É falso que Bolsonaro foi nomeado verdadeiro presidente do Brasil

Presidente Jair Bolsonaro em uma cerimônia da Marinha, no Rio de Janeiro, em 10 de dezembro de 2022 (Foto: Associated Press / Bruna Prado)
Presidente Jair Bolsonaro em uma cerimônia da Marinha, no Rio de Janeiro, em 10 de dezembro de 2022 (Foto: Associated Press / Bruna Prado).
Usuários espalham nas redes um vídeo alegando que Bolsonaro teria sido nomeado o verdadeiro presidente do Brasil
  • Segundo as postagens, isso teria acontecido, pois uma fraude nas eleições foi descoberta
  • Mas as informações são falsas, confira a checagem do Yahoo! Notícias

Circula nas redes sociais que o Exército teria nomeado Jair Bolsonaro (PL) como o presidente do Brasil, após ter uma fraude nas eleições ter sido supostamente descoberta.

“Militares brasileiros declararam Bolsonaro o verdadeiro presidente do Brasil após evidências de uma eleição fraudada”, diz um trecho em espanhol do vídeo viral.

Mas a informação é falsa. Nenhuma notícia nesse sentido foi identificada em veículos de imprensa. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já foi diplomado como o presidente eleito para 2023 a 2026. Também não foi encontrada qualquer evidência de fraude nas eleições do Brasil.

Captura de tela de vídeo alegando que Bolsonaro teria sido nomeado o verdadeiro presidente do Brasil (Foto: TikTok / Reprodução)
Captura de tela de vídeo alegando que Bolsonaro teria sido nomeado o verdadeiro presidente do Brasil (Foto: TikTok / Reprodução)
Uma busca no Google pelas palavras-chave “militares nomearam bolsonaro presidente”, não identificou registros de que o atual presidente tenha sido nomeado pelas Forças Armadas para mais um mandato. O Exército, não é responsável por “nomear” os ocupantes do Executivo. Essa função cabe ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), por meio da diplomação, que reconhece o resultado das urnas como válido e habilita os eleitos a tomarem posse em seus cargos.

Lula foi diplomado em 12 de dezembro de 2022, em uma cerimônia no plenário do TSE, em Brasília. Isso significa que o petista está apto para tomar posse como presidente do Brasil em 1º de janeiro de 2023.

Presidente eleito Lula recebe o diploma do presidente do TSE Alexandre de Moraes na cerimônia de diplomação, em Brasília, em 12 de dezembro de 2022 (Foto: Anadolu Agency via Getty Images / Mateus Bonomi)Além disso, não é verdade que qualquer fraude nas urnas tenha sido comprovada. Ao contrário, instituições que atuaram como observadores nas eleições brasileiras reforçaram a credibilidade do sistema.

Uma delas foi a Uniore (Missão da União Interamericana de Organismos Eleitorais), que não identificou maiores problemas no funcionamento das urnas e considerou a eleição brasileira como exemplar para a América Latina.

O International IDEA (Instituto para a Democracia e Assistência Eleitoral) ressaltou a confiabilidade das urnas e classificou os ataques ao funcionamento das urnas como controvérsias “desnecessárias”.

Relatório da Defesa não aponta fraudes na eleição: o que diz o documento?
Scroll back up to restore default view.
Nas últimas semanas, diversos boatos sobre uma suposta intervenção das Forças Armadas têm circulado nas redes. Publicações criam histórias sobre decretos e ações do Exército, mas informações são falsas. Confira as checagens do Yahoo! Notícias sobre o assunto:

Conteúdo semelhante foi analisado pela Agência Lupa.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail