Coceira na pele após o banho: O que pode ser?

O problema maior é que a coceira incomoda em demasia, trazendo desconforto e sensações nada agradáveis para quem a sente.

Além disso, a mesma, quando realizada em excesso, pode agredir muito a pele, causando inclusive infecções e machucados mais sérios, caso rompa a mesma, principalmente quando nos coçamos com as mãos sujas.

Por que a pele fica coçando depois do banho?
Isso acontece devido a dois fatores distintos: alergias ou infecções na pele. As alergias são as reações do corpo ao itens que consumimos ou utilizamos, os quais o mesmo não aceita, e trabalha para combatê-los. No caso da pele, muitas alergias apresentam o prurido como sintoma, causando a coceira excessiva.

Se forem infecções da pele, as mesmas podem acontecer em regiões diversificadas e bem específicas, sendo que o banho apenas intensifica o prurido, mas não o causa.

Coceira na pele após o banho – O que pode ser?
Como explicamos acima, existem dois fatores básicos que podem deixar a pele coçando depois do banho. No caso das alergias, as mesmas podem acontecer devido aos seguintes fatores:

Produtos irritantes: existem diversos cosméticos que podem causar irritação e alergias na pele, principalmente aqueles que utilizamos no banho. Inicie uma troca desses itens para realizar o teste, e prefira produtos como sabonetes, shampoos e condicionadores (entre outros) que não tenham Lauril Sulfato de Sódio, além de produtos neutros;

Água: às vezes a pessoa não tem alergia à água, porém a mesma pode contribuir para o prurido. Água dura é aquela muito carregada de componentes químicos, que não retira o sabão corretamente e desencadeia uma reação alérgica. Tomar banhos muito quentes também podem prejudicar a pele, pois deixa a pele muito seca.

Corpo pinicando após o banho pode ser o quê?
Como verificamos acima, corpo pinicando após o banho pode ser uma reação alérgica a produtos ou mesmo desencadeada por rotinas nossas, como tomar banho com água muito quente e não hidratar corretamente a pele. Além disso, nossa alimentação também pode deixar a pele muito seca, ou mesmo desenvolver alergias diversificadas.

hjjuii

O importante nesses casos é realizar a troca de produtos, a fim de testar os mesmos, além de modificar um pouco da rotina do banho, preferindo uma água fria ou morna, além de manter a hidratação.

E para aliviar a coceira, recorra a métodos caseiros, como aveia e evite coçar a pele diretamente com as unhas, utilizando a palma das mãos ou um tecido de algodão.

Para casos mais severos, ou caso as mudanças não apresentem resultado imediato, procure o dermatologista.

Fonte: Manchasepele.com

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

75 comentários sobre “Coceira na pele após o banho: O que pode ser?

  1. Boa noite, eu já ouvi falar q trata-se de um tipo de demartite, sinto isso há muito tempo, minha mãe e minhas irmãs tmbm… Alguns tipos de sabonetes causam bastante coçeira, outros não, até a água da chuva me causa esse tipo de coçeira e se eu me esfregar… Meu Deus, pinica tanto que me da fraqueza… Só queria saber se têm como tratar isso!

  2. Gente!
    Tbem tenho essa coceira horrível depois do banho,pode ser banho a qualquer hra do dia,e tanto água, fria,morna,quente,tdo da coceira.
    Vcs comentaram muito sobre cloro na água, acredito que não seja Porque na minha casa é água de poço, então cheguei a conclusão que possa mesmo ser pele seca.
    Mas essa coceira é terrível mesmo, tenho há anos.

  3. Olá tenho muita coseira só com banho frio sempre na barriga braços e pernas é horrível da vontade de entrar na geladeira caso alguém tiver uma solução me avise por favor obrigado.

  4. Tenho isso a muito tempo
    Sempre no verao
    O segredo é nao esfregar a toalha
    E nem pensar em se coçar
    Tenta pensar em outra coisa e pratique respiração.

