QUARESMA: Saiba como escolher o Bacalhau para a semana de Páscoa

Peixeiro dá dicas de como comprar o melhor tipo de bacalhau para servir na mesa
Sugestão do peixeiro é comprar o bacalhau dessalgado

Já virou tradição nos dias que antecedem o domingo de Páscoa: reunir a família, deliciar-se com ovos de chocolate e, claro, comer muito Bacalhau. O peixe se tornou um dos preferidos pelos brasileiros justamente por sua praticidade na cozinha e, principalmente, pelo seu sabor inigualável. Sua versatilidade de receitas também acaba sendo um dos grandes atrativos, já que permite inovar nos pratos e preparar um almoço com o pescado frito, assado, grelhado ou como complemento de recheios de lasanhas, risotos e escondidinhos.

Mas antes de soltar a criatividade na cozinha, é preciso saber como escolher bem o tipo de Bacalhau que irá servir na mesa. Por isso, a Mar & Rio Pescados convidou o peixeiro Noraldo Bispo dos Santos que trabalha há 8 anos na área, para dar algumas dicas no momento de comprar o peixe e aproveitar o final de semana da Páscoa com o gosto inconfundível do verdadeiro Bacalhau.

A principal recomendação no momento de comprar o peixe é observar sua aparência, coloração e textura. Ele não pode ter manchas escuras e nenhum tipo de rachaduras em sua carne. Outra dica importante é que o pescado não tenha partes fofas e nem umidade.

Mas o peixeiro da Mar & Rio garante que é só cuidar bem do bacalhau e pensar em uma boa receita. “O bacalhau não tem muito segredo, mas sim a qualidade do produto que se escolhe. O único cuidado que se deve com quem compra aqui na loja é só em como prepará-lo”, diz ele.

Por oferecer diversas maneiras de preparo, àqueles que pretendem se aventurar nas receitas com o peixe podem pensar nele ao forno, grelhado, na churrasqueira e até frito. “Pode colocar alcaparras e azeite por cima para ficar mais suculento, mas em casa, eu costumo fazer bem temperado ao forno com camarão rosa”, conta. Lembrando que antes disso tudo, vem o descongelamento. Para isso, o conselho do peixeiro é deixá-lo descongelar naturalmente.

Sobre qual tipo de peixe comprar, a sugestão de Noraldo é o bacalhau dessalgado, que facilita muito o planejamento do prato. “A aceitação do bacalhau dessalgado tem sido muito boa, pois dá para descongelar mais rápido e temperar a gosto para o jantar, além de ser mais leve e dar para consumir mais.”

Atendendo aos clientes todos os dias, ele acabou criando laços de amizade com muitas pessoas, que o procuram na loja para pedir recomendações. “Eu converso com o cliente, ensino receitas passo a passo e dou dicas se o peixe tem um sabor mais leve ou mais forte, como temperar e as melhores combinações. O nosso intuito é vender um produto que satisfaça o cliente.”

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *