Condeúba/Social: Estaria completando 103 anos se fosse viva, a professora Laura Farias de Oliveira Santos

 

Professora Laura Farias de Oliveira Santos nasceu em 06/10/1919, hoje ela estaria completando 103 anos de idade, ela morreu em 19/04/1993, portanto há 29 anos.

BIOGRAFIA:- Laura Farias de Oliveira Santos nasceu em Condeúba/BA., no dia 6 de outrubro de 1919, filha do Cel. Hermogenes Soares de Oliveira (mineiro) e de Cecilia Farias de Oliveira, Laura foi a única dos filhos que estudou e se formou em Salvador/BA., a formatura de professora ocorreu no ano de 1038, com ela se formou também professora a Sra. Laura que depois se cosou com Dr. Anfrisio Alves de Sousa, elas foram as duas primeiras professoras de Condeúba.

Por estudar muitos anos e se formar em colégio de freiras, Laura pretendia seguir a carreira de freira, porém seu pai Cel. Hermogenes não a permitiu. Mandou que ela retornasse para Condeúba. Assim foi feito, Laura retornou à Condeúba e foi dar aulas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental nas Escolas da Rede Municipal e Estadual. Foi nomeada Diretora do Colegio Estadual Tranquilino Leovegildo Torres, ela era expert em matemática.

Família:- Laura conheceu o seu primeiro namorado Abdias de Sousa Santos com quem se casou.  No decorrer da vida matrimonial, eles tiveram 13 filhos sobrevieram apenas duas meninas, a mais velha Maria da Conceição de Oliveira Santos (Lia de Abdias), que reside atualmente em Lauro de Freitas/BA. Em seguida ela teve 9 abortos, depois Laura se engravidou da sua 11ª gestação, muito temente a Deus e devota de São Sebastião, Laura fez uma promessa para o seu Santo protetor, que se a criança sobrevivesse, ela daria o nome de Custódio/a e daria para batizar a uma pessoa chamada de Custódio/a, aí nasceu outra menina no dia 22 de agosto de 1958, que recebeu o nome de Custódia Maria de Oliveira Santos Alves Silva (Neném de Abdias). Logicamente esse nome tão grande ficou depois de casada. Cumprindo assim a promessa, Neném foi batizada pelo casal Sr. Custódio e Sra. Morina.

Com a idade chegando Laura começou a sentir problemas de vista, mais tarde foi constatada catarata nas duas vistas. Ela teve que ir tratar em São Paulo e lá operou de uma vista e 3 meses depois fez a cirurgia do outro olho. Depois de se recuperar das vistas ela foi à rádio Aparecida no programa do padre Victor para agradecer pelo milagre alcançado. O padre Victor ainda brincou com ela, “a Senhora é macumbeira por ter vindo lá da Bahia”? 

Trabalho na Igreja:- Laura foi uma das grandes desbravadouras na época na Paróquia de Santo Antônio em Condeúba, no período do então padre Homero Leite Meira, qela junto com a professora Terezinha, Abelina (Lulu), e outros ajudaram a criar a pastoral do Dízimo, trouxeram a Renovação Carismática Católica – RCC e criou um movimento popolar com sócios pagantes a fim de arrecadar verbas para construir a atual Gruta de Nossa Senhora Aparecida em Condeúba.

Laura depois de 14 anos que havia operado as vistas de catarata, sofreu um descolamento de retina nas duas vistas, aí não teve recurso na época, ela acabou perdendo a visão por total. Mas sempre participando dos movimentos e trabalhos da Igreja. De tal modo que na ausencia do padre Homero, ela subia ao altar e fazia as celebrações, mesmo sem enxergar. Laura contribuiu para o bem estar da população condeubense foi uma grande desbravadora em Condeúba.

Descendência:- Laura com Abdias deixaram duas filhas, Maria da Conceição de Oliveira Santos (Lia de Abdias) e Custódia Maria de Oliveira Santos Alves Silva (Neném de Abdias), uma neta Miriam das Graças de Oliveira Santos Alves e dois bisnetos Geovana Laura Marques de Oliveira e Yan Daniel de Oliveira além de uma tataraneta Alícia de Oliveira. 

Nós do Jornal Folha de Condeúba, deixamos nosso abraço fraternal e parabenizamos a grande amiga “Neném” em nome da filha da professora Laura (In memorian), pela passagem de seu aniversário (se estivesse viva), hoje dia 6/10/2022, estaria completando 103 anos de vida, porém ela nos deixou no dia do Índio 19/04/1993 há 29 anos e foi para outra dimensão, mas nos deixou boas recordações e inesquecíveis exemplos de bons procedimentos em BUSCA DO BEM COMUM. Que a Senhora Laura continue ao lado do nosso bom Deus para sempre AMÉM!!! 

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail