Dom Carvalho ordena dois diáconos, após três anos sem ordenação na diocese

Foto: Diego/PASCOM Brumado

Após três anos sem ordenação na Diocese de Caetité, a Catedral de Senhora Sant’Ana foi palco, neste sábado (18), da ordenação diaconal dos jovens Bruno Araújo Porto e Ícaro Vinícius Gonçalves Silva. Com o tema “Eis que estou no meio de vós, como aquele que serve” (Lc 22, 27b), Bruno e Ícaro receberam o primeiro grau da ordem pela imposição das mãos do bispo diocesano dom José Roberto Silva Carvalho.

Em clima de oração e encontro com Deus, a celebração Eucarística contou com a presença de quase todos os padres da diocese, além de religiosas, seminaristas e de familiares e amigos dos jovens ordenados.

Com o coração agradecido, dom Carvalho, que realizou a sua primeira ordenação após assumir o ministério episcopal, manifestou a sua alegria e a sua gratidão a Deus por conceder a graça de, após 3 anos sem ordenação, dar uma resposta de amor a Diocese de Caetité, por meio desses dois jovens que estão entregando definitivamente suas vidas a Deus.

A diaconia é o ministério do serviço na Igreja. Antes de ser ordenado padre, o seminarista recebe o primeiro grau da ordem, que é o diaconato, e, por meio desse ministério, tem a oportunidade de entender aquilo que Jesus fez, quando diz, na escritura, “Eu vim para servir e não para ser servido” (Mt 20, 28). Com isso, o diácono é aquele que serve, colocando-se a serviço do Reino de Deus.

Bruno é filho de Boquira e faz, atualmente, estágio pastoral na Paróquia São Geraldo Majella, em Guanambi. Já Ícaro Vinícius é natural de Brumado e faz estágio pastoral na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Macaúbas.

Em tempo

Ao final da celebração, o bispo dom Carvalho atendeu o pedido do padre Eduardo Santos de Souza, atualmente na Paróquia Nossa Senhora do Livramento de Rio do Antônio, para ser incardinado na Diocese de Caetité, o que quer dizer ser admitido. Padre Eduardo pertencia a Diocese de Eunápolis, onde foi ordenado, e há alguns anos está a serviço da missão na Diocese de Caetité. Agora, ao ser liberado pelo bispo de Eunápolis, padre Eduardo é oficialmente parte do clero da nossa diocese.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail