Presidente Jânio Quadros: Inema e CIPPA desarticulam carvoeiras que desmatavam a caatinga

Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última quarta-feira (11), o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), com o apoio da CIPPA ambiental de Porto Seguro, localizou, após denúncias, duas carvoarias ilegais na zona rural do município de Presidente Jânio Quadros, a 94 km de Brumado. As carvoarias operavam com madeira nativa da caatinga, obtida por meio de desmatamentos ilegais.

No total, foram destruídos 6 fornos que estavam em plena produção. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador regional da unidade do Inema no sudoeste baiano, Glauber Vieira de Oliveira, explicou que as atividades fiscalizatórias são realizadas constantemente pelo órgão com o objetivo de inibir as práticas irregulares.

Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

“Foi constatada em Jânio Quadros a irregularidade de desmatamento de árvores da caatinga, bioma preservado por lei, além de seis fornos de carvão. O Inema vem atuando e coibindo essas atividades”, disse.

O coordenador deixou claro que qualquer derrubada de árvore na caatinga precisa da autorização do Inema. Ninguém foi preso durante a operação, visto que, possivelmente, os infratores foram avisados anteriormente à chegada dos técnicos.

Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail