD.
Comentários