  5. Boa noite.
    Concordo com vc . O que melhora em mim é ventilador, cobertor ou quando vou ao trabalho sempre de calça dona fina e jamais shorts porque o meu problema é na maioria das vezes nas pernas e braços. O aquecimento do corpo após o banho me adianta muito

  6. Eu também tenho essa coceira a muito tempo, tem dia que da vontade de sair correndo apos o banho, quando eu tomo 3 banhos no dia a coceira diminui bastante e as vezes passa ate semana sem apresentar, mais se eu soar muito durante o dia e tomar banho só a noite não da outra a coceira vem com tudo.
    Se lavar a toalha e passar de um dia para o outro sem enxugar eu boto para lavar ela novamente, ela tem que enxugar no sol o mais rápido possível.
    Se você se enxugar com a toalha e colocar ela dentro do quarto sem pega sol e se enxugar novamente apos outro banhoela ela vai da coceira.
    Tem toalha que da mais coceira do que as outras essa que esta dando muita coceira tem q substitui por outra.
    Eu tenho 10 toalhas e só coloco para lavar dia de muito sol
    No período chuvoso a coceira é mais constante, pois as toalhas as vezes demora mais para enxugar.
    Quando eu suo muito durante o dia quando eu vou tomar banho a coceira comeca na hora do banho ai não tem remédio e aguentar o tranco mesmo rsrsrs
    Quando começa a mim corça muito eu costumo vestir uma calça apertada e uma camiseta.
    No meu dia a dia eu so uso camisa 100% de algodão, quando eu usava camisa com pouco algodão e eu suava e a camisa não absolvida o suor ai mim coçava muito so com o meu suor e a noite na hora do banho eu sofria muito

  7. Tenho isso a muitos anos, em nível bem alto, começou nas pernas, hoje tenho no corpo todo. Já troquei sabonete, banho frio, quente, morno, mas não adianta.
    Tenho pra mim que o problema está na AGUA, o alto nível de CLORO usado para o tratamento atinge em cheio quem tem alergia como nós, e o banho quente abre os poros ajudando a penetração das substâncias que causam a alergia.
    Não sei oque fazer, é uma sensação horrível e demora a passar.

    1. Eu tenho períodos assim, nesse exato momento estou me coçando muito após um banho, eu também acho que seja a água, pois tomei banho sem nenhum tipo de sabonete ou shampoo e estou atacado novamente.

  8. Boa noite!
    Também sofro com isso a muito tempo, meu maior problema é nas pernas (canelas). É insuportável, não desejo isso pra ninguém. No meu caso não fica marca, o que ajuda as pessoas acharem que é frescura. Eu costumo ligar o ventilador em direção das pernas e aos poucos vai amenizando esse sofrimento.
    Às vezes quando eu suo também fica pinicando. No inverno diminui bastante, mas no verão piora consideravelmente.
    Vou tentar mudar de dieta, quem sabe me ajuda um pouco.
    Melhoras a todos.
    Abraços

    1. Eu também sofro muito com essas pinicação (coceira), sempre que tomo banho ou suo demais ou também quando o tempo está muito chuvoso, essa coceira insuportável só para quando meu corpo esquenta, e isso no meu caso parece que é hereditário porque minha mãe e meus irmãos também tem essa coceira!!

  9. Olá pessoal…
    Dicas que funcionam comigo. Faça você também esse teste!
    1- Banho com água em uma temperatura ambiente ( não quente e nem fria, sempre!..)
    2- apos o banho não apanhem correntes de ar. (coloquem um ropão ou cubram-se com a toalha. as zonas das costas e peitos e pernas )
    3- Enxuguem-se com uma toalha de tecido suave, e vistam-se de imediato (roupas de algodão de preferência ), no caso de princípios de picadas enxuguem-se (com uma toalha já descrita)e cubram-se com um cobertor e fiquem na cama no minimo 10mim.

    vocês irão transpirar e isso vai hidratará a pele e a alergia se vai, porque ela surge do ressacamento da pele, apos o banho.

  10. Eu tenho isso há 16 anos , Já troquei toalha , sabonete , mil dematorlogista , injeção mensal pra alergia … começou nas pernas , depois subiu para coxas , depois barriga , logo região das costas , agora na região dos seios …
    Eu tomo banho com água morna nem fria nem quente , não passo tanto sabonete apenas na região íntima e axilias …. me seco bem , passo creme para pele seca na região , as vezes álcool em spray e quando tá muito insuportável fico com o secador de cabelo ligado na região até passar …. pode ser que seja fungos , ou alergia a alimentou , ou pele extremamente sensível , até hoje não sei com pressicao mesmo com varios exames de sangue e alimentos .

