Os oito remédios da Natureza – Atividade Física

Por Wilson Junior

Começaremos a partir de hoje, uma série com oito temas, que te dará um novo sentido à palavra saúde. Nos dia que vivemos, temos oferecido pouca atenção à conservar a nossa saúde, sendo melhor evitar a doença do que ter que tratá-la já que foi adquirida. De forma geral, preocupamos com a saúde apenas quando adquirimos alguma enfermidade, só que ignoramos suas acusas e sinais que o nosso corpo nos indica, que algo está errado. Nas próximas semanas o amigo leitor entenderá como meios simples de conservar nossa saúde podem ajudar a prevenir e mesmo espantar doenças mais comuns.Iniciaremos nossa série falando sobre a importância do exercício físico, pois o nosso corpo foi criado para o movimento, a falta de exercício regular, ou o seu excesso e até mesmo exagero na carga de trabalho muscular, é o motivo de muitas doenças do século. Recentes pesquisas indicam que nenhum exercício físico se adapta tão bem às necessidades de movimento e esforço, em todas as faixas etárias, como o caminhar. E os benefícios podem ser desfrutados já com apenas meia hora por dia.

A seguir enumeramos alguns benefícios da caminhada:

  1. Melhora a atividade cardíaca;
  2. Ajuda no combate ao mau colesterol;
  3. Diminui a pressão arterial;
  4. Regula as atividades celulares, capazes de destruir vírus, bactérias e células cancerígenas;
  5. Ativa a atividade mental em idosos;
  6. Combate a ansiedade;
  7. Estimula a respiração, melhorando a oxigenação do nosso corpo;
  8. Proporciona um sono restaurador;
  9. Melhora a digestão e o funcionamento do intestino;
  10. Fortalece os músculos;
  11. Previne osteoporose;
  12. Diminui o risco de desenvolver diabetes em adultos;
  13. Ativa a memória;
  14. Dá elegância a forma física;
  15. Aumenta a autoestima;
  16. Elimina o excesso de gordura;
  17. Acelera o metabolismo;
  18. Produz energia e disposição;
  19. Melhora o humor;
  20. Aumenta a resistência.

Segundo o American Collage of Sports Medicine, estar em forma consiste sendo a habilidade de realizar atividade física de maneira moderada ou vigorosa, sem chegar ao extremo cansaço.

A seguir vou te fazer cinco perguntas, se marcar as cinco, parabéns, seu estilo de vida lhe proporciona uma boa qualidade de vida. Se você marcou quatro, está muito bom, tudo indica que você vive bem, se marcou três, bom, mas pode melhorar, mas caso marcou dois ou menos, cuidado, faça adequações necessárias e lembre-se: nunca é tarde para começar a mudança.

WilsonWilson Portela Chaves Junior
Arte educador
Consultor Óptico
Estudante de Óptica e Optometria
Universidade Braz Cuba

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