UMA ÁRVORE MARCA A HISTÓRIA DE JACARACI/BA.

Por Thiago Braga

A boa lembrança de Jacaraci é, sem dúvida, a palmeira que durante anos acompanha o crescimento do lugar, sendo coisa rara para os dias de hoje, sempre presente no ambiente. Por isso, nada mais justo, que considerá-la como a herança de nossos antepassados. Resiste ao tempo, ganhando espaço na cidade, como o principal atrativo da região. Única, diferente, formosa.

A palmeira mede 230 m de altura. Fica no alto da Praça Nossa Senhora da Boa Viagem, dominando a paisagem, como se quisesse tocar o céu. A subida da ladeira oferece uma vista melhor da palmeira. Divide a cena com o prédio da Câmara Municipal, no lado esquerdo da rua, sentido Clube Social. De vez em quando, solta palhas secas derrubadas pelo vento. Possui tronco grosso, esverdeado e crespo. Não se sabe, ao certo, a profundidade da raiz. Surgiu no período do Pau Brasil.

Essa mesma árvore existe há mais de 100 anos, como marco na história de Jacaraci, município que nasceu na época das grandes colheitas de café. O cenário não é o mesmo, sem a presença da árvore centenária. Merece o pincel de algum artista. A planta já esteve no fundo de retratos, preto e branco, quando se usava a velha câmera kodak. Atrai olhares, meche com nossa imaginação, alimenta a esperança de novos tempos. Uma árvore desse porte, representa a conquista pela terra. Viva  a palmeira centenária e viva Jacaraci!!!

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *