1º de outubro é o “Dia do Idoso”
Por Thiago Braga
Em 1º de Outubro comemora – se o Dia do Idoso. Uma data que não pode, nem deve passar despercebida, pois lembra a presença amiga de quem tem muita história para contar, no âmbito de sua convivência. Cada um, traz algo único, diferente e particular. A chamada ‘experiência’ vai de encontro com a ‘maturidade’. Tanto uma, quanto a outra, toca o ponto sensível que damos o nome de AMOR. Recordamos ainda, vovós e vovôs, tidos como a chave do nosso texto.
O direito de regresso, convida – nos para uma ‘viagem no tempo’. Significa enxergar aquilo que foi deixado para trás, sempre em forma de aprendizado, servindo de alento na busca pelo amanhã. A pessoa com idade maior, possui predicados que se tornam o espelho da ‘família feliz’. Dizem que o ‘sorriso fala mais que mil palavras’. Todos eles, sem exceção, reúnem agradavelmente os melhores motivos para entendermos a vida. Fazem desta, uma poesia lida ou cantada, nas seguintes fases: infância, juventude e velhice.
Que tal estendermos a mão para os velhinhos do asilo? Nada mais gratificante que um humilde ‘obrigado’, soletrado pela boa gente ocupante do abrigo para idosos. Ensinamentos, seguidos de ensinamentos. Algo que não tem preço. Seus passos são seguros, longe de qualquer percalço que possa dificultar a caminhada. Temos de apreciar e aprender diante dos exemplos trazidos pela ‘terceira idade’. Vamos, pois, cumprimentá – los com o merecido respeito e admiração!!
Comentários