  11. Vi vários relatos aqui , todos tem uma coisa em comum ,sempre após o banho.
    Depois de muita luta ,por 40 anos com essa peniqueira , depois de muitos dermatologistas, sabonete de glicerina, sabonete infantil,fisiogel, cetaphil, antialérgico, enfim tudo que foi falado nesses relatos descobri 2 coisas:
    A primeira é que algumas pessoas perdem uma camada de proteção, principalmente nos braços e pernas e quando isso acontece ,devemos seguir alguns rituais . Água morna, max.1 banho por dia, sabonete de recém nascido (os outros infantis não resolveram para mim) tem também o sabonete líquido da Isdin que é específico para coceira pós banho.
    A segunda coisa é que tive uma queimadura no braço e para cicatrizar e manter a pele úmida os médicos passavam vaselina no meu braço. Tornei isso um hábito. Ainda no chuveiro, ao finalizar o banho me encho de vaselina e não seco , só dou umas batidas com a toalha. Esse ano ainda não tive e espero confiante que nunca mais tenha.

  12. Não sei dizer o motivo, mas no meu caso reparei que se tomar banho a noite quase não ocorre coceira. Em época que a coceira é intensa, fazer uma caminhada ajuda a aliviar

  13. Eu tbm tenho a anos, vi a galera aqui falando sobre não comer pão francês mas no meu caso eu nem como. Já reparei que na maioria das vezes o banho noturno quase não ocorre a coceira ou se ocorrer é bem menor. Mas durante o dia é sagrado

  14. Também sinto isso. Não consigo resolver. é possível aliviar tomando banhos rápidos e frios. Tente usar a mangueirinha do chuveiro ao invés de se molhar todo pelo chuveiro.

    Estou usando sabonete neutro e logo após o banho não se seque, já use o hidratante com a pele ainda molhada. Eu uso o Fisiogel ação calmante.

    Às vezes quando tá muito intenso eu preciso tomar um antialérgico para ajudar.

    Mas tudo isso não resolve o problema, apenas ameniza. Eu ficava 30 me coçando e surtabdo. Estava quase enlouquecendo. Essas dicas que falei foram a da dermatologista.

    Lembre-se de não tomar mais de um banho por dia.

    Se alguém tiver uma solução poste aqui. Há tantas pessoas com esse problema e não há nada específico para tratar.

  15. Após tomar um banho q seria para relaxar e sentir limpo é o acontrário !! logo a me secar depois começa às coceiras piniqueiras começa da um desespero um stress mais muito msmo!! acho que é choque térmico na pele e sensibilidade tbm …

  16. Eu sinto coceira no corpo todo apos o banho. Estou desconfiado que é o cloro e o fluor na agua. Quando tomo banho com agua de rio nao sinto isso. A agua tratada no Brasil é de qualidade pessima. Tem a marca da corrupçao comk em tudo.

    1. Não sei se vai te ajudar, talvez amenize… eu também sinto coceiras, mas segundo a fisioterapeuta com quem eu fazia tratamento estético me disse que pode ser falta de hidratação na pele. Tente hidratar bastante, óleo de côco tem sido o melhor. Se tiver muito seca, hidrate com óleo de côco algumas horas antes do banho e depois tome o mesmo em água fria e rápido. Logo após, passe creme ou óleo de côco de novo e se agasalhe até o corpo absorver… geralmente uso calça de tectel e uma camiseta de manga longa mais fresquinha até a absorção total. Ameniza bem a situação, mas não evita que vc coce um pouco assim que sai do banho.

  17. Também não aguento de tanta coceira, troquei meu sabonete por um de bebê e não funciona, coça bastante..nem dá vontade de tomar banho de tamanha a coceira, não sei o que fazer

  18. Há muito tempo tenho essa coceira quando tomo banho, não sei mais o que fazer é enlouquecendo, pelo amor de Deus alguém pode me ajudar? Já usei muitos produtos indicado por dermatologista e nada, é só gasto com produtos caros.

  19. Já estou com essas cosseiras a muitos anos, agora está piorando parece um milhão de formigas me picando todas as vezes que saio do banho e quando sinto frio, alguém pode me ajudar?

  20. Eu tenho muita coceira nas pernas após o banho. Parece que tem algo me picando e ficam umas pintinhas vermelhas…o que devo fazer? Alguém pode me ajudar por favor?

    1. Eu também tenho, no corpo todo. Faz muito tempo troquei o sabonete comum para o da Natura, foi ótimo e também parei de usar a esponja, uso apenas o sabonete, e após o banho pode usar um creme hidratante sem álcool que ajuda bastante

  21. Minha coceira é principalmente nos bracos e pernas e aumenta significativamente no verão, quando uso agua fria. E como se tivesse um trilhão de formigas me picando. É enlouquecedor!

  22. bom dia,hoje pela manhã tomei banho com sabão de coco,e não me cosei,não sei se com os outros será do mesmo jeito,mas comigo funcionou,tomarei mais alguns banhos e dou uma parada com o sabão de coco,para avaliar.

  23. Eu tb tenho muita coceira no corpo todo ,quando tomo banho e passo bucha quase morro de tanto dosar,quando tiro a roupa com o corpo suado,quando tiro a roupa e ela passa raspando com mais força na pele ,tudo cosa não sei o que fazer ,fui ao dermatologista e mim disse pra não usar creme de pele sem perfume e sabonete neutro que pode ser alergia crônica ….quase morro …

  24. Tenho coceira ha mais de 30 anos e não me acostumei, quando transpiro e quando acabo de tomar banho atinge sempre minhas costas, meu tórax, minha barriga e meus braços, às vezes minhas pernas. O que fazer?

    1. Me diga quando descobrir, que tenho a mesma coisa
      Quando suo as pernas coçam, o peito e o ante braço, após o banho também
      Já fui em dermatologista e não souberam me ajudar
      Para aliviar eu uso uma compressa gelada

    2. Nossa Paulo.Sou igual a você. Não faço caminhada nem consigo correr devido a coceira,banho mesma coisa.Se tiver alguma solução me ajuda por favor.

  25. Eu não aguento mais tanta coceira sofro desde sempre, e não consigo me controlar, acabo me coçando de mais e no fim Machuco a pele que acaba em feridas. Fui em uma dermatologista mais ela resolveu meu caso pois disse que teríamos que ver o que causaria minhas coceiras. Se alguém tiver alguma dica estou aceitando e agradeço

  26. Há muito tempo sinto coceira em todo o corpo apóis o banho e é muito stressante,ja não sei o mais o que fazer ate em dermatologista já fui e foi receitado uma locao a base de ureia apos o banho que quando usei parecia fogo.
    O que devo fazer?

  27. Achei a solução para a coceira insuportável que tinha quando suava e ou logo após o banho, é incrível mas aconteceu… passei uns dias me alimentando com tapioca no café da manhã e da tarde…. e simplesmente a coceira desapareceu… voltei a comer pão ( francês e outros ) e a coceira voltou… parei definitivamente de comer pão e a coceira simplesmente desapareceu novamente… conclusão… algum ingrediente para fazer o pão estava me dando alergia…

    1. Você com ctz e intolerante a glúten componente das farinhas, exceto a de mandioca. A intolerância a glúten gera coceiras e alergias e bolinhas na pele

    2. Meu Deus!
      Eu estou vendo todos falar do pão, mais eu não como pão por conta de dietas e sinto coceiras todas as vezes que tomo banho, mudo frequentemente de hidratantes e sabonetes mais não muda em nada. E a casa dia me deixa com um humor péssimo, ter que tomar banho e ficar me cumichando.

  28. Ao levantar-me, após o sono, ou, se o fizer durante a noite, para urinar, sinto uma coceira, que começa pela região da nuca, e predomina pelas costas inteira. Já trocamos
    lençóis, cobertas, travesseiros, e nada! Detalhe, logo após o banho, há um alivio …
    A dermatologista, receitou-me uma pomada, e não fez efeito. (UREPEL creme de ureia 10%
    Haverá solução? … Desde de já, Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *