Nordeste discute Desenvolvimento da Agricultura Familiar

ctg_noticia_778161652_26072017102427FOTO: Arquivo pessoal
Depois de ter sido realizado no Sudeste, segue em Recife-PE até essa quinta-feira (27), o Seminário Regional de Desenvolvimento da Agricultura Familiar no Nordeste, com o objetivo de debater o conceito da agricultura familiar, que nasce a partir da decisão do Sistema CONTAG pela representação específica da Agricultura Familiar. Os Seminários Regionais fazem parte da estratégia do Movimento Sindical para aprofundar o tema e cumprir uma deliberação do 12º Congresso Nacional de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (12º CNTTR) que decidiu que o conceito da agricultura familiar a ser adotado pelo sistema CONTAG deve ser aprovado em um Conselho Deliberativo ampliado.ctg 1O debate da Regional Nordeste sobre o papel da Agricultura Familiar no desenvolvimento rural leva em consideração a discussão sobre ruralidades e a diversidade dos sujeitos políticos do campo, águas e das Florestas. “Aqui é um espaço de discutir a representação e representatividade a partir dos debates já acumulados anteriormente nos encontros, Plenárias, Congresso e Conselhos, com destaque para o enquadramento e conceito da Agricultura Familiar”, ressalta o presidente da CONTAG, Aristides Santos.ctg 2Aristides aproveitou para também destacar a representação do Nordeste no debate e a necessidade de harmonia que deverá ter todo o conjunto do Movimento Sindical em relação ao seu conceito de Agricultura Familiar.

“O Nordeste é a maior Região da CONTAG, com o maior número de delegados(as) no conselho ampliado. São 9 estados com dirigentes politicamente qualificados(as). Portanto, tem uma força importante na conceituação da Agricultura Familiar. Porém, neste debate específico, o Nordeste tem que olhar para o Brasil como um todo, como sempre olhou. Respeitando uma Política Nacional e não apenas Regional”, ressalta.

Além do conceito da agricultura familiar, o Seminário também promoverá um debate sobre a atual conjuntura política do Brasil, em destaque às implicações das reformas trabalhista e previdenciária sobre a vida da classe trabalhadora e as deliberações congressuais do 12º CNTTR, em especial para a paridade, cota de juventude e atualização do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS).ctg 3A partir de todo o caminho percorrido antes e durante os Seminários Regionais, o Movimento Sindical construirá entendimentos sobre qual o conceito de Agricultura Familiar que o Sistema CONTAG passará a dotar a partir da representação específica da categoria.

Vale ressaltar que todas as questões trazidas pelos grupos nos Seminários Regionais serão aprofundadas em um Seminário Nacional que deve reunir em Brasília-DF aproximadamente 350 dirigentes sindicais de todo o país.ctg 4No Nordeste participam do debate dez dos doze diretores(as) da CONTAG e cerca de 130 dirigentes sindicais dos 9 estados da região (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe).

No Seminário também estão sendo apresentados os desafios, diretrizes e ações do planejamento Estratégico da CONTAG na perspectiva de ser articulado com os planejamentos das Federações.

ELEIÇÃO DA COORDENAÇÃO REGIONAL

Aproveitando a presença dos dirigentes acontece também em Recife-PE o Encontro Regional para eleição da coordenação da Regional Nordeste (2017 a 2019).

FONTE: Comunicação CONTAG – Barack Fernandes

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *