Waldir Pires – Que outros sigam seu exemplo!

Por Joandina Maria de Carvalho

Em 1986 eu era estudante do segundo ano do curso de formação para o magistério no município de Mortugaba -Ba. Lembro-me com muita nitidez de acontecimentos daquele ano. Naquele momento eu queria muito ser professora e futuramente socióloga. Por que esse ano foi tão marcante na minha vida e determinante para o meu futuro profissional?

Foi um ano de efervescência. Eu e alguns colegas lemos o livro Fidel e a Religião do Frei Betto e começamos a nos interessar por democracia e socialismo. Ainda muito jovem eu me interessei por política, história e transformações sociais. Quando começaram as discussões sobre as eleições daquele ano descobrimos Waldir Pires que contagiou a muitos baianos nos programas do horário eleitoral e suas viagens pelos municípios.

Quando soube que ele passaria por Mortugaba, tratei de escrever uma carta em que eu não pedia nada. Apenas tentava dialogar com ele e agradecê-lo por estar nos ajudando a sonhar com um país e uma Bahia melhor. Pensei que não conseguiria entregá-lo, mas para a minha surpresa ele como veio ao meu encontro, recebeu o escrito e colocou no bolso da sua camisa. Pode ser que ele não tenha lido o que escrevi, mas foi algo significativo para mim.

Waldir Pires nos ajudou a sonhar e acreditar na democracia e como um visionário não teve oportunidade de ver condições objetivas no Brasil e na nossa Bahia para que essa fosse possível. Para quem o admirou, ele será eternamente o governador da mudança, ainda que elas não tenham acontecido. Já está em paz esse importante e exemplar político brasileiro. Que outros sigam o seu exemplo.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Um comentário sobre “Waldir Pires – Que outros sigam seu exemplo!

  1. Para mim foi um grande político,íntegro dono de uma inteligência invejável. Com certeza fará muita falta ao pais e ao nosso estado da Bahia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *