Aberta janela de transferência partidária com novidades ao pleito para vereadores

Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Abriu nesta quinta-feira (05) a janela de transferência partidária para os interessados em concorrer ao pleito de vereador por outra sigla. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o chefe do cartório eleitoral da 90ª Zona, Ígor Araújo, explicou os detalhes da janela.

“A legislação eleitoral prevê a abertura de uma janela de trinta dias para que as pessoas que detém mandato eletivo e que pretendem concorrer ao cargo de vereador nas eleições de 2020 possam trocar de partido sem o risco de incorrer na infidelidade partidária”, afirmou.

O prazo para transferência vence no dia 3 de abril. O procedimento é todo realizado pelo próprio partido de forma on-line. “O dirigente partidário acessa uma plataforma on-line que é o sistema Filia, da Justiça Eleitoral. Isso pode ser feitos aos sábados, domingos e feriados.

Em qualquer desses trinta dias é possível fazer a transferência”, completou Araújo. Para as eleições deste ano, o chefe do cartório esclareceu que a principal mudança no que diz respeito ao cargo de vereador é o fim das coligações proporcionais – o partido precisará alcançar a votação mínima para fazer o coeficiente eleitoral e montar uma cadeira.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail