Paróquia de Santo Antônio em Condeúba fez o primeiro encontro de Fé e Política

Por Oclides da Silveira

Plenária dos católicos participantes no evento Fé e Política

Nesta segunda-feira dia 20 de agosto de 2018, foi realizado no Salão Paroquial o 1º encontro que se tratou de fé e política. Diga-se de passagem que foi uma reivindicação do Conselho Pastoral ao Padre José Silva que depois viabilizou trazendo o candidato a Deputado Federal José Mozart Tanajura. A parte do cerimonial foi feito por Ângela Cruz que chamou Manoel Batista para fazer um momento de reflexão e oração com o grupo e culminou com o Pai Nosso e uma Ave Maria.

Na sequencia o Padre José Silva fez a abertura dos trabalhos, agradeceu a presença dos fieis leigos que compareceram no evento. Padre José Silva apresentou aos participantes a Cartilha de Orientação Política, que foi lançada pela CNBB. Na qual o Padre seguiu algumas páginas fazendo a leitura da mesma e comentando ao mesmo tempo os temas ali tratados.

Foi um momento provincial na nossa Paróquia, pois, de longa data que a população católica esperava por essa oportunidade de se discutir em grupo sobre o tema fé e política. estão de parabéns o Conselho Paroquial e o Padre José Silva pela iniciativa.

Por último falou o professor José Mozart Tanajura que também foi Padre, mas entregou a batina, hoje ele é casado e dá aula nas universidade de Vitória da Conquista. José Mozart deu uma verdadeira aula de como deve funcionar a democracia e o bem comum a todos. Disse que a estrada é longa e complexa na política, porém devemos persistir na caminhada em busca de servir o povo e não nos servir antes. Do jeito que está desmantelada a política e os políticos, nos sentimos cada vez mais fortalecidos para encarar essa caminhada, com desejo e na fé de buscar o bem comum ao povo.

Depois houve um momento de perguntas pela platéia e respostas dadas pelo professor Mozart e o Padre José Silva. Atendendo solicitações os membros do Conselho Paroquial propuseram através do Engenheiro Paulo, que a partir do próximo dia 30 viabilizar outro encontro para se tratar do mesmo tema, pois, a Cartilha da CNBB é bastante extensa e não dá para discutir numa só reunião.

Fotos: Adriano

 

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

2 comentários sobre “Paróquia de Santo Antônio em Condeúba fez o primeiro encontro de Fé e Política

  1. Não pude participar dessa atividade porque estava em sala de aula, mas devo dizer que é importante esse trabalho que a Igreja Católica faz. Precisamos conhecer a cartilha da CNBB fazendo reuniões em grupos com o objetivo de buscarmos alternativas e caminhos. Considero positiva também a atitude da “igreja povo” em apresentar pessoas, bem como incentivar a discussão sobre os partidos políticos, que no Brasil, infelizmente tornaram-se siglas e agremiações para eleger candidatos. O Partido do Socialismo e da Liberdade – PSOL vem se consolidando de forma positiva. Então é preciso acreditar. Conforme ditado popular, a esperança é a última que morre.

  2. Antes de mudar o pensamento de eleitor, em não votar nulo ou branco, porque nada disso adianta para um sistema político injusto que há no Brasil, é preciso mudar a cabeça e o comportamento do político. Se ele conhecer a Doutrina Social da Igreja – DSI, vai pensar no bem comum e duas vezes antes de agir. A CNBB faz bem em distribuir uma Cartilha de esclarecimentos para todos; mas diante dos políticos que temos, com 90% deles sendo candidatos a reeleição, o Brasil não muda até o final deste século.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *