agua1

Os oito remédios da Natureza – Uso da água

aguaMuitas pessoas têm morrido ao redor do mundo, por conta da falta de água pura, água é um santo remédio. Inúmeros inválidos vivos são definidos como um peso morto para si próprio ou para outras pessoas se pensam que sua vida depende de tomar remédios que compramos nas farmácias. No entanto, luz solar, uma boa dieta, água pura, é tudo que necessitam para uma saúde equilibrada.

Tomar água é primordial, Claude Bernard, um grande fisiológico do século XIX, descobriu que as células do corpo humano vivem em um líquido que chamou de meio interno (mileu interieur), tal meio foi renomeado por Waler Cannon como “homeostasia”, esse líquido mantém constantemente o ambiente adequado para os 70 bilhões de células do nosso corpo. Por esse motivo, o ideal é tomar de seis a oito copos de água diariamente, de acordo com o peso do indivíduo.

Todos os seres vivos necessitam do uso de água. O ser humano ingere, incorporada nos alimentos, uma quantidade de água que não é suficiente para satisfazer suas necessidades fisiológicas. Mesmo mantendo uma dieta à base de frutas, verduras e hortaliças, algumas contendo até 95% de água, é primordial a ingestão de água, pois é a única bebida imprescindível, a única bebida que acalma a sede.

O nosso corpo está continuamente perdendo água através de numerosos processos fisiológicos, tais como, respiração, transpiração, produção de urina e fezes. Devemos ingerir água em quantidade adequada para compensar as perdas que inevitavelmente ocorrem e, se possível até numa quantidade um pouco maior.

Para um adulto que pesa 70 quilos, estas perdas são calculadas em cerca de 2,600 ml. Considerando a água contida nos alimentos e a que se obtém com o processo de metabolização representam 1,1 ml, devemos ingerir mais 1.500 ml de água para compensar as perdas. Estes 1,500 ml de água, representam entre 7 e 8 copos de água que , em média, todos deveríamos beber.

O corpo de um adulto normal contém cerca de 70% de água. Para mantê-la no nível ideal deve-se ingerir diariamente pelo menos tanta água como aquela que se perde.
Quando se bebe água de forma suficiente, e o organismo estando bem hidratado, é obtido

os seguintes benefícios:

  • Melhora a função renal;
  • Menos riscos de se produzir cálculos renais;
  • As fezes ficam menos secas, sendo eliminadas com menos esforço;
  • O sangue está menos concentrado e existe um menor risco de trombose;
  • Aumenta à resistência a fadiga e melhora o rendimento físico.

Mas os benefícios do uso da água não se restringem à parte interna. A hidroterapia tem variados recursos. Os mais utilizados, por resumirem os benefícios de outros e pela simplicidade de aplicação, são banhos, fricções, compressas e lavagens intestinais.

Portanto, faça um uso regular da água!

Wilson Portela Chaves JuniorWilson
Arte educador
Consultor Óptico
Estudante de Óptica e Optometria
Universidade Braz Cubas

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *