Covid-19: Aeroporto de Guanambi teve movimento intenso de pacientes para serem transferidos

Foto: João Roberto

Uma cena rara aconteceu na tarde desta sexta-feira (26), no Aeroporto Isaac Moura Rocha, na cidade de Guanambi. Três unidades aéreas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aguardavam ordem para decolar com pacientes graves para serem transferidos para outros estados. Um dos pacientes foi para a cidade de Barreiras, um outro para Belo Horizonte e um terceiro ainda aguarda a vaga ser disponibilizada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).

Segundo informações, os leitos de UTI de Vitória da Conquista, unidade de referência da nossa região atingiu 100% de ocupação. Enquanto famílias desesperadas aguardavam as transferências, parentes e amigos aflitos se emocionavam com a situação vivida. “A cena que vi aqui marcará a minha vida, foi chocante ver o desespero das pessoas, enquanto seus familiares eram embarcados para cidades distantes”, se emocionou um funcionário do local.

Foto: João Roberto

Diante da gravidade e colapso do sistema de saúde, diversas cidades do país e estados da federação estão adotando medidas mais severas contra a propagação da Covid-19. A Prefeitura de Guanambi irá adotar medidas mais firmes, diante do colapso dos leitos de UTI, clínico e de semi-intensiva na região e em toda Bahia, a partir da próxima segunda-feira (1).

O Pronto Atendimento Covid de Guanambi bateu recordes seguidos nesta semana, com média de 70 pessoas diariamente sendo atendidas. O Hospital Municipal de Guanambi com leitos de semi-intensiva, teve 100% de ocupação, mesmo após o aumento dos leitos. Os leitos de UTI de Salvador atingiram a marca de 84%, o que levou o Governo do Estado a restringir a locomoção das 20h às 05h, desta sexta (26) até 01 de março de 2021, em todo o território baiano.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail