Pesquisa eleitoral 2022: Datafolha tem Lula com 49% e Bolsonaro com 44% no 2º turno
Este é quarto segundo levantamento do Datafolha após o primeiro turno das eleições, em 2 de outubro.
Este é quarto segundo levantamento do Datafolha após o primeiro turno das eleições, em 2 de outubro.
A prefeita Sheila Lemos visitou as novas instalações da rede de supermercados Atacadão na tarde desta quarta-feira (26). Após quase 200 dias do trágico incêndio que destruiu as antigas instalações, o empreendimento será reaberto ao público nesta quinta (27).
A Prefeitura Municipal prestou todo o auxílio possível à rede desde o acidente. Equipes e maquinários da Central de Equipamentos (Deserg) prestaram auxílio na contenção do incêndio de grandes proporções que atingiu a unidade no mês de abril. De lá para cá, o Governo Municipal veio dando o máximo de celeridade possível aos alvarás da obra de reconstrução do empreendimento.
A prefeita Sheila Lemos comemorou o retorno das atividades do supermercado. “É uma alegria imensa ver o Atacadão reerguido, esse estabelecimento que é tão importante para a geração de empregos e a economia de Vitória da Conquista. A Prefeitura prestou todo o apoio possível, dando celeridade aos alvarás, para que a obra fosse concluída com agilidade e o empreendimento voltasse à ativa. Nossa cidade celebra este momento”, afirmou.
O diretor de Operações da Divisão Norte do país, Francisco Gomes, destacou que a rede preservou todos os postos de trabalho e agora retorna com uma estrutura mais moderna. Ele agradeceu todo o apoio que recebeu do município ao longo do processo de recuperação.
“A gente já teve três episódios desses em todo o Brasil, e esse de Vitória da Conquista, pra nós, é um orgulho muito grande, porque a gente teve uma solidariedade muito grande, primeiro, das autoridades, e segundo de toda a sociedade de Vitória da Conquista e região”, contou. “A gente só tem que agradecer à prefeita e a todas as autoridades locais, a gente foi muito bem recepcionado, foram muito atenciosos conosco”.
Uma das formas de demonstrar a gratidão à cidade foi hastear a Bandeira de Vitória da Conquista na entrada do supermercado. Tradicionalmente, a rede Atacadão expõe em cada unidade a Bandeira do estado ao qual ela pertence, e esta é a primeira vez que o símbolo estadual foi substituído pelo municipal.
Também participaram da visita, o secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura; o secretário municipal de Serviços Públicos, Kairan Rocha; e o coordenador do Deserg, Lucas Dias.
Foto: Divulgação/SSP
Um homem de 58 anos, foragido da Justiça de Goiás por homicídio, foi preso nesta terça-feira (25), no município de Riachão das Neves, oeste da Bahia.
Ele teria matado a vítima a tijoladas, na cidade de Campos Belos (GO). O ano do crime não foi divulgado. Segundo a Polícia Militar, o homem é natural de Riachão das Neves e tinha mandado de prisão expedido desde março deste ano.
Ele estava escondido em uma casa nas proximidades do Parque da Vaquejada. Em ação integrada com a Polícia Civil, os agentes identificaram o foragido e durante a abordagem ele confessou o crime.
O homem foi conduzido até a Delegacia Territorial de Riachão do Jacuípe, e será encaminhado para o Complexo Policial de Barreiras, de onde seguirá para um presídio.
Foto: Reprodução/G1
O empresário do setor do agronegócio Adelar Eloi Lutz, que mandou funcionárias colocarem “o celular no sutiã” para filmarem o voto na urna eletrônica durante as eleições, assinou um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Trabalho (MPT-BA), que apura o caso.
O objetivo do ruralista, que atua no oeste da Bahia, era que elas comprovassem que votaram conforme imposição dele. O acordo, assinado na terça-feira (25), prevê que o homem faça uma retratação pública, reforçando o direito de liberdade de voto, além do pagamento de indenização por danos morais coletivos no valor de R$ 150 mil.
O dinheiro deverá ser depositado em até 30 dias na conta do Fundo de Promoção do Trabalho Decente (Funtrad).
Conforme o órgão, os recursos serão destinados para projetos que fortalecem o trabalho digno na própria região onde Adelar Eloi tem diversas propriedades de grande porte.
Ele é do município de Formosa do Rio Preto. O empresário recebeu prazo de 48 horas, a contar da assinatura do termo, para publicar nas redes sociais um vídeo em que esclarece que assediar trabalhadores é uma prática ilegal.
Além disso, ele deverá orientar todo trabalhador que se sentir constrangido pelo patrão a denunciar o caso ao MPT.
No TAC, o ruralista se compromete a atender dez obrigações, entre as quais a de não incitar o assédio eleitoral, não ameaçar empregados que não votem em determinado candidato e não orientar o voto deles.
Em caso de descumprimento, ficou estabelecida multa de R$ 50 mil por cada item descumprido. O G1 entrou em contato com o ruralista para pedir um posicionamento, mas ele não quis se manifestar sobre o caso.
O próprio prefeito compareceu ao posto da Polícia Militar Rodoviária informando sobre o acidente.
Segundo informações, na altura do km 623, o prefeito foi surpreendido por um animal na pista e acabou atropelando o mesmo. Houve apenas danos materiais.
Intitulada de Apokrypha, a Operação cumpre mandados de busca e apreensão em endereços da cidade, sendo que um dos responsáveis já teria sido identificado.
No dia 26 de setembro, uma estudante, de 19 anos, morreu em um ataque a tiros na escola municipal Eurides Santana, que tem gestão compartilhada com a Polícia Militar.
Conforme o Bahia Notícias, a ação desta quarta visa repremir atos infracionais análogos ao crime de terrorismo por meio de perfis anônimos nas redes sociais e também proferir ameaças à comunidade escolar local.
A PF informou que a ação foi desencadeada após denúncia que apontou que em redes sociais acusados planejavam ataques realizados nesta semana em escolas de Barreiras com objetivo de vitimar diversas pessoas.
O ministro Alexandre de Moraes, do Tribunal Superior Eleitoral, negou o pedido da campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) para investigar inserções de peças eleitorais em rádios. Também será investigada atuação de “milícia digital” contra a democracia.
“Os erros e inconsistências apresentados nessa pequena amostragem de oito rádios’ são patentes”, afirmou o ministro.
Moraes também determinou que seja investigado a possibilidade de crime eleitoral por parte de bolsonaristas, que estariam tumultuando a campanha eleitoral. A recomendação será diretamente ao Procurador-Geral Eleitoral, Augusto Aras.
Bolsonaristas enviaram uma denúncia ao Tribunal Superior Eleitoral alegando que rádios das regiões Norte e Nordeste não estariam veiculando todas as inserções que cabiam à campanha de Jair Bolsonaro. Assim, estariam favorecendo o concorrente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), transmitindo mais propagandas eleitorais do petista.
A campanha de Bolsonaro alega que há uma “fraude eleitoral, com possível caracterização de abuso dos meios de comunicação em rádio, arquitetada em favor da Coligação Brasil da Esperança e da candidatura do candidato Luiz Inácio Lula da Silva”.
Comentários