Irundiara: Aconteceu uma Noite Cultural no Museu do Distrito, com destaque para o Terno de Reis

 

Momento da entrada no recinto da Companhia de Santo Reis, Custódio a frente conduzindo a Bandeira

Foi realizado ontem sexta-feira dia 7 de julho de 2023, no Distrito de Irundiara sede Jacarací, uma noite cultural no Centro de Memória ou Museu de Irundiara. O evento foi coordenado pelo seu fundador o historiador Elton Soares de Oliveira, ele que nasceu no distrito e mora atualmente em Guarulhos/SP. 

Os visitantes primeiro foram conhecer o museu que é composto pelo térreo, primeiro e segundo sobressolo, riquíssimo em produtos da antiguidade. Ali está um retrato fiel contando a verdadeira história dos nossos antepassados, como as pessoas viviam e trabalhavam no seu dia a dia. Parabenizamos o historiador Elton Soares pela brilhante ideia e iniciativa de criar este museu no Distrito de Irundiara, fato este de grande relevância para a cultura local e adjacência, pois, ali está o retrato falado de um período da nossa história que foi vivida pelos nossos antepassados.

A noite cultural foi muito rica, iniciou-se com uma frota de Reis que adentrou ao recinto cantando e em seguida fez algumas contradanças. Pela ordem, o chefe do cerimonial Elton Soares, deu início a uma belíssima homenagem que foi escrita por ele mesmo ao Sr. Marcelino Barbosa de Oliveira o popular “Maçu Fiscal”. Na sequencia foi a vez da jovem Ianny Clara Miranda Santos que recitou alguns Cordéis de autoria do seu pai Ivan Santos. Depois de muitas falas e todas de suma importância, retornou ao centro das atenções a Folia de Santo Reis Cantando os Reis de Morador, de Agradecimento e algumas contradanças. Por último, foi feito um pequeno leilão e se encerrou com um agradável forró.

Destacamos dentre outras, as falas abaixo:

A vice-prefeita de Jacaraci Cleolete Fernandes, que ratificou a importância daquele evento cultural que estava acontecendo no museu do Distrito.
As falas do poeta Ivan Sousa dos Santos que escreveu um cordel e a filha ao seu lado, Ianny Clara Miranda Santos que os declamou de forma brilhante demonstrando ter muito talento
Custódio Barbosa de Oliveira o popular “Tody”, que representou a família na homenagem prestada ao seu pai Marcelino Barbosa de Oliveira conhecido por “Maçu Fiscal”, Custodio agradecendo ao Elton pela grata lembrança.

O cantor condeubense Edu Viana que cantou um pedacinho da música de sua autoria, feita em homenagem ao Reiseiro “Maracá”.

Fotos: Oclides/JFC

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail