Malhada de Pedras: Morre o ex-prefeito Leobino Guimarães aos 104 anos
O município de Malhada de Pedras, está em luto pelo falecimento de Leobino Guimarães, aos 104 anos, ocorrido na última sexta-feira (04). Segundo informações durante sua vida, Leobino prestou diversos serviços gratuitos à população como assistente social exclusivo, parteiro e, de 1952 até 1982, trabalhou como dentista. Em 1958, com 260 votos, Leobino Guimarães foi eleito vereador de Brumado – na época, Malhada de Pedras ainda não tinha se emancipado. Leobino Guimarães foi prefeito da cidade por dois mandatos (1973-1976 e 1983-1988).
Na primeira gestão, destaque para a implantação da energia elétrica no município. No segundo mandato, foi a vez da instalação do telefone, da agência do Banco do Estado da Bahia (Baneb), que veio a ser inaugurada em 1993, e da pavimentação em paralelepípedo da cidade. Na área da educação, Leobino Guimarães foi o responsável pela construção das Escolas Municipais Rui Barbosa, Raios de Sol (antigo Colégio Estadual), Jeferson Pereira dos Santos, localizadas na cidade, e dos prédios escolares das localidades rurais de Lagoa Comprida, Lagoa do Rosário, Impoeira, Lagoa do Morro, Lagoa do Tamburil, Periperi, Capinal, Sapé, Caatinga Grande, Poço Dantas, Campo Largo, Três Lagoas, Lagoa da Vereda, Tanque da Onça, Pedra Branca e Cachoeirinha.
Leobino também participou das construções de uma área de lazer com Quadra Poliesportiva, do Parque Infantil, da Torre Repetidora de Imagem de TV/Sede, da Extensão de Rede Elétrica na cidade, de várias barragens de terra, do primeiro sistema de água encanada da cidade, das barragens de cimento sobre o Rio do Antônio, do Posto Médico de Periperi, das Pontes Euclides Dutra, do Riacho da Caveira e da Cachoeirinha, além da perfuração e instalação de poços artesianos pelo município e da aquisição de caminhões e de veículos para gabinete e para transporte de doentes.
Comentários