O LADO RUIM DO PROGRESSO

Poluição em Volta Redonda (RJ) causada pela CSN. Imagem: facebook Chico Alencar.

Olhe com atenção esta imagem.
Há o progresso bom e o ruim.
Viajar de avião, usar aplicativo no celular para realizar operações bancárias, conversar com uma pessoa que está na Europa (ou em qualquer outro lugar) por meio de uma chamada de vídeo, realizar exames médicos modernos e milhares de outras conquistas da revolução tecnológica e científica tornam a vida menos complicada, oferecem comodidade e até mesmo bem-estar.

Porém, há o lado ruim do progresso que não é notado por muitas pessoas impressionadas com os aspectos positivos.
A destruição do meio ambiente é o sintoma mais preocupante desse lado negativo, pois ameaça a sobrevivência de todos os seres vivos, inclusive os racionais, que se colocam no centro de tudo.

Segundo o deputado federal Chico Alencar (PSOL), “a poluição causada pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) em Volta Redonda, no Sul Fluminense, atingiu níveis alarmantes. Os moradores sofrem de várias doenças pulmonares devido ao pó liberado pela indústria, que contamina a atmosfera e acumula nas casas das pessoas.

No dia 23 de agosto haverá uma reunião entre moradores e autoridades para tratar do problema, que é grave. É inadmissível o descaso e a negligência da CSN com o meio ambiente e a saúde da população de Volta Redonda”.

O problema é antigo e a empresa pode reduzir a emissão, para isso, basta utilizar equipamentos modernos (o lado bom do progresso), mas a ânsia por lucro, intrínseca ao sistema capitalista, prefere adoecer as pessoas.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *