Práticas de cultivo da palma são discutidas em seminário

Fonte: Ascom/PrefeituraSussuansunaPaulo Suassuna destacou a tecnologia do cultivo intensivo da palma

Com significativa aceitação pelos produtores rurais de Vitória da Conquista, a palma forrageira foi o tema principal do Seminário de Tecnologias de Convivência com o Semiárido promovido pela Prefeitura Municipal, em parceria com Sebrae, nesta quarta-feira, 30, no auditório da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

O evento é uma das ações do Programa de Convivência com o Semiárido – Palmas para Conquista, desenvolvido pelo Governo Municipal e que atua em sete frentes de trabalho que priorizam o cultivo e a criação de espécies resistentes à seca, como informou o coordenador de Agricultura Familiar, Reuber Matos.

Durante o seminário, que teve a participação do pesquisador, especialista e consultor internacional na área de palma forrageira, Paulo Suassuna, o público formado por produtores, pesquisadores e estudantes recebeu informações sobre “A Tecnologia do Cultivo Intensivo da Palma – TCIP aplicada nas pequenas propriedades rurais do semiárido brasileiro”.

“Dividimos o seminário em dois momentos, teórico e prático, onde os agricultores tiveram a oportunidade de ver de perto o uso das tecnologias para o plantio da palma e também abordamos o uso da palma na alimentação humana”, contou Paulo Suassuna.

“Hoje, a palma é importante para os agricultores do semiárido e também já é vista como possibilidade para outras regiões do Brasil. É por isso que a Prefeitura acreditou neste programa e está buscando, com os agricultores familiares de nossa região, todas as formas de utilização e cultivo da palma”, destacou o secretário de Agricultura, Arlindo Rebouças, representando o prefeito Herzem Gusmão no evento.

Na ocasião, a gerente do Sebrae, Josinete Viana, reforçou a parceria entre o órgão não só na realização do seminário, como também na execução do programa. “A Prefeitura está de parabéns! E o Sebrae não poderia ficar de fora deste programa que capacita o homem do campo para poder conviver no semiárido. Que nós possamos continuar com esta parceria para melhorar a vida destas pessoas”.

O presidente do Sindicato do Rural Patronal da cidade, Nelson Quadros, destacou a importância do evento para a produção agrícola do município: “é com muita alegria que nós recebemos aqui, em menos de seis meses do programa, aquele que é considerado o ‘rei da palma’, o Paulo Suassuna. Nós estamos agradecidos a Prefeitura e ao Sebrae por esta oportunidade”.

Ainda durante o Seminário, o Banco do Nordeste apresentou linhas de crédito especiais para o cultivo da palma.

Participaram do evento, o gerente geral do Banco do Nordeste, Constantino Martins; o presidente da Coopmac, Jaimilton Gusmão; o diretor da Ufba, Orlando Caires; e o chefe do Gabinete da Uesb, professor Claudionor Dutra.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail