Jovens do Nuca debatem empoderamento feminino e igualdade de gênero
Secom/PMVCJovens ligados ao Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca) iniciaram na tarde desta sexta-feira (4) as discussões sobre a temática “Empoderamento de meninas e promoção da igualdade de gênero”. A atividade, que é ligada às ações de cidadania do Selo Unicef (2021-2024), incluiu uma palestra ministrada pela coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Dayana Eveline Andrade.
A palestrante tratou de dois eixos de discussão: a violência contra as mulheres, incluindo a prevenção e o enfrentamento, e também questões relativas à autonomia das mulheres e à igualdade de direitos. “Por se tratar de adolescentes, nós vamos iniciar com a parte de prevenção. E a gente vai falar de empoderamento, autonomia, direitos das mulheres. Vamos explanar sobre o papel da mulher na sociedade”, informou Dayana.
Para a estudante Jamile Vitória Gonçalves, 16 anos, que mora com a família no Loteamento Nova Esperança, as questões tratadas durante o encontro fazem parte do cotidiano. “Tendo esse empoderamento, a mulher pode fazer várias coisas. Nada, nem ninguém, pode impedir que ela faça o que ela quiser”, afirmou.
Jamile, por exemplo, diz que seu “maior sonho” é ser professora, para poder ensinar à mãe, que não teve condições de estudar por ter de priorizar o trabalho. “Minha mãe não teve tempo de estudar, porque ela teve que trabalhar. Essa é uma vontade minha: ensinar para ela o que eu aprendi”, confidenciou a estudante.
Segundo a mobilizadora do Nuca, Laís Pinheiro, planos como o de Jamile Vitória encontram receptividade no Nuca, descrito por ela como “um espaço democrático onde os adolescentes vão ter vez e voz para falar de suas angústias, suas expectativas, seus planos para o futuro”.
O NUCA – Iniciativa do Selo Unicef, o Nuca é composto por aproximadamente 80 adolescentes, com idades entre 12 e 17 anos, que se reúnem quinzenalmente. Durante esses encontros, o grupo discute sobre as quatro temáticas sugeridas pelo Selo Unicef para nortearem o Plano de Participação Cidadã Adolescente (PPCA).
Além da temática discutida no encontro desta sexta-feira, as outras são: “Prevenção da gravidez na adolescência e promoção dos direitos sexuais e direitos reprodutivos”, “Enfrentamento ao racismo e às violências” e “Promover a mitigação dos riscos e impactos das mudanças climáticas”. Além destas, as discussões entre o grupo e os mobilizadores deram origem à inclusão de mais uma temática: o trabalho infantil.
As ações de cidadania do Selo Unicef foram assumidas pelo município com o propósito de mudar os indicadores de vulnerabilidade de crianças e adolescentes. Para cumprir essa meta, a Prefeitura coordena atividades entre as secretarias municipais, envolvendo ainda o Conselho Tutelar, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a sociedade civil em geral.
Comentários