Natal nas Comunidades do Olho D’água e Cerquinha

Por Oclides da Silveira 

zoi 38
A bebê Emelly interpretando o menino Jesus

Na noite de 24 de dezembro de 2017, a Comunidade do Olho D’água se reuniu como de costume, nesta data as famílias se juntaram primeiramente fez a celebração do Culto, sendo que na hora da homilia foi feito uma apresentação sobre o nascimento de Jesus com os garotos da própria comunidade que interpretaram os seguintes personagens: Gabriel – Velho Semeão, Aialas – São José, Fabíola – Maria Santíssima, Raquel – Santa Izabel, Vanessa – Profetiza Ana, Kawane – Anjo Gabriel, Elto, Natan e Ediones – os três Reis Magos.

zoi 11
Em fila indiana as pessoas passando com o prato e as mulheres no aparador improvisado iam servindo

Logo após o término do Culto, foi servido na cobertura anexa a Igreja, a Ceia Natalina partilhada pelos próprios membros da comunidade, mais de 100 pessoas comeram e ainda sobrou comida que daria para alimentar outro tanto. Muita fartura e diversidade numa alimentação natural feita a capricho por algumas famílias da comunidade.

O grande destaque do jantar ficou por conta do poder de criatividade das mulheres que prepararam a salada e a sobremesa fazendo lindos desenhos, uma verdadeira obra de arte com os próprios alimentos, entre os quais ilustramos com algumas fotos.

zoi 13
Terno de Santos Reis da Comunidade do Olho D’água

Em seguida foi a vez do Terno de Reis da própria comunidade entrar em ação, composto pelos membros Sr. Juvenal Pardinho, acompanhado por José de Moisés,  Dãozinho, Tony, Tonhão Pardinho, Tio Tó e a galera em geral que cantaram os Reis da Lapinha e de morador dentro da Igreja a frente do Presépio.

zoi 8
Na hora do “Senhor Deus”

Na sequencia foi rezado uma Ladainha que teve como guia as Sras. Dinalva, Fia de Titó e Zé de Moisés, que foi respondida por Tony Moises, Juvenal e Fabinho, Izabel de Gervásio, Zé de Juvenal, Sônia, Elpídio e Florência além dos demais que assistia a Ladainha.

zoi 7
Momento de confraternização, uns desejando feliz Natal aos outros

Por último foi a vez de cantar e dançar a frente do Presépio. Já atingia meia noite foi a vez de todos se cumprimentarem e desejar um ao outro feliz Natal.

Terno de Reis da Comunidade da Cerquinha

“Começamos ontem a folia dos Santo Reis cantando apenas nas residências que tem presépios armados na Comunidade da Cerquinha. As casa visitadas foram de Manoel, “Tota”, Luíza de Zé Conrado e Leonice”, afirmou o vereador Regis que é da própria Comunidade, inclusive faz parte do Terno de Reis local.

Fotos: JFC – Comunidade do Olho D’água

 

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *