Centro de Cultura de Guanambi completará 5 anos fechado e artistas cobram Secult-BA
No próximo mês de agosto, completará cinco anos do fechamento do Centro Cultural de Guanambi, na região sudoeste da Bahia. O espaço foi inaugurado oficialmente em 30 de novembro de 2006, e entregue para a gestão da Prefeitura de Guanambi para administrá-lo nos primeiros anos. Foi devolvido à gestão estadual em janeiro de 2009.
Palco de grandes eventos e espetáculos, sua sala principal, com palco estilo italiano, tem a capacidade de abrigar 320 pessoas confortavelmente sentadas. Diante desta data insólita, foi bastante tensa uma das reuniões de representantes da secretaria estadual de Cultura (Secult) e representantes do setor cultural local realizada no saguão de entrada do espaço no último sábado (8).
Muitos foram os tons de cobrança, pelo descaso da pasta estadual com Centro Cultural, que está localizado em terreno amplo e nobre no centro administrativo e que permanece fechado e sem previsão de reabertura.
Em uma das reuniões, o poeta, pesquisador e produtor cultural João Roberto fez uma dura cobrança aos representantes da Secult e em tom de desabafo, pediu providências para que o prédio seja reformado, afirmando que sua degradação aumenta a cada dia.
“Este descaso é um tapa na cara de artistas, produtores e da própria população de Guanambi, passar aqui de frente e ver uma estrutura dessa entregue a sua própria sorte, se degradando ano após ano, sem ao menos uma previsão de reforma”, disse.
Ao responder a indagação, a representante da Secult afirmou que a pasta está buscando elaborar um projeto de reforma que posteriormente irá para outros setores para ser licitado, mas sem ter uma data para anunciar, de início de reforma. O espaço foi fechado para realização de reparos elétricos em agosto de 2018.
De lá para cá, não se observou qualquer movimentação de operários ou obras no local. O Centro Cultural conta com uma nova coordenadora, a artista Rosangela Oliveira, indicada pelo diretório municipal do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), como também funcionários da limpeza, técnicos e de segurança.
Comentários