Foto: Secom PMVC
A prefeitura de Vitória da Conquista, agora, passar a fazer parte Associação dos Municípios dos Vales do Rio do Antônio e Rio Gavião (Amvagra). O município havia se desligado da entidade na gestão passada.
O prefeito Herzem Gusmão assinou o termo de adesão, formaliza a filiação, nessa terça (19). Fundada em julho de 1997, a Amvagra é uma entidade civil de defesa e representação dos municípios que a compõe, sem vinculo partidário.
O presidente da Amvagra, Márcio Ferraz, considera importante a presença de Vitória da Conquista na entidade, por ser uma cidade que atua como referência para dezenas de municípios da região, em matéria de educação, saúde e serviços. “Só na minha cidade, por exemplo, tem 54 alunos que fazem faculdade em Vitória da Conquista.
Outras 70 cidades também mandam estudantes pra cá, isso aumenta a demanda nos serviços de saúde e, ao mesmo tempo, fomenta o comércio local. Então, a gente precisa dessa parceria com a Prefeitura, para que isso não vire um problema”, argumentou Ferraz, atualmente prefeito de Tremedal, a pouco mais de 80 quilômetros de Vitória da Conquista.
O prefeito Herzem Gusmão também mencionou a posição ocupada por Vitória da Conquista na região, ao justificar a adesão à Amvagra. “Eu entendo que essas cidades todas do entorno, que estão na região Sudoeste, são importantes para a economia da nossa cidade. Vitória da Conquista não seria essa potência que é hoje – sexto maior PIB, cidade que mais cresce no Nordeste, terceira maior cidade da Bahia – se não fossem essas cidades”, analisou o gestor.
Após oficializar a adesão, o prefeito fez sua primeira sugestão como membro integrante da Amvagra: que as reuniões da entidade, geralmente realizadas em Vitória da Conquista, passem a ser feitas de forma itinerante. “Seria interessante que todos esses municípios, cada um promovesse uma reunião, para que fizéssemos um intercâmbio e para que pudéssemos conhecer de perto essas cidades, e para estarmos entrelaçados”, comentou Gusmão. “Juntos, nós estaremos somando uma força na nossa região”.
Comentários