umbu-gigante-33

Primeira colheita comercial de umbu gigante é realizada em Anagé

Os agricultores da comunidade de Pedra Preta, no município de Anagé, no sudoeste baiano, estão comemorando a colheita deste ano do umbu gigante. Esta foi a primeira colheita comercial de umbu gigante realizada na região.

O resultado da colheita é fruto dos investimentos realizados pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

A CAR, em parceria com a Embrapa Semiárido, implantou dois Campos de Aprendizados Tecnológicos (CAT`s) de umbu gigante nos municípios de Anagé e Tremedal, capacitando os agricultores, e formando um jardim clonal para multiplicação do umbu gigante na região.

O diretor presidente da CAR, Wilson Dias, afirmou que os projetos Pró-Gavião e Gente de Valor estimularam os agricultores a produzir comercialmente o umbu para além da produção extrativista.

Cada umbuzeiro gigante produz uma média de 300 quilos por pé e é vendido no atacado a R$2,50 o quilo. O período da colheita é de uma vez ao ano e vai de dezembro a fevereiro. O peso médio por fruto é de 90g.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Um comentário sobre “Primeira colheita comercial de umbu gigante é realizada em Anagé

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *