Projeto ensina português gratuitamente a refugiados em Salvador

Quase 10 mil refugiados de mais de 80 nacionalidades são reconhecidos no Brasil. Segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), divulgados em junho desse ano, o número de refugiados no país aumentou em 9,31% de 2016 para cá.

Fora os refugiados reconhecidos, o país abriga 35.464 solicitantes de asilo. A estimativa é de que 1% desse total esteja no Nordeste. Comum a todos eles, a falta de oportunidade e a necessidade de reinserção a uma nova sociedade.

Pensando em integrar os refugiados, surge o projeto “Refúgio em Salvador”, que faz parte do Núcleo de Práticas em Economia e Relações Internacionais (NERI) da UNIFACS, em Salvador. As atividades do programa começaram neste mês.

O programa está com inscrições abertas até o dia 31 de agosto para a sua primeira atividade dedicada a imigrantes e pessoas em situação de refúgio: um curso de língua portuguesa gratuito. As inscrições podem ser realizadas das 14h às 17h, de segunda à sexta, presencialmente no Campus Tancredo Neves da UNIFACS ou pelo e-mail neri.unifacs@gmail.com. As aulas acontecerão aos sábados pela manhã, das 8h às 12h.

Assim como o Brasil, a Bahia não possui qualquer política pública de suporte a essas pessoas e, diferentemente do eixo Rio-São Paulo, que registra instituições privadas e ONGs dedicadas a eles, por aqui, não há conhecimento de nenhum outro programa de assistência que auxilie no processo de reinserção. “Em Salvador, não identificamos nenhum órgão que atue nesse sentido, com políticas de inclusão, nem mesmo que centralize as informações sobre as pessoas nessa condição”, destacou a professora Rafaela Ludolf, coordenadora do NERI e responsável direta pelo projeto.

Além do curso de português, o projeto também oferece cursos profissionalizantes como elaboração de projetos, comunicação visual, reaproveitamento de alimentos/nutrição, entre outros, com objetivo de auxiliar na integração ao mercado de trabalho soteropolitano. Além disso, o programa trabalhará também para criar um grupo de apoio e suporte, para que essa inserção local se dê com maior facilidade.

Serviço:
Curso GRATUITO de Língua Portuguesa para imigrantes e refugiados
Inscrições presenciais: até 31 de agosto, de segunda à sexta, das 14h às 17h.
Endereço: UNIFACS – Campus Tancredo Neves (Avenida Tancredo Neves, 2131).
Inscrições pela internet: Através do e-mail: neri.unifacs@gmail.com.